Banca de DEFESA: LARYZA SAMPAIO DE OLIVEIRA

DISCENTE: LARYZA SAMPAIO DE OLIVEIRA
DATA: 24/08/2021
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO: ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO DE ALIMENTOS CARIOGÊNICOS POR PRÉ-ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Pré-escolares; Obesidade; Consumo alimentar; Cariogênicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O difundido uso de alimentos cariogênicos pode ter repercussão no estado nutricional de crianças e ter impacto negativo na sua saúde geral. OBJETIVO: Investigar a existência de correlação do estado nutricional de pré-escolares da rede pública e privada com seu consumo de alimentos cariogênicos. METODOLOGIA: Estudo descritivo, analítico e transversal com amostra representativa de pré-escolares de escolas públicas do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEIS) e uma escola da rede privada. O estado nutricional foi avaliado pelo IMC/Idade. As variáveis independentes estudadas foram: sexo, idade, instituição de ensino, escolaridade materna, renda familiar mensal, estado nutricional. As variáveis categóricas foram apresentadas em porcentagens, aplicou-se o Bartlett's test, t de Student, 2 (qui-quadrado) e Correlação de Pearson. RESULTADOS: Foram avaliadas 2.016 crianças, com idade média de 3,6 anos, com predomínio do sexo feminino na escola privada (51,1%) e masculino na escola pública (51,7%). A média de peso foi igual na média geral (18,1 Kg), em ambos o sexo nas diferentes escolas. A altura, na instituição privada a média geral de 0,84 cm e 0,80cm da escola pública. A escolaridade materna referente à Escola Pública, foi prevalente o ensino fundamental e médio, 45,2% e 51%, e na Escola Privada, 100% das mães possuíam ensino superior. A porcentagem de eutróficos foi 67,7%. Com relação ao excesso de peso, 19,8% eram alunos da escola pública e 15,8% da escola privada. A obesidade foi maior (16,5%) na instituição privada, nos pré-escolares da escola pública, 12,5%. Verificou–se forte correlação entre o excesso de peso e obesidade, r2 = 0,7 a 0,9 (p < 0,005), em detrimento do consumo de alimentos cariogênicos: achocolatados, biscoitos doces, chocolates e sorvetes e doces. CONCLUSÃO: Foi prevalente a eutrofia nos pré-escolares pesquisados (67,7%), ainda que tenha sido observado moderada prevalência de excesso de peso e obesidade. O consumo de alimentos cariogêncios foi considerado de moderado a alto, correlacionando-se portanto, com o estado nutricional alterado.
Interno - 1943482 - CARLOS EDUARDO BATISTA DE LIMA
Externo ao Programa - 3375434 - MANOEL DIAS DE SOUZA FILHO
Externo ao Programa - 1167674 - RAIMUNDO ROSENDO PRADO JUNIOR
Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO