Banca de DEFESA: HELENILDA NUNES SOARES DE BRITO

DISCENTE: HELENILDA NUNES SOARES DE BRITO
DATA: 25/09/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Comunicação Social - CCE/UFPI - Campus Min. Petrônio Portella.
TÍTULO: DESCRIÇÃO, PROCESSOS E ANÁLISES DE UMA INCUBADORA DO AGRONEGÓCIO INSTALADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: O CASO INEAGRO/UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo; Incubadora; Universidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Esta pesquisa trata do estudo de caso sobre uma incubadora universitária de empresas do agronegócio: Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense – INEAGRO, instalada na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Considerando o contexto de implantação, manutenção e estruturação do mecanismo, que foi instalado em 2003 com proposta de ser um parque tecnológico embrionário. São abordadas as temáticas do empreendedorismo e do mecanismo gerador de negócios inovadores com foco descritivo e exploratório, seus processos de incubação e análises, inclusive sob o aspecto da transferência de conhecimento Universidade/Empresa, do desenvolvimento local. Tendo por base a metodologia de estudo de caso único, intrínseco; a pesquisa qualitativa realizou coleta de dados de múltiplas fontes. O estudo indica que a incubadora de empresas do agronegócio piauiense é a única em atuação no Estado e que permanece com atuação embrionária, apesar de seu projeto inicial ser de embrião de parque tecnológico. Ainda assim, constatam-se resultados com atividade de 2004 a 2017, geração de ocupações diretas, treinamentos e envolvimento da Tríplice Hélice (Governo / Universidade / Mercado) em processo de transferência de tecnologia da Universidade para a sociedade. O que ratifica que iniciativas empreendedoras e mecanismos de geração de negócios são promotores de desenvolvimento econômico independente da região onde estão localizados.

Interno - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Presidente - 1282464 - EVELYN SELIGMANN FEITOSA
Externo ao Programa - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Notícia cadastrada em: 12/09/2018 12:16