Banca de DEFESA: EDNARDO LUIZ AMARANTE DOS SANTOS

DISCENTE: EDNARDO LUIZ AMARANTE DOS SANTOS
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Sala Virtual do Meet: https://meet.google.com/wzk-bjwd-viy
TÍTULO: PROPOSTA DE ENSINO DE ALGUNS CONCEITOS DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIADA POR UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Eletrodinâmica. Teoria Histórico-Cultural. Sequência de Ensino Investigativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este estudo tem como tema o ensino de alguns conceitos de Eletrodinâmica direcionado ao Ensino Médio com mediação de uma Sequência de Ensino Investigativa, tendo como base a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky nos seus aspectos mediação e interação social. Diante disso, centraliza-se esforço e empenho em busca de uma possível resposta ao problema deste estudo: Como uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), enquanto ferramenta mediadora, poderá contribuir na aprendizagem dos conteúdos de Eletrodinâmica? A respeito desta problemática, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa: Utilizar uma sequência de ensino investigativa, enquanto ferramenta mediadora, com o propósito de contribuir na apropriação e consequente aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica. Foram realizados 7 encontros formativos para a aplicação e desenvolvimento dos elementos (atividades) que compõem a SEI. No primeiro encontro foi aplicado um questionário de concepções alternativas para identificar os conhecimentos prévios dos alunos cooperadores sobre o tema, nos encontros seguintes foram aplicadas os outros elementos da sequência, como, o texto do episódio histórico da guerra das correntes entre Edison e Tesla, com finalidade de um primeiro contato entre os tipos de corrente contínua e alternada, uma atividade prática (experimento filmado) para os alunos observarem as alterações nos brilhos das lâmpadas e tentarem inferir possíveis explicações, um resumo explicativo abordando a teorização dos conteúdos trabalhados e um texto paradidático com uma narrativa de leitura leve abordando o cálculo do consumo de energia elétrica. Considerando os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural em seus aspectos mediação e interação social, o tipo de pesquisa adotada neste trabalho foi a qualitativa e explicativa. Os participantes da pesquisa foram alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Pio XII-MA, escola esta, com o nome de Centro de Ensino Jansen Veloso. Neste trabalho foram produzidos instrumentos com a preocupação da adequação aos objetivos da pesquisa, a saber, questionários para a captação de dados. Concomitantemente em todo o processo, foi utilizado a técnica de observação participante e, também, o registro de todos os eventos por meio de um diário de campo (anotações do pesquisador). E para a análise de dados, definimos para esta pesquisa, um conjunto de técnicas de análise fundamentada na Análise de conteúdo em Bardin.

Em linhas gerais, no tocante à aplicação e desenvolvimento das aulas com o uso da SEI, consideramos que, foi satisfatório as contribuições que este material proporcionou para uma melhor interação entre os alunos e alunos/professor, sobretudo, porque, favoreceu as discussões e permitiu frequentes feedbacks com relação às explicações das situações e fenômenos envolvendo a eletricidade, contribuindo para uma compreensão dos participantes que foi além dos conteúdos contemplados na SEI.

Presidente - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Externo ao Programa - 1446938 - FRANCISCO WELINGTON DE SOUSA LIMA
Interno - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO