Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA SAMPAIO CERQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARA SAMPAIO CERQUEIRA
DATA: 27/07/2021
LOCAL: Google Meet (remoto)
TÍTULO: Efeitos de Treinos de Habilidades Sociais em bullying e saúde mental de crianças e adolescentes: revisão sistemática com metanálise
PALAVRAS-CHAVES: Treino de Habilidades Sociais; Bullying; Saúde Mental.
ÁREA: Psicologia

O bullying escolar, uma violência que ocorre entre pares no contexto escolar, repetitivamente, a partir da desigualdade de poder entre os pares, e com capacidade de gerar sofrimento, pode prejudicar a saúde mental de crianças e adolescentes. Pensar estratégias de prevenção de violência, controle/prevenção de psicopatologias, e promoção de saúde se fazem necessário frente a grande ocorrência desse fenômeno. As Habilidades Sociais, tem sido exploradas com esse fim, e reunir as evidencias sobre a relação desses fenômenos é importante para prática clínica, e contexto escolar. O objetivo desta dissertação foi apresentar os efeitos do Treino de Habilidades Sociais em bullying escolar e saúde mental de crianças e adolescentes. Para tanto foi realizada uma revisão sistemática com metanálise com objetivo de reunir estudos que realizaram intervenções em HS e verificar seus efeitos em bullying e saúde mental de crianças e adolescentes envolvidos a fim de responder a seguinte pergunta de pesquisa: Qual o efeito de intervenções de Habilidades Sociais na ocorrência de bullying escolar e na saúde mental de crianças e adolescentes. O método contemplou buscas nas bases de dados: Embase, Pubmed, Cinahl, PsycoINFO, Cochrane, Scielo, e Lilacs. Considerando todos os estudos publicados, a seleção foi feita utilizando o Covidence, a partir de critérios de inclusão e exclusão, que se basearam na estratégia PICOT. A análise de dados foi realizada através de formulário de extração de dados Cochrane e metanálise com o software Review Menager. Os resultados indicaram potencialidades do Treino de Habilidades Sociais para escolares, apesar de inferir efeito nulo e muito baixa recomendação para ele em relação a saúde mental e bullying das amostras participantes dos estudos. Se faz necessário novas pesquisas empíricas que verifiquem os efeitos do treino, com intuito de contribuir com estudos que maximizem sua eficácia na vida de crianças e adolescentes.

Interno - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Presidente - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - RICARDO NEVES COUTO - UNIRB
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 10:06