Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA ELISABETH DE SOUSA MARTINS FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA ELISABETH DE SOUSA MARTINS FREITAS
DATA: 13/06/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Curso de Medicina
TÍTULO: VULNERABILIDADE SOCIAL E FATORES RELACIONADOS À GRAVIDEZ NA ADOLESSCÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Pública. Vulnerabilidade em Saúde. Gravidez na Adolescência
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Esse estudo objetiva avaliar a vulnerabilidade social e os fatores relacionados à gravidez na adolescência comparativamente a adolescentes nulíparas e adolescentes após a primeira gestação; e mais especificamente, caracterizar as adolescentes quanto aos aspectos sociodemográficos, econômicos, estilo de vida, saúde sexual e reprodutiva; identificar o nível de capital social das adolescentes e as memórias do comportamento de criação dos pais e suas dimensões; escrever a vulnerabilidade social no contexto da adolescente nulípara, da gestante e da adolescente após a primeira gestação e relacionar a vulnerabilidade social da adolescente e as características sociodemográficas, econômicas, estilo de vida, saúde sexual e reprodutiva, capital social e educação familiar das adolescentes nos diferentes contextos. Tratar-se-á de um estudo transversal controlado (do inglês: controlled cross-sectional design) e analítico que será realizado em unidades básicas de saúde localizadas na zona norte do município de Teresina (PI), no período de setembro a dezembro de 2018. A população do estudo será constituída por mulheres adolescentes em área de abrangência da Estratégia Saúde da Família, compreendendo 459 adolescentes. Comporão a amostra aquelas que atenderem aos seguintes critérios de inclusão: ter idade de 10 a 19 anos, atendendo à faixa etária recomendada para preenchimento dos instrumentos de medida, estar regularmente cadastrada e ser acompanhada por equipe de unidade de saúde da zona norte do município. Será critério de exclusão apresentar incapacidade de comunicação verbal, deficiência auditiva ou alguma incapacidade. Serão formadas três listas: (1) das adolescentes gestantes, em acompanhamento pré-natal nas unidades; (2) das adolescentes que engravidaram no último ano; e (3) das adolescentes que nunca engravidaram e realizam acompanhamento nas unidades de saúde. Para a coleta de dados, será utilizado um formulário de caracterização das adolescentes, contendo variáveis sociodemográficas (idade, estado civil, ocupação, escolaridade, tipo de escola em que estuda ou estudou, número de membros da família, formação educacional da mãe e do pai), econômicas (estrato socioeconômico), estilo de vida (hábitos tabagistas e etilistas) e saúde sexual e reprodutiva (idade da primeira relação sexual, uso do preservativo na primeira relação sexual e nas demais, relação sexual nos últimos 12 meses, paridade, pré-natal, tempo de gestação, tipo de parto, peso ao nascer e óbito infantil). Serão utilizados ainda os instrumentos de medida: Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT); Questionnaire for the Measurement of Social Capital (SC-IQ) from the World Bank - short version; Parental Bonding Instrument (PBI); e Social Vulnerability Index (SVI). Para a análise inferencial, será realizado o teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade dos dados e aplicação de testes comparativos (Teste t de Student e ANOVA ou correspondentes não paramétricos) e correlacionais (Teste de correlação de Pearson ou Sperman). Para as variáveis qualitativas, será utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson. Para as associações significativas, serão calculadas medidas de efeito, como a razão de prevalência. Espera-se explorar fatores que podem contribuir para aumentar a vulnerabilidade social da adolescente e ocorrência da gravidez, estabelecendo um comparativo dessas variáveis às circunstâncias da adolescente não gestante, gestante e após a primeira gestação.

Externo ao Programa - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Interno - 2140658 - FRANCISCO JANDER DE SOUSA NOGUEIRA
Interno - 423005 - JOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
Presidente - 423298 - MARIZE MELO DOS SANTOS