Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA AMABILE GABRIELLE RODRIGUES LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA AMABILE GABRIELLE RODRIGUES LEITE
DATA: 08/06/2018
LOCAL: Sala do PSIQUED
TÍTULO: Representações Sociais da Robótica Educacional: estudo comparativo entre professores de escolas da rede de ensino privada
PALAVRAS-CHAVES: Representações sociais; Robótica educacional; Professores; Ensino Privado.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

A integração das novas tecnologias no contexto educacional surge como uma proposta de complemento ao processo de ensino e aprendizagem no atual contexto tecnológico em que se encontra a educação brasileira. De acordo com o Guia de Tecnologias Educacionais, desenvolvido pelo MEC, surge no contexto educacional à inserção de robótica como uma ferramenta para o ensino, diante disso, torna-se preciso atentar para as representações que os professores, indivíduos inseridos em sala de aula e em sociedade, possuem dessa ferramenta educacional, sejam os que a utilizam em seu contexto, e os que não a utilizam. Desta forma, essa dissertação objetiva analisar e comparar as representações sociais da robótica educacional entre os professores de duas escolas da rede de ensino privada, que possui a robótica educacional e outra escola que não a possui a robótica educacional em seu contexto escolar. Para respaldar teórico-metodologicamente este estudo, utilizou-se o referencial da Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici em 1961. Participaram da pesquisa 40 professores da rede de ensino privada da cidade de Parnaíba, 20 que possuem a robótica educacional em seu contexto e 20 que não possuem a robótica. Para o levantamento de dados, utilizou-se o teste de associação livre de palavras com a palavra, entrevista semiestrutura e o questionário sociodemográfico contendo perguntas sobre as informações, conteúdos e os meios de comunicação aos quais os participantes obtiveram acesso à robótica educacional. Para realização da análise de dados, utilizou-se a análise de redes semânticas e análise de conteúdo temática de Bardin. A estrutura desta dissertação se organiza em torno de três estudos, onde dois encontram-se em andamento. Com relação ao primeiro estudo concluído, que investigou as representações sociais dos professores sobre a robótica educacional, obteve-se como resultados que as representações do grupo que possui a robótica em seu contexto escolar possuíam uma visão mais voltada para o saber prático possibilitada por essa ferramenta, e o grupo que não possui a robótica em seu contexto possui uma visão mais popularizada da aplicação da robótica no cenário educacional, representando-a em sua maioria, como uma ciência. Quanto à análise dos dados das entrevistas semiestruturadas, obteve-se a categoria temática robótica educacional que resultou em quatro subcategorias, a saber, elas: a robótica educacional como ferramenta metodológica aliada a pratica escolar, a robótica educacional como possibilitadora de aprendizagem, a robótica educacional como novidade e a robótica educacional como realidade distante/ pouco conhecida. Diante dos resultados obtidos neste primeiro estudo, espera-se que estes possam contribuir para a ampliação do olhar através das falas dessa ferramenta no contexto escolar conectado ao contexto social e mundial em que se situa o cenário educacional, tendo em vista que as representações atribuídas à ferramenta possuem um caráter colaborativo tanto para a prática do docente quanto para ampliar as possibilidades de ensino. Além de sua contribuição de forma parcimoniosa para a inserção dessa ferramenta, tida como uma novidade, no contexto brasileiro pelo viés das representações sociais desta, pelos professores, uma vez que os professores, de ambos os grupos, representam a robótica como uma ferramenta de aplicação metodológica para o ensino.

Externo à Instituição - LUCIANA MARIA MAIA VIANA - UNIFOR
Presidente - 1551072 - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 21/05/2018 11:18