Banca de DEFESA: JULIANA DAYSE DE CARVALHO SILVA

DISCENTE: JULIANA DAYSE DE CARVALHO SILVA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO: PRESSÃO ARTERIAL, CONSUMO DE NUTRIENTES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Estado nutricional. Nutrientes. Ingestão de alimentos. Hipertensão.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: Os hábitos de vida adquiridos na adolescência estão diretamente ligados a uma vida saudável na idade adulta. Nesse período, assim como nos demais, o consumo de nutrientes e estado nutricional inadequados podem influenciar no aparecimento da hipertensão arterial. Por isso, é de suma importância identificar a presença e associação de fatores de risco nessa população. Objetivo: Avaliar a relação do consumo de nutrientes, estado nutricional e a pressão arterial em adolescentes. Método: Estudo secundário, transversal e analítico com 665 adolescentes de escolas públicas e privadas em Teresina, Piauí, em 2016, selecionados por meio de amostragem probabilística estratificada proporcional. O estudo foi realizado a partir do banco de dados do subprojeto temático do Programa de Pós Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí – UFPI, intitulado: “Saúde na Escola: diagnóstico situacional no ensino médio”. Foi utilizado questionário estruturado para coleta de dados sociodemográficos e Recordatório 24h para análise do consumo alimentar. Realizaram-se medições para a avaliação do perfil antropométrico e dos níveis pressóricos dos adolescentes. Analisaram-se os dados aplicando-se os testes do ꭕ2 (qui quadrado), t de Student e correlação de Pearson. Resultados: Os participantes do estudo foram em sua maioria do sexo feminino (56,7%), com média de idade de 15,8 anos. Foi observado que 23,9% dos adolescentes estavam com excesso de peso e obesidade. A prevalência de hipertensão arterial foi de 12,6%. Entre os adolescentes com pressão alta, 39,4% tinham excesso de peso e 27,3% obesidade. Na análise dos nutrientes e pressão alta, houve forte correlação (0,82) com o consumo de sódio e moderada com o consumo de carboidratos (0,59). Conclusão: A pressão arterial apresentou correlação com o consumo alimentar e estado nutricional dos adolescentes.

Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Interno - 662.467.844-53 - ALBERTO PEREIRA MADEIRO - UESPI
Interno - 2058744 - CÁSSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Externo à Instituição - AMANDA DE CASTRO AMORIM - FACID