Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA LIMA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA LIMA RAMOS
DATA: 28/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM HIPERTENSÃO E/OU DIABETES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM ARAIOSES-MA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação dos Serviços de Saúde. Diabetes mellitus. Hipertensão Arterial Sistêmica. Estratégia Saúde da Família.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

As doenças crônicas, em particular a hipertensão e o diabetes, requerem monitoramento e ações que possam contribuir com o manejo adequado dessas patologias, as quais grande desafio do século XXI, pois representam uma grande sobrecarga no sistema de saúde. Nesse sentido, trata-se de estudo avaliativo, tipo normativo, com abordagem quantitativa, que tem como objetivo geral avaliar a assistência às pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus tipo 2, na estratégia saúde da família do município de Araioses, Maranhão. O estudo foi realizado a partir de 190 prontuários de usuários com HAS e/ou DM e com 51 profissionais da equipe de saúde, abrangendo enfermeiros, médicos, auxiliares ou técnicos de enfermagem. A operacionalização dos objetivos propostos ocorreu a partir da utilização de seis instrumentos já validados adaptados à realidade do local do estudo com vista a obter dados relacionados aos componentes estrutura e processo. A pesquisa foi realizada de acordo com a Resolução nº 466/12, sendo submetido à avaliação da Coordenação da Atenção Básica de Araioses e encaminhado para a apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sendo aprovado sob parecer n.º 2.344.652/2017. Foi identificada diferença estatisticamente significativa entre as distribuições dos níveis de qualidade da assistência nos subcomponentes de avaliação da estrutura, sendo os níveis para recursos materiais e humanos são muito superiores aos demais. Quanto ao componente processo, a média do nível de qualidade do atendimento realizado por enfermeiros foi maior do que as demais categoriais. Evidenciou-se que o nível de qualidade da assistência total foi considerado como moderado em 88,2% das UBS, Assim, esse estudo pode contribuir para a mudança da realidade encontrada, impactando diretamente na dimensão ‘resultado’, a partir da avaliação periódica das condições de saúde dos usuários atendidos, bem como da satisfação dos usuários relacionada à assistência. Para isso, faz-se necessário o compartilhamento desses resultados com os profissionais e gestores municipais, a fim de dar visibilidade e promover reflexão sobre a situação encontrada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1735254 - ANA LARISSA GOMES MACHADO
Presidente - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo à Instituição - Ana Maria Parente Garcia Alencar - URCA
Interno - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 27/12/2018 08:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 19:00