Últimas Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLY GONÇALVES FERREIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRELLY GONÇALVES FERREIRA
DATA: 28/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remota: https://meet.google.com/eyc-evay-wsg?authuser=2
TÍTULO: VARIAÇÕES DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, ÓTICAS, E MAGNÉTICAS DO COMPOSTO Y3Fe5O12 USANDO TERRAS RARAS COMO CÁTIONS DOPANTES.
PALAVRAS-CHAVES: YIG; Terras Raras, Modelo fenomenológico, propriedades magnéticas, sol-gel , nanopartículas
PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO:

A granada de ferro ítrio (Y₃Fe₅O₁₂ - YIG) é um material que tem sido objeto de considerável pesquisa devido à sua estrutura cristalina, a qual confere características magnéticas únicas. Trata-se de um composto com grande potencial para uso em aparelhos spintrônicos e magnético-ópticos. Para expandir as opções de uso desse material, pesquisas contínuas têm se concentrado nas variações das propriedades magnéticas, ópticas e elétricas, resultantes das substituições dos íons Fe³⁺ e Y³⁺ na estrutura da granada. Neste trabalho, sintetizamos nanopartículas de YIG co-dopadas com La³⁺ e Gd³⁺ pelo método sol-gel, visando possíveis mudanças nas propriedades gerais do composto. Como resultado, a análise estrutural de todas as amostras verificou a presença da fase cúbica, sem indícios de segregação ou fases indesejáveis. A estrutura centrossimétrica do YIG também foi confirmada por medições de espectroscopia Raman. A investigação das propriedades ópticas indicou que a adição de íons dopantes não impacta significativamente o gap de energia. A análise morfológica revelou nanopartículas agrupadas com formas irregulares, enquanto a espectroscopia de dispersão de energia de raios-X (EDX) confirmou a presença dos elementos Y, Fe, O, Gd e La. A espectroscopia Mössbauer confirmou a presença de cátions Fe³⁺ e Fe²⁺ e a coexistência de cátions Fe²⁺ e La³⁺ nos sítios octaédrico e tetraédrico. A análise magnética e o modelo fenomenológico sugerem que os íons Fe²⁺ e La³⁺ tendem a ocupar preferencialmente os sítios octaédricos na estrutura do YIG. Parâmetros magnéticos, como magnetização de saturação, constante de anisotropia, magnetização remanescente e valores de campo coercitivo, foram computados e discutidos em função da distribuição de cátions na estrutura cristalina do YIG. Este trabalho contribui para a compreensão dos efeitos da adição de Gd³⁺ e La³⁺ sobre as  propriedades estruturais, morfológicas, magnéticas e ópticas da granada de ferro ítrio, abrindo novas perspectivas para o uso de terras raras como materiais dopantes no composto, ampliando seu uso potencial e aplicabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 704.***.***-80 - RAMON RAUDEL PEÑA GARCIA - UFRPE
Interno - 1570906 - BARTOLOMEU CRUZ VIANA NETO
Interno - 1780191 - FRANCISCO ERONI PAZ DOS SANTOS
Externo à Instituição - 228.***.***-29 - ERNESTO GOVEA ALCAIDE - UFMA

Cadastrada em: 28/04/2025
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 26/02/2025 - 28/02/2025 · Matrícula para o período 2025.1.
  • 10/03/2025 · Início do período letivo 2025.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 29/04/2025 11:20