Banca de DEFESA: SANDRO ALVARENGA PORTELA

DISCENTE: SANDRO ALVARENGA PORTELA
DATA: 05/08/2022
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/ksi-imso-oah
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI) COMO ESTRATÉGIA NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DA ONDULATÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Ondulatória. Sequência Didática Interativa. Aprendizagem Significativa
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática Interativa (SDI) como estratégia na mediação da aprendizagem significativa dos conceitos da ondulatória ”. Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a aplicação da Sequência Didática Interativa no ensino da Ondulatória poderá mediar o processo ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio? Partimos do pressuposto que a aplicação da Sequência Didática no estudo da Ondulatória constitui ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem dos alunos proporcionando, além da apreensão do conhecimento, motivação, interação entre os mesmos, além da criatividade, com possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse processo, seres críticos e ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter uma aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, utilizar a Sequência Didática Interativa para mediar o processo de ensino e aprendizagem no conceito de Ondulatória a alunos da 2a série do Ensino Médio e, como objetivos específicos 1) Identificar as dificuldades vivenciadas pelos discentes acerca dos conceitos da Ondulatória; 2) Produzir e aplicar a Sequência Didática Interativa na apreensão de conceitos de Ondulatória, considerando a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 3) Avaliar as contribuições do uso da Sequência Didática Interativa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio quanto aos conceitos de Ondulatória; 4) Correlacionar o estudo da Ondulatória com a Teoria da Aprendizagem Significativa sob a perspectiva de Ausubel (2003); 5) Desenvolver situações- problemas que despertem a curiosidade, motivação e interação entre os alunos na busca por soluções relacionadas ao conceito de Ondulatória. Para o embasamento teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL,1980), Zabala (1998), Brosseau (2008) que abordam conceitos em Sequência Didática; Resnick (2009) e Feynman (2008) trazem os conceitos de Ondulatória, além de outros teóricos. No percurso teórico-metodológico fize mos uso da pesquisa de campo do tipo exploratória de natureza qualitativa (ERICKSON, 1986) com alunos do segundo ano do Ensino Médio do Centro de Ensino João Lisboa. Ainda, utiliza mos a Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1985) por esta ser uma pesquisa social com base empírica, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário semiestruturado inicial (com questões abertas) para diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades de aprendizagem dos alunos acerca da Ondulatória; a observação participante e um questionár io semiestruturado final (com questões fechadas) para avaliação da metodologia pelos alunos. A análise e a discussão dos dados foram realizadas a partir dos aportes teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007; 2011; 2016). Os resultados da pesquisa apontaram que a utilização da Sequência Didática Interativa (SDI) contribuiu para despertar o interesse, a motivação, a imaginação, a leitura, a escrita, a interação entre eles e evidências da aprendizagem significativa do alunado.

Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Externo ao Programa - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Presidente - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES