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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA
DATA: 28/11/2019
HORA: 16:30
LOCAL: Sala de Aula do Mestrado
TÍTULO: Violência nas escolas públicas do Piauí: análise psicossocial
PALAVRAS-CHAVES: Violência escolar; Escolas públicas; Piauí; Análise psicossocial.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

As discussões acerca da violência nas escolas têm se ampliado ao longo dos tempos, tal fenômeno necessita uma maior contextualização dos acontecimentos em torno dos campos sociais, para compreender como ela é produzida e reproduzida dentro do espaço educacional. Entende-se por violência escolar como uma manifestação histórico-social que age de forma multifacetada, nela estão associadas às atitudes praticadas pelos membros pertencentes ao meio escolar (docente, discente, servidores, comunidade). Dentre tais ações, podem-se inferir as incivilidades, os danos ao patrimônio público, as relações de conflitos interpessoais, as agressões físicas, psicológicas, virtuais, e a violência simbólica. Nessa perspectiva, as mudanças socioeconômicas e socioculturais ocorridas na sociedade têm sido um condicionante para as modificações no entorno da escola. Em razão disso, emerge o questionamento: qual a incidência da violência nas escolas públicas do Piauí a partir da perspectiva do aluno no ambiente escolar e familiar? Com o intuito de responder esse questionamento a presente pesquisa objetivainvestigar a associação da incidência de violência nas escolas públicas do Piauí a partir da perspectiva do aluno no ambiente escolar e familiar. Além de: realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a violência escolar no cenário brasileiro; identificar a prevalência da violência dos alunos nas escolas públicas do Piauí associada à relação com os professores; averiguar a associação entre a presença e orientação dos pais dos alunos com as situações de conflitos em decorrência da violência no ambiente escolar; e, analisar a associação da incidência de violência dos alunos com a satisfação dos funcionários e a estrutura física nas escolas públicas do Piauí. Esse projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Universidade Federal do Piauí, conforme número do parecer: 3.502.770. Trata-se de um estudo do tipo documental, de abordagem quantitativa, que irá analisar os documentos do banco de dados da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar/UGIE da Secretaria do Estado de Educação/SEDUC. Serão analisados os 57.906 documentos de registros das 21 Gerências Regionais de Educação/GRE do estado do Piauí. Para a coleta de dados foi realizada a autorização Institucional e Termo de Compromisso de Utilização de Dados – TCUD. Após a coleta, os dados serão analisados por meio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 25, fazendo uso da análise descritiva e do teste qui-quadrado, que serão organizados em tabelas e gráficos. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam trazer reflexões acerca da violência escolar sob a perspectiva do estudante piauiense, sobretudo associando-a às relações com os professores, com os pais, com os funcionários e com a estrutura física. À vista disso, o estudo pode subsidiar programas e políticas públicas educacionais voltadas para a segurança, bem-estar dos atores sociais da escola, formação continuada de educadores, promoção de cultura de paz na escola e na família. A fim de que possam colaborar para o desenvolvimento de uma escola mais segura, democrática e potencialmente transformadora.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - LUANA ELAYNE CUNHA DE SOUZA - UNIFOR
Notícia cadastrada em: 13/11/2019 16:55
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