Notícias

Banca de DEFESA: LUIS HENRIQUE PEREIRA VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS HENRIQUE PEREIRA VASCONCELOS
DATA: 24/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: google Meet
TÍTULO: ALGORITMO HÍBRIDO DE OTIMIZAÇÃO APLICADO A PROTEÇÃO ADAPTATIVA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO COM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.
PALAVRAS-CHAVES: Otimização. Proteção Adaptativa. Fuzzy. Algoritmo Genético. Geração Distribuída. Coordenação. Relés de proteção.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

O setor elétrico atual tem contado cada vez mais com a conexão de novas unidades de Geração Distribuída para
suprir a demanda por eletricidade dos consumidores. Tal fato é ocasionado pela maior conscientização da sociedade e pelos incentivos dos governos para o uso de fontes de energias renováveis capazes de minimizar os impactos ambientais, além das diversas vantagens técnicas e econômicas que esta topologia proporciona. No entanto, a elevada penetração de novas fontes de energia pode ocasionar muitos impactos negativos aos sistemas elétricos, como alterações dos níveis de corrente de carga e de curto-circuito, afetando a coordenação dos esquemas de proteção anteriormente configurados para uma topologia radial. A modernização no setor elétrico e o consequente avanço tecnológico dos relés de proteção nos últimos anos têm possibilitado aplicações de técnicas de Proteção Adaptativa capazes de automatizar as mudanças nos ajustes dos dispositivos de proteção de acordo com a dinâmica da rede, conforme os perfis de geração e carga, melhorando a segurança e a confiabilidade nos serviços de fornecimento de energia. Neste sentido, este trabalho propõe um método de Proteção Adaptativa que utiliza um algoritmo híbrido de otimização para realizar a coordenação de relés de sobrecorrente em sistemas de distribuição com geração distribuída de forma automática. O algoritmo é baseado na associação de duas técnicas de inteligência computacional: a Lógica Fuzzy, responsável pelo controle das correntes de ajuste; e o Algoritmo Genético, que realiza a otimização dos diais de tempo e das curvas de atuação dos relés. Para validação da técnica proposta, realizou-se dois estudos de casos em sistemas de distribuição com a inserção da unidade de geração distribuída, comparando-se as respostas obtidas pelo método proposto com outros dois métodos de proteção adaptativa conhecidos na literatura. O software utilizado para modelagem e simulação dos sistemas de distribuição foi o ATP e o software utilizado para a implementação dos algoritmos de otimização foi o MATLAB. Com a aplicação do algoritmo proposto foi possível obter melhores soluções para a maioria dos cenários dos estudos de casos, melhorando a sensibilidade da proteção e reduzindo os tempos de atuação dos relés sem que os critérios de seletividade sejam desrespeitados, possibilitando maior confiabilidade e velocidade para o esquema de proteção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1789334 - ARYFRANCE ROCHA ALMEIDA
Interno - 1983254 - BARTOLOMEU FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - SHIGEAKI LEITE DE LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 09/05/2021 12:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 21:19