• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA FERREIRA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA FERREIRA MOURA
DATA: 28/11/2019
HORA: 10:05
LOCAL: Sala de Aula do Mestrado
TÍTULO: Elaboração e evidências de validade e precisão da Escala FoMO-Work
PALAVRAS-CHAVES: FoMO; Trabalho; Organizações; Escala; Correlatos.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Fear of Missing Out - FoMO consiste na apreensão de que outras pessoas podem estar tendo experiências satisfatórias, em que você está ausente, culminando no desejo de permanecer conectado continuamente com o que outras pessoas estão fazendo. Desta forma, este constructo vem sendo abordado por pesquisadores em associação ao uso de mídias sociais. No que diz respeito a sua operacionalização, existem algumas medidas para tal fenômeno, no entanto, no Brasil, nenhuma até o momento foi desenvolvida ou adaptada, ademais, não há indícios de um instrumento de medida direcionado para o contexto organizacional. Com isso, este trabalho busca contribuir cobrir esta lacuna, tendo em vista que o objetivo principal é a elaboração da Escala FoMO-Work, buscando conhecer evidências de sua validade e precisão. Para tanto, foram projetados três estudos independentes: No Estudo 1 a ênfase é psicométrica, tendo como objetivo a elaboração e verificação de evidências de validade e precisão da Escala FoMO-Work, com uma amostra de 250 colaboradores de empresas e instituições do Estado do Piauí, que responderão a versão preliminar da referida escala e um questionário sociodemográfico, além da Escala de Ansiedade de Hamilton – HAM-A e a Escala de Arrependimento – AE, com o intuito de serem validadas. Os dados serão analisados através dos softwares IRAMUTEQ, SPSS e Factor 10.2. No Estudo 2 pretende-se realizar a comprovação da estrutura fatorial da FoMO-Work, além de aferir os parâmetros individuais dos itens através da TRI. Na oportunidade estima-se contar com 250 colaboradores de organizações públicas e privadas, os procedimentos serão semelhantes aos adotados no estudo anterior, o Software R – 3.6.1 e pacotes Lavaan e Mirt serão tidos em conta para as análises de dados. Já no Estudo 3, o cerne será correlacional, e objetiva explorar os correlatos do FoMO organizacional, para tanto contar-se-á com uma amostra de 300 colaboradores de empresas privadas e públicas. Além da Escala FoMO-Work, serão aplicados o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade, Escala de Ansiedade de Hamilton, Questionário de Ansiedade Social para Adultos, Escala de Arrependimento, Questionário dos Valores Básicos, além do Questionário Sociodemográfico. As análises serão realizadas com o auxílio do SPSS e do Software R – 3.6.1. Estima-se que ao executar o projeto proposto, conte-se com uma medida abrangente, que possa ser utilizada para pesquisas futuras sobre as diversas formas de manifestações do FoMO no contexto do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - LUANA ELAYNE CUNHA DE SOUZA - UNIFOR
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 13/11/2019 13:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 24/04/2024 22:25