O Programa de Pós-Graduação em antropologia da Universidade Federal do Piauí, ora denominado PPGAnt/UFPI, foi originalmente criado como Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAArq). Esta primeira versão foi aprovada pela resolução Nº 42/08 de 26 de março de 2008, recomendado pela CAPES naquele mesmo, homologado pelo CNE/MEC no ano de 2009. Após quatro anos de sua criação, o programa passou por um processo de mudança interna que resultou na desvinculação da Área de Arqueologia, para criar seu próprio Programa de Pós-Graduação. Com isto, o Programa precisou reorganizar sua estrutura, elaborando um novo Regimento, uma nova grade curricular, bem como adequando suas linhas de pesquisas. O novo regimento interno do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi aprovado pelo CEPEX/UFPI em janeiro de 2013 e posteriormente, em 3 de junho, o oficio Nº 060-20/2013/DAV/CAPES alterava oficialmente sua nomenclatura.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI é oferecer formação pós-graduada, inicialmente no nível de Mestrado Acadêmico, nas diferentes linhas de pesquisa, de modo a conferir competências e o título de Mestre em Antropologia, habilitando os egressos a exercer atividades de ensino, pesquisa acadêmica e extensão, pesquisa de avaliação, elaboração de laudos periciais, consultoria em várias áreas afins.
O curso ainda tem como objetivo formar Mestres que atuarão como pesquisadores, professores ou profissionais de planejamento e assessoria junto a empresas públicas ou privadas, organizações governamentais ou não-governamentais, partidos políticos e movimentos sociais ou, ainda, profissionais aptos para lidar com as políticas públicas e práticas destinadas a preservação, conservação e gerir patrimônio, organização de acervos (museográficos) etnológicos e etno-históricos.