Banca de DEFESA: THAISA DA SILVA FONSECA

DISCENTE: THAISA DA SILVA FONSECA
DATA: 22/09/2018
LOCAL: Sala do PSIQUED
TÍTULO: O psicólogo escolar na educação profissional e tecnológica: práticas, desafios e perspectivas
PALAVRAS-CHAVES: Atuação do psicólogo. Psicologia Escolar e Educacional. Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

Esse estudo objetivou analisar as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares e educacionais nos IFPIs. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural e o estudo foi delineado em duas fases: 1) Correspondeu à caracterização do contexto de trabalho e à identificação do perfil dos psicólogos que atuavam nos IFPIs, sendo que 15 psicólogos responderam ao roteiro de caracterização institucional e ao questionário de dados sócio demográfico e profissionais, permitindo conhecer os psicólogos que atuavam na área da PEE, selecionados como participantes da próxima fase; 2) Representou a revelação da concepção de PEE entre os psicólogos atuantes nessa área junto aos IFPIs e à apresentação das práticas que eles desenvolviam, sendo que 10 psicólogos escolares foram entrevistados. A análise dos dados procedeu-se na realização de descrição empírica e teórica, no estabelecimento de unidades de análise e no retorno à realidade dos dados para explicá-los. Na primeira fase, os resultados indicaram que: os Campi locais de pesquisa abrangeram as quatro mesorregiões piauienses; os psicólogos escolares eram predominantemente mulheres, piauienses, casadas e de faixa-etária jovem, em meio que se percebeu um protagonismo da PEE enquanto área de atuação nos IFPIs. Na segunda fase, da qual participaram apenas os psicólogos escolares, averiguou-se que: havia uma variedade de concepções de PEE; as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares abrangeram ações com foco individual e coletivo junto aos variados atores sociais da instituição e diante dos diversos níveis e/ou modalidades educacionais; coexistiam formas de atuação tradicionais e emergentes, um pleno movimento de transformação das práticas desenvolvidas, superando o modelo clínico-terapêutico e alcançando um modelo de atuação institucional, com evidentes indícios de criticidade em PEE. Espera-se que os resultados contribuam para subsidiar reflexões sobre as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares nos IFPIs, principalmente com um olhar de potência frente às ações contextualizadas construídas nesse recente lócus de práticas profissionais.

Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - HERCULANO RICARDO CAMPOS - UFRN
Interno - 2441003 - RAQUEL PEREIRA BELO
Notícia cadastrada em: 11/09/2018 12:06