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Banca de DEFESA: FERNANDA MOURA BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MOURA BORGES
DATA: 11/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do Campus Senador Helvidio Nunes de Barros
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO ENTRE LETRAMENTO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM HIPERTENSOS
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização em saúde. Hipertensão Arterial. Qualidade de vida. Saúde do adulto.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Introdução: A hipertensão arterial pode ser um fator influenciador da qualidade de vida, principalmente quando associado a uma inadequada capacidade de compreensão e utilização das informações em saúde recebidas de profissionais de saúde ou de outras fontes. Objetivo: Analisar a associação entre o letramento em saúde e a qualidade de vida de indivíduos com hipertensão. Métodos: Trata-se de um estudo analítico transversal com abordagem quantitativa, realizado no município de Picos – PI, com 251 hipertensos das 25 unidades de atenção primária à saúde da zona urbana. Foram incluídos os indivíduos com diagnóstico médico de Hipertensão Arterial, adultos (entre 18 e 59 anos), com escolaridade maior ou igual a um ano ou educação informal e capaz de ler a frase ― Feche os olhos‖ do Mini exame do estado mental. Foram excluídos aqueles que não apresentaram condições de responder aos instrumentos por apresentar algum déficit visual. A coleta de dados aconteceu de janeiro a junho de 2019, em uma sala reservada da unidade de saúde ou no domicílio do entrevistado, por meio do questionário sobre os dados sociodemográficos e clínicos e dos instrumentos validados: Test of Funcional Literacy in Adults para avaliação do letramento e o MiniCuestionario de Calidad Vida em Hipertensión Arterial para avaliação da qualidade de vida. Os dados foram tabulados por meio do SPSS, versão 20.0. Foi adotado p<0,05 e para normalidade utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov. Para análises estatísticas foram utilizados o teste de associação Qui quadrado ou o teste exato de Fisher. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, conforme parecer nº 3.062.507, de 06 de dezembro de 2018. Resultados: O nível de letramento mostrou-se inadequado para 72,5% dos participantes e a média de pontuação da compreensão leitora (26,2±20,1) foi maior do que a relacionada à capacidade de numeramento (17,6±7,4). Quanto à caracterização das dimensões da qualidade de vida, obteve-se média de 6,6 para o estado mental e 2,9 para as manifestações somáticas. Houve associação entre o nível de letramento e as variáveis: faixa etária (p<0,001), escolaridade (p<0,001), tipo de escola (p<0,001), ocupação (p=0,04), classe econômica (p=0,004) e medicamentos em uso (p=0,003). A classificação da qualidade de vida foi associada às variáveis renda (p=0,028) e prática de atividade física (p<0,001), e não houve diferença entre a classificação da qualidade de vida e o nível de letramento (p=0,529). Conclusão: O estudo demonstrou a predominância do inadequado letramento em saúde e sua associação significativa a maiores faixas etária, menor nível de escolaridade, baixa classe econômica e a associação entre classes medicamentosas e ainda, que sua influência nas dimensões da qualidade de vida não foi significativa. Sugere-se a necessidade de aumentar a compreensão sobre questões do letramento de pessoas com hipertensão, através das práticas educativas e ações promotoras da saúde que estimulem o autocuidado e melhorem a qualidade de vida. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Interno - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 1735254 - ANA LARISSA GOMES MACHADO
Externo à Instituição - GERDANE CELENE NUNES CARVALHO - UESPI
Externo à Instituição - MARILIA BRAGA MARQUES - UFC
Notícia cadastrada em: 15/01/2020 10:37
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