Notícias

Banca de DEFESA: STENIO DE SOUSA COELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STENIO DE SOUSA COELHO
DATA: 11/12/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório da Engenharia de Materiais - Centro de Tecnologia
TÍTULO: APLICAÇÃO DE CONTROLADORES PID MULTIVARIÁVEIS EM SISTEMAS COM ACOPLAMENTO ENTRE AS MALHAS
PALAVRAS-CHAVES: Controlador PID, método sequencial, IMC multivariável, sistemas, multivariáveis, desacoplamento de malhas.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Neste trabalho foram comparados dois conceitos de desenvolvimento de controladores PID aplicáveis para grande número de processos industriais com interação entre malhas: o método de sintonia de controladores PID sequencial e o método IMC multivariável. Apesar de os precursores de ambas as técnicas serem bastante difundidas no ambiente industrial para controle de sistemas do tipo SISO, tais métodos de controle monovariáveis não são capazes de atuar com eficiência em processos do tipo MIMO. Portanto, o desenvolvimento de uma matriz de desacoplamento e sua adição ao sistema mutivariável faz-se necessária para o controle de processos com acoplamento entre as malhas a partir de estruturas de controle monovariáveis, atuando de modo a minimizar (ou até mesmo eliminar) a interação proporcionada pelos elementos de fora da diagonal principal da matriz de transferência do processo. A eficácia das técnicas de controle e desacoplamento de sistemas multivariáveis apresentadas neste trabalho foi avaliada em dois processos, sendo um deles simulado (coluna de destilação de Wood e Berry) e o outro uma planta real de tanques acoplados com forte interação entre as malhas. Foram calculadas as matrizes de desacoplamento simplificado para os sistemas, comparando-se as respostas dos processos frente às ações dos controladores sintonizados pelos métodos sequencial, IMC multivariável, método de Aström e IMC monovariável.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BISMARK CLAURE TORRICO - UFC
Interno - 1644191 - JOSE MEDEIROS DE ARAUJO JUNIOR
Interno - 1544138 - LUIS GUSTAVO MOTA SOUZA
Presidente - 289819 - OTACILIO DA MOTA ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 07/12/2018 17:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 07:44