• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS DE MELO SOUSA

DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS DE MELO SOUSA
DATA: 18/11/2021
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS AO POLICONSUMO DE ÁLCOOL, TABACO E DROGAS ILÍCITAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Estudante. Saúde do adolescente. Drogas ilícitas. Fatores de risco.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: O policonsumo de drogas é definido como o consumo de duas ou mais substâncias psicoativas em um determinado período de tempo e associa-se a uma variedade de consequências psicológicas, sociais e de saúde. Objetivo: Analisar os fatores associados ao policonsumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas em adolescentes escolares participantes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Métodos: Estudo de corte transversal utilizando dados da Amostra 2 da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar realizada em 2015, sendo incluídos 4.914 escolares de 13 a 17 anosA variável dependente foi o policonsumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas nos 30 dias anteriores à realização da pesquisa. As variáveis independentes foram incluídas em um modelo hierárquico de análise dividido em três níveis de determinantes, no nível distal incluiu-se as variáveis do bloco 1 referentes às características sociodemográficas; no nível intermediário, as variáveis do bloco 2 relacionadas ao contexto familiar e; no nível proximal, foram incluídas as variáveis do bloco 3 referentes às situações estressoras e aspectos comportamentais. Todas as variáveis com significância estatística de p-valor<0,20 na análise bivariada obtidas pelo Qui-quadrado de Wald foram incluídas no modelo multivariado. Foi utilizada a razão de prevalência como medida de efeito obtida pela regressão de Poisson múltipla e realizada de acordo com o modelo hierarquizado estruturado em blocos. Partiu-se de um modelo que incluiu todas as variáveis do mesmo bloco, sendo retiradas as variáveis com valor de p maior que 0,05 através do método backward elimination, obtendo-se ao final, três modelos de regressão, nos quais as razões de prevalência foram ajustadas pelas variáveis do mesmo nível ou superiores. Em todas as análises considerou-se o efeito do desenho amostral para amostras complexas, utilizando-se pesos amostrais calculados no módulo “Análise Amostras Complexas” do software SPSS. Este estudo utilizou banco de dados secundários disponibilizado publicamente, portanto não houve necessidade de apreciação em comitê de ética local. Resultados: No modelo 1, mantiveram-se associadas ao policonsumo as variáveis exercer trabalho (RP = 2,15; IC95%1,72 – 2,68), morar nas regiões Sul (RP = 1,65; IC95%1,15 – 2,38) e Sudeste (RP = 1,56; IC95%1,09 – 2,23) e ser filho de mães com ensino médio foi considerado protetivo (RP = 0,68; IC95%0,51 – 0,89). No modelo 2, as variáveis faltar aulas sem permissão dos pais (RP = 1,84; IC95%1,47 – 2,29), pais não saberem o que os filhos fazem no tempo livre (RP = 1, 75; IC95%1,41 – 2,18), ser filho de fumantes (RP = 1,64; IC95%1,31 – 2,07) e possuir histórico de agressão física intrafamiliar (RP = 1,46; IC95%1,13 – 1,89) mantiveram-se associadas ao policonsumo. No modelo 3, as maiores associações com a ocorrência do policonsumo foram observadas em escolares cujos amigos usam drogas (RP = 28,29; IC95%11,72 – 68,29) e em adolescentes que sofreram relação sexual forçada (RP = 1,61; IC95%1,27 – 2,04)Conclusão: O policonsumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas associou-se à fatores sociodemográficos, familiares, comportamentais e eventos estressantes, fatores que devem ser considerados no planejamento de estratégias de prevenção voltadas para adolescentes.

Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo à Instituição - ANGÉLICA MARTINS DE SOUZA GONÇALVES - UFSCAR
Externo ao Programa - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Presidente - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA