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ANA KARLA COELHO DE CARVALHO
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NAS TRILHAS DO(A) CAPITAL: ESTUDO SOCIOESPACIAL DE TERESINA - PIAUI
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Orientador : ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
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Data: 22/12/2022
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Esse trabalho tinha como foco originário identificar as mudanças experimentadas pelos trabalhadores do “comércio de rua”, partindo-se da reconfiguração socioespacial vivenciada por estes, ao serem transferidos do Centro de Teresina-PI para o Shopping da Cidade. Contudo, com a pandemia de COVID – 19 que se instalou e assombrou o nosso país, obrigando a população a praticar o isolamento social para evitar a proliferação da doença, o comércio não essencial de praticamente todo o nosso país foi obrigado a fechar as portas por um grande intervalo temporal, o que também ocorreu com Shopping da Cidade, espaço eleito como campo de pesquisa. Com a obrigatoriedade de reformulação do objeto, voltou-se o foco desta pesquisa agora para entender como o capital influenciou na tessitura, no desenvolvimento, no apogeu e no declínio do bairro Centro de Teresina. O capital, para se proteger encontra-se em constantes mudanças, se reinventado e impondo transformações em suas instituições, cabendo aos que não detêm os meios de produção os maiores esforços para garantir a sobrevivência, como ocorreu, por exemplo, entre os trabalhadores de comércio de rua de Teresina, bem como o processo de deslocamento de uma significativa parcela de famílias abastadas do centro da cidade à Zona Leste, acompanhadas por um comércio elitizado que viria a atender essa população que ali se instalou. Ora, mas por que, exatamente, Zona Leste? Buscou esta pesquisa pistas para descobrir o porquê de grande parcela da população ter migrado para o outro lado do Rio Poty, chamado de Zona Leste. Constatou-se a imperativa preponderância do capital em promover a própria morfologia de Teresina e que o processo de urbanização da cidade dos últimos anos contribuiu, de forma incisiva, para acentuar as disparidades existentes nos grupos e classes sociais, bem como na produção do espaço urbano. O problema desta pesquisa consiste em desvendar como o Centro de Teresina, passando por períodos de auge e posterior declínio, sempre alimentado pelos interesses do capital, perde a posição de espaço de prestígio e moradia da classe abastada da sociedade teresinense, para local de abandono, degradação de vários prédios históricos e comércio estigmatizado como voltado para atender apenas a população pobre. O trabalho encontra-se baseado no universo da teoria sociológica urbana e insere-se no âmbito da abordagem qualitativa, sendo necessário uma ampla pesquisa exploratória bibliográfica, bem como coleta de dados realizada de forma virtual através do “google forms”, em virtude da necessidade de mudança do objeto provocada pela COVID-19, pelo qual uma amostra de 38 (trinta e oito) pessoas escolhidas de forma aleatória, responderam em que bairro moram, em qual morariam, se morariam no centro da cidade de Teresina e o porquê da última resposta. A pesquisa se baseou além da leitura bibliográfica, em uma ampla abordagem através de imagens que ocupam local de importância e destaque em nosso trabalho, uma vez que se encontram aptas a inserir o leitor de maneira visual às respostas propostas ao longo de toda esta pesquisa, consistente em demonstrar como o capital vai mobilizando uma gama de recursos humanos, políticos, econômicos ou mesmo geográficos para impor a morfologia que a cidade de Teresina acabou assumindo ao longo de sua história. Por fim, concluímos que o capital além de influenciar a morfologia de toda a cidade, acabou por promover mudanças no formato de se praticar a urbanização e o comércio do Centro de Teresina, que passa de espaço inaugural da cidade por um apogeu que englobava famílias abastadas a lugar marginalizado e desabitado, com o comércio remanescente estigmatizado e voltado para população carente
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RAIANNY DO NASCIMENTO SILVA
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A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL COMO ESPECTRO DA SOCIEDADE: Uma Análise Sobre a Política Estadual de Educação do Maranhão "Escola Digna em Timon-MA.
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Orientador : ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
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Data: 25/11/2022
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A política pública é uma ação que visa solucionar problemas sociais através de iniciativas planejadas entre poder público e sociedade civil. Esta possui várias áreas e a Educação é uma delas, onde objetiva, de forma geral, a organização da Educação em todo território nacional entre os entes federados. Nessa perspectiva, a política pública de educação brasileira passa por problemas que vão desde a execução da agenda à articulação das políticas educacionais entre os governos subnacionais. Desse modo, essa pesquisa visa compreender como se deu o processo de implementação da Política Pública Estadual de Educação “Escola Digna” na cidade de Timon- MA. Para tanto, inicialmente é realizada uma discussão sobre políticas públicas de Educação a partir de conceitos-chave e sua construção histórico-política, a partir do processo da redemocratização brasileira. Em sequência é apresentada uma análise documental das legislações pertinentes para compreensão do processo de construção da política Escola Digna, assim concluindo com a análise do discurso dos gestores das instâncias municipais de Educação de Timon- MA(SEMED e URE) para compreender, através de entrevistas semi- estruturadas, como se deu o processo de implementação da política Escola Digna na cidade de Timon- MA.
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EMANUEL CALEBE ARAÚJO SILVA
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Experimenta também Jesus: o mercado religioso no EJC, o Pluralismo e a produção de sentido de jovens encontristas em uma paróquia em Teresina/PI
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Orientador : FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
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Data: 16/11/2022
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Esta pesquisa estuda o mercado religioso no Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). A leitura feita pela investigação procura ressaltar as construções da autonomia dos jovens católicos deste grupo, em específico, fazendo diálogo com as tradições religiosas. A fundamentação teórica parte da conceituação de espiritualidade, religiosidade e religião. Este último conceito é interpretado a partir do diálogo com autores que compreendem as relações entre a modernidade e a construção de uma religião de salvação (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Além disso, a globalização figura como elemento fundamental para o questionamento crítico das religiões, bem como a busca por autonomia da escolha da religiosa (GIDDENS, 1997). O objetivo desta investigação é compreender como o EJC, situado em um mercado de bens de salvação, dá autonomia à vivência da religiosidade diante de uma concorrência religiosa entre vertentes do Catolicismo. Para tanto, fez uma investigação em três eixos. O primeiro eixo, autoetnográfico, refletiu sobre as construções de sentidos do investigador, como membro do grupo estudado, que influenciou nos questionamentos feitos no eixo seguinte. O segundo eixo, grupo focal, reuniu três jovens membros do EJC em que se debateu sobre os conceitos de mercado religioso e inovação. Com isso, os interlocutores expuseram seus pontos de vista com relação às suas sociabilidades. O terceiro eixo, observacional, consistiu na imersão no campo do EJC através da via-sacra realizada pelo grupo e da anotação do diário de campo que permitiu compreender as teias de significados e relações produzidos pelo movimento religioso. Os dados construídos favoreceram à compreensão de que os jovens do EJC provocam flexibilizações nas regras católicas, bem como constroem um mercado consumidor favorável às socialidades tribais (MAFFESOLI, 1998) em que as panelinhas – pequenos grupos que incluem pessoas de mesma identidade e mesmos interesses e se distancia de pessoas não ligadas afetivamente – são formas de agregação adaptadas à organização oficial do EJC. Ou seja, as panelinhas não são ocasionais, mas inclinações construídas pelo próprio grupo a partir do organograma.
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DASTUR COSTA CAMPOS
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Cordel de saia: o que será que será? O cordel e as mulheres cordelistas da cordelaria Chapada do Corisco (COCHACOR)
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Orientador : FERDINAND CAVALCANTE PEREIRA
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Data: 31/10/2022
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O presente trabalho de dissertação abordou o cordel numa perspectiva sociológica, especificando-se o campo literário do cordel e as questões de gênero no saber-fazer das poetisas cordelistas teresinenses associadas a Cordelaria Chapada do Corisco (COCHACOR); bem como, o direito de entrada destas e as regras especializadas do campo literário do cordel que contribuem para as práticas discursivas das poetisas cordelistas. Desta maneira, quais as práticas discursivas das mulheres cordelistas dentro do campo literário? Para as classificações e análises ideológicas dos cordéis utilizaremos, inicialmente, as discussões de Proença, 1976 e Cavalcanti, 2007. A seleção, transcrição e análise do material seguirá o recorte teórico das categorias de Memória (HALBWACHS, 2004; NORA, 2003); Saudade (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011); Cultura Popular (CHARTIER, 1995); Campo literário (BOURDIEU, 2002), Gênero e Dominação Masculina (SAFFIOTI, 2004; BOURDIEU, 2004). Para a análise dos folhetos de cordéis, das entrevistas a serem realizadas e do grupo focal a ser desenvolvido iremos utilizar a perspectiva de práticas discursivas (SPINK, 2000) para fins da “tradução” da produção de sentidos das cordelistas, quer seja resultante de um processo de negociação/assujeitamento com os cordelistas. Os resultados encontrados apontam para um assujeitamento das cordelistas às regras do campo especializado do cordel. E ainda, da necessidade de uma chancela dos guardiões dos cordéis para que estas tenham o direito de entrada no cordel. Por fim, as poetisas cordelistas da COCHACOR não se encontram mais invisibilizadas.
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JOÃO PAULO DA SILVA
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ENTRE CONVERSAS E MEMORIAS: MULHERES DA AMAZONIA TUCUJU NARRAM SUAS HISTORIAS
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Orientador : MARIA SUELI RODRIGUES DE SOUSA
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Data: 29/09/2022
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A modernidade colonialidade produziu estereótipos de inferioridade e subalternidade àqueles não contemplados pelo ser eu, masculino, branco, rico e europeu. Ato contínuo, este trabalho foi desenvolvido na Amazônia amapaense e produzido a partir das vozes racializadas das amazônicas Marilda (in memoriam), Rejane e Sônia. Protagonistas das narrativas de suas vidas, a pergunta de pesquisa fundou-se no questionamento de como a territorialidade amazônica atravessa as interseccionalidades de gênero, raça e classe e particulariza a construção das histórias de vida de mulheres racializadas pertencentes a Amazônia Amapaense, para buscar as (in) conclusões do estudo em comento. Seu objetivo consistiu em analisar, através da interseccionalidade, como as opressões da ordem de gênero, raça, classe e territorialidade se intercruzaram nas trajetórias de vida das protagonistas, a partir de suas formações sócio-históricas individuais. O texto dissertativo literário construiu-se, ao campo, a partir das vozes das narradoras, que me contaram suas vidas em meio a um encontro presencial com Marilda (in memoriam) e dois encontros virtuais, respectivamente, com Rejane e Sônia. Por entender que a valorização da subjetividade seria imprescindível para criar uma atmosfera natural quanto aos relatos das narradoras, vislumbrei no método narrativo o instrumento possível para que as narrativas fossem fidedignas a seus olhares sobre suas histórias, dentro de um espectro de viverem em um país com feridas coloniais produtoras de racismo, sexismo, preconceitos regionais etc. Na condução das entrevistas narrativas biográficas, um roteiro com temáticas que abordaram pontos que foram do nascimento até suas visões de futuro foram os fios condutores para escuta e coleta de suas histórias. A interseccionalidade serviu como ferramenta analítica para projeção das subalternidades e resistências enfrentadas pelas sujeitas de pesquisas no decorrer de suas vidas. A subjetividade inerente ao estudo, pela ótica do vislumbre de que a inferioridade produzida pelo projeto colonial moderno tem na voz do subalterno a força e legitimação de sua (r)existência, alinhou-se a epistemologia decolonial, antirracista e feminista, a fim de, mesmo na consciência de não ser o subalterno capaz de mudar o status quo do eurocentrismo nas relações sociais e cientificas de ser, saber e poder, ser necessário a denotação de maior sentido a produções acadêmicas a partir de escrevivências latino americanas, conceito nascido à luz do pensamento de Conceição Evaristo. Para fechar, as vozes de teóricas como Grada Kilomba, Sueli Carneiro, Angela Davis, Piedade Videira, Zélia Amador de Deus e Catherine Walsh e de autores como Quijano, Dussel, Vieira e Souza fizeram coro com gritos de protestos de artistas amazônicas como Gaby Amarantos, Keila e Tami Martins. Junto às vozes das protagonistas, foi possível apresentar vivências reais em uma Amazônia outra, fora de um espectro colonial dominante de se pensar esse território para além de conceitos esvaziados como: pulmão do mundo, lugar atrasado, lugar de índio e mato. Ao contrário, foi possível um vislumbre de uma Amazônia urbana, encantada, pluricultural, contemporânea, afrofuturista, músico-instrumental, etc, etc. Quanto às suas (in) conclusões, vislumbrou-se o desvendar de rastros coloniais responsáveis por introjetarem na mentalidade social brasileira uma negação e inferiorização a tudo que remeta às vivências divergentes de um padrão moderno eurocêntrico colonial de existir. Re(x)istir, talvez resuma, o que Marilda, Rejane e Sônia trouxeram enquanto fontes primárias para consolidação deste todo textual, responsável por eternizar suas memórias e transformá-las em fontes pedagógicas anticoloniais imprescindíveis na manutenção e continuidade de lutas estratégicas contra opressões sócio estruturais derivadas do projeto imperialista colonial europeu.
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JOÃO MARCELO BRASILEIRO DE AGUIAR
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HISTÓRIAS PARA ALÉM DOS NÚMEROS: EXPERIÊNCIAS FEMININAS DE AUTORAS DE HOMICÍDIOS ÍNTIMOS
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Orientador : ROSSANA MARIA MARINHO ALBUQUERQUE
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Data: 28/09/2022
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O presente estudo se propôs a discutir, a partir da perspectiva de gênero/feminista, homicídios íntimos praticados por mulheres no estado do Piauí, entre os anos de 2015 e 2019, considerando espaço de agência das mulheres que vivenciaram experiências de conjugalidade violenta. No Piauí, os homicídios são a segunda maior razão de prisões de mulheres, abaixo apenas do tráfico de drogas. O estudo partiu da problemática de que era necessário investigar particularidades dos casos de homicídio cometidos por mulheres, quando vivenciavam situações de violência doméstica. A delimitação do estudo consistiu em pesquisar sociologicamente casos nos quais as autoras dos homicídios íntimos vivenciaram situações de violência doméstica, compreendendo assassinatos dentro de contexto mais complexo de violências de gênero, que configuravam vivências das mulheres autoras de homicídios. A pesquisa foi construída a partir de uma abordagem quanti-qualitativa, de modo a compreender as teias de histórias e experiências destas mulheres, em seis etapas: a) pesquisa documental, por meio do estudo dos processos que apuraram estes crimes; e b) pesquisa de campo, desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com 3 (três) mulheres que cometeram homicídios íntimos. A combinação das abordagens permitiu observar aspectos importantes, que contribuem também para as discussões sobre o enfrentamento da violência de gênero e da efetiva proteção das vidas das mulheres.
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ROBSON ALMEIDA FERRAZ
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CLASSE TRABALHADORA E SOCIEDADE: PRESSÕES E DISPUTAS PELA POLÍTICA DE SALÁRIO MÍNIMO NOS GOVERNOS LULA (2003-2010).
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Orientador : FRANCISCO PEREIRA DE FARIAS
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Data: 31/08/2022
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O Brasil, desde os anos de 1930, busca estabelecer uma política de salário mínimo que respeite os acordos internacionais e atenda às demandas da classe trabalhadora interna. Os movimentos políticos que se estabeleceram com o fim da ditadura (1964-1985), vão se fortalecer cada vez mais, e acabar elegendo o primeiro presidente vindo dos quadros sindicais. Em nossa investigação observaremos que as pressões políticas que se deram em torno da política de salário mínimo no Brasil contemporâneo são reflexos de disputas políticas mais profundas no campo democrático. Identificamos três processos ao longo desta pesquisa que nos ajudaram a delimitar nossa pesquisa em torno da política de salário mínimo, que foram: os movimento da classe trabalhadora organizada, como as marchas do salário mínimo, as marchas das margaridas e outras manifestações públicas; as pressões de lideranças políticas e sociais no CDES, como as intervenções de conselheiros dos diversos segmentos, como empresários, acadêmicas e sindicalistas; e os resultados das pressões e disputas sobre a política de salário mínimo ao longo dos governos Lula. Em nossa hipótese, consideramos que os movimentos da classe trabalhadora, assim como outros segmentos sociais no CDES, foram essenciais para uma mudança no plano da política de salário mínimo construída ao longo dos dois governos Lula. Além dos elementos que destacamos, é possível que o crescimento econômico, as crises políticas e os processos eleitorais também tenham contribuído para as mudanças sobre a política de salário mínimo. Este trabalho teve como fontes de análise, as documentações do CDES, isto é, as atas de reuniões plenárias ordinárias, as cartas de concertação, a Agenda Nacional de Desenvolvimento e os 24 enunciados para o desenvolvimento, todos documentos de domínio público. Além dessa documentação, também utilizamos os dados produzidos pelo IBGE, análises produzidas pelo DIEESE e IPEA, e a literatura econômica, política, histórica e sociológica disponível sobre o tema.
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KAMILA ALVES DE SOUSA CRUZ
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10 anos do Programa Minha Casa Minha Vida e seus resultados para o enfrentamento do déficit habitacional em Teresina.
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Orientador : ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
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Data: 31/08/2022
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O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) lançado em 2009 pelo Governo Federal significou um importante avanço no tratamento da questão habitacional no Brasil ao expandir as linhas de crédito e aumentar os subsídios para as famílias de baixa renda. Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar os resultados de 10 anos do Programa Minha Casa Minha Vida para o combate ao déficit habitacional na cidade de Teresina, tendo como plano de fundo o Direito à Moradia. Para tanto, serão apresentados os instrumentos de institucionalização do Direito à Moradia no plano nacional e internacional, as políticas habitacionais brasileiras, a estrutura do déficit habitacional brasileiro e sua metodologia de mensuração, uma análise das estruturas elementares do Programa Minha Casa Minha Vida, focando em sua estrutura formal (teoria, prática e resultados) e, por fim, os resultados do programa em Teresina. Os dados foram obtidos a partir da pesquisa documental junto aos órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa, legislação relativa ao tema, etc. O trabalho apresentará o direito à moradia, bem como as políticas habitacionais brasileiras; um apanhado da estrutura do déficit habitacional brasileiro, a configuração do PMCMV, seus objetivos a atores; por fim, os resultados do programa com foco na modalidade urbana e, especificamente, nas produções habitacionais destinadas a Faixa 1 na capital do Piauí. Os resultados desta pesquisa evidenciam que o programa foi capaz de reduzir o déficit habitacional da cidade, no entanto as moradias fornecidas muitas vezes não atendem aos critérios de moradia adequada.
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MARIA PALLOMA DA SILVA SANTOS
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AS PRÁTICAS MÁGICO-RELIGIOSAS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE CUSTANEIRA, PAQUETÁ-PI
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Orientador : ERIOSVALDO LIMA BARBOSA
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Data: 19/08/2022
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O presente trabalho propõe estudar o cotidiano específico da comunidade quilombola Custaneira, zona rural no interior do Piauí, tendo a terra como um fator primordial para subsistência, realizando, através dela, o trabalho com a agricultura, a pecuária e o cuidado com a saúde; fazendo-se, em meio a labuta com o campo, o uso de práticas religiosas como forma de enfrentar as dificuldades quando encontradas. A religião e a magia fazem parte da dinâmica social desta comunidade, fatores responsáveis pelas crenças e elaboração da vida, estando presentes durante o cotidiano, desde a lida com o campo até às atividades culturais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como essas práticas estão presente no trabalho dos agricultores familiares em busca de provisões, procurando assim, mapear e etnografar as práticas mágico-religiosas presentes no processo de trabalho dos agricultores familiares; descrever e classificar essas práticas que envolvem o trabalho na agricultura e pecuária, como também na cura e o cuidado com a saúde; afora isso, pretende-se analisar a importância do “amuleto dinheiro” no imaginário dos agricultores familiares. Justificando que nesse espaço em que forma a comunidade quilombola Custaneira apesar da escassez de recursos presentes nas grandes cidades, provenientes do dinheiro, seus moradores conseguem produzir seu próprio sustento, recorrendo poucas vezes aos recursos que vem de fora, encontrando respaldo para a sobrevivência nas crenças tecidas nesse chão. Essa pesquisa está respaldada pelo método etnográfico, que permite compreender as vivências dos agricultores familiares diante suas crenças e práticas cotidianas, além de apontar-nos as mais diversas formas de se constituir a vida no campo.
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ANA CAROLINE JARDIM OLIVEIRA
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PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ENTRE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UESPI - CAMPUS POETA TORQUATO NETO
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Orientador : SAMUEL PIRES MELO
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Data: 12/07/2022
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As intermitências da Sociologia na educação básica e sua reintrodução no currículo escolar através da lei Lei n. 11.684/08 impactaram o ensino da disciplina de duas formas: i) dificuldade em determinar teorias e métodos para seu ensino; e ii) expansão tardia dos cursos de formação de professores de Sociologia. Em 2013 — 5 anos após o retorno da disciplina ao currículo —, é criada a licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí – Campus Poeta Torquato Neto, uma das mais recentes do país. A distância de 28 anos entre a implementação desta licenciatura na outra IES que oferta vagas presenciais no estado do Piauí (a Universidade Federal do Piauí – UFPI) e de, no mínimo,15 anos entre as licenciaturas da mesma instituição/campus atrasou seu processo de consolidação. Ao identificarmos uma quantidade reduzida de disciplinas didático-pedagógicas na matriz curricular do curso, assim como dificuldades educativas decorrentes do pouco contato com o âmbito escolar durante minha formação inicial, decidimos analisar como os licenciandos em fase de conclusão de curso mobilizam (ou não) estratégias para suprir necessidades formativas na licenciatura em Ciências Sociais da UESPI/TN. Em busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), identificamos que a maioria das pesquisas sobre o tema é voltada para a educação básica (18) em detrimento do ensino superior (9), e que o estudo mais próximo dos objetivos deste estudo analisou a matriz curricular de cursos de licenciatura na área, documentos oficiais e não relatos discentes. Nesse sentido, o presente estudo possui como objetivo geral compreender o processo de construção de autonomia entre licenciandos do referido curso e campus. Seus objetivos específicos incluem: i) identificar como as práticas docentes observadas na licenciatura influenciam o agir discente destes futuros professores; ii) descrever posturas de autonomia dos licenciandos; iii) demonstrar como as práticas destes estudantes divergem ou assemelham-se às expectativas educativas externadas pelos mesmos. Como hipótese inicial estipulamos que, devido à formação pedagógica insuficiente para enfrentar os desafios encontrados na profissão docente, os licenciandos que exercem sua autonomia de forma mais crítica o fazem por terem contato com algumas dessas práticas reflexivas e transformadoras durante a licenciatura. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica acerca dos eixos estruturantes da autonomia profissional, conforme José Contreras (2012): i) modelos de professores (CONTRERAS, 2012); ii) profissionalidade docente (GIMENO SACRISTÁN, 1999; CONTRERAS, 2012; ROLDÃO, 2005); iii) reflexividade (DORIGON; ROMANOWSKI, 2008; SCHÖN, 1997; DOMINGUES, 2002; GIDDENS, 1991); iv) autonomia profissional (CONTRERAS, 2012). A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas (via Google Meet e Whatsapp) com licenciandos do último (8º) período, sobre a trajetória escolar e acadêmica dos discentes, além da relação com os professores, currículo do curso e experiências nos Estágios Curriculares. Para confrontar os relatos com suas práticas, realizamos observação participante online nas aulas do referido curso entre os meses de agosto-setembro/2021. Após a transcrição e posterior revisão pela pesquisadora, construímos um Quadro de referência com sínteses dos conceitos abordados para melhor categorizar as falas e identificar o fenômeno da construção de autonomia entre licenciandos do curso. Concluímos que os licenciandos em Ciências Sociais da UESPI/TN consideram insuficiente sua formação didático-pedagógica no curso e a criticam por focar-se nas disciplinas teóricas específicas e em pesquisa. Também demonstramos que valorizam a resposta criativa a situações-problema através de metodologias que atraiam o aluno para a disciplina de Sociologia, além de garantir a construção de conhecimento de forma relacional e significativa, ao passo em que rejeitam posturas docentes autoritárias. Contudo, até o momento, tais posturas de autonomia referem-se, em sua maioria, ao seu futuro trabalho docente, refletidas nas expectativas externadas pelos mesmos. Assim, reconhecemos que este estudo, enquanto instrumento avaliativo do curso, pode auxiliar na implementação de novas oportunidades didático-pedagógicas para os licenciandos, para que forme professores comprometidos com um ensino democrático e transformador
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MARISOL DANTAS ANDRADE
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VELHICES NA PANDEMIA: a escuta sensível de vozes e perspectivas de pessoas idosas através do telefonema acolhedor.
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Orientador : MARIA ROSANGELA DE SOUZA
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Data: 08/07/2022
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Este estudo foi desenvolvido com o intuito de demonstrar os desafios do envelhecer durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a partir da escuta de idosos participantes da Ação Emergencial Telefonema Acolhedor, uma das intervenções do Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas - PTIA na Comunidade, da Universidade Federal do Piauí. O problema que norteia a presente pesquisa, questiona como a escuta pelo Telefonema Acolhedor pode ser instrumento de acolhimento e cuidado aos idosos durante a pandemia da Covid-19, em Teresina – PI? Tem por objetivo geral: Compreender como o Telefonema Acolhedor promove o acolhimento das necessidades físicas e emocionais dos idosos que são atendidos e pela Ação, durante o período pandêmico. E por objetivos específicos: relacionar as diversas vertentes do envelhecer durante a pandemia e suas implicações na sociedade contemporânea; demonstrar como o uso de mídias sociais pode interferir no isolamento social imposto pela pandemia; correlacionar a escuta como mecanismo de cuidado, através da narrativa dos idosos e enfatizar os maiores desafios enfrentados pelos idosos, no ambiente familiar, no período de pandemia. A discussão teórica foi fundamentada em BEAUVOIR(1970), BOBBIO(1997), DEBERT(1999), FRAIMAN(2016), GOLDEMBERG(2013), LISPECTOR(1998), MINAYO(2002), MORIN(2020), SANTOS(2019), SANTOS(2009;2020), SCHIRRMACHER(2005). THOMPSON(1992). Para que os objetivos propostos fossem atendidos, na metodologia, fez-se o uso de narrativas/ história oral como instrumento de pesquisa e como fonte documental, com informações coletadas semanalmente por meio de chamadas telefônicas, vídeo chamadas, mensagens de texto, de áudios e diálogos, que permearam sobre diversos temas inerentes à realidade de cada um dos sete idosos acompanhados por mim, enquanto voluntária do Telefonema Acolhedor, durante aproximadamente cinquenta e duas semanas. Nessa relação dialógica com as pessoas idosas pude compartilhar de suas experiências, anseios, desejos, medos, necessidades físicas, emocionais e a percepção dos idosos sobre a representação das suas velhices. Observo que a ferramenta de escuta e o uso de mídias sociais vem contribuindo de modo significativo para minimizar o impacto do distanciamento social e dos desafios físicos, psíquicos e econômicos que acompanham o processo de envelhecimento neste período de pandemia atual.
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CLARISSA DA COSTA CARVALHO
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Eu posso ver estrela sem ver uma grade: relatos das experiências de mulheres egressas de uma penitenciária mista
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Orientador : ROSSANA MARIA MARINHO ALBUQUERQUE
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Data: 06/07/2022
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presente trabalho tem por objetivo apresentar a narrativa de mulheres egressas do sistema penitenciário quanto às experiências que vivenciaram durante o período em que estiveram privadas da liberdade e como este período que passaram presas impactou e impacta a sua vida e sua rede de relacionamentos. Nesse sentido, buscou-se compreender como se deram as vivências no âmbito dos relacionamentos afetivos e afetivo-sexuais durante o período que estiveram reclusas e refletir sobre as estratégias que essas mulheres adotaram no sentido de enfrentar as adversidades que se vislumbram, em virtude das questões de gênero, e que influenciam a forma como mulheres vivenciam o cárcere e o pós-cárcere. Utilizou-se uma abordagem qualitativa na qual foi realizada uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas que, por sua vez, foram analisadas por meio do método de interpretação de sentidos. A partir de uma perspectiva feminista crítica, pautando-se em epistemologias de fronteira, realizou-se um estudo bibliográfico que, somado ao levantamentos de informações publicadas pelo Ministério da Justiça, trazem um panorama sobre o perfil sociodemográfico das mulheres encarceradas no Brasil, possibilitando a construção de um referencial teórico que discute os temas mais pertinentes neste trabalho, quais sejam: gênero, cárcere, relações sociais, criminalidade feminina, afetos, desigualdades sociais e questões interseccionais. A pesquisa analisa as trajetórias de cinco mulheres que experienciaram a vida no cárcere e vivenciaram relacionamentos enquanto presas. Procedeu-se à narrativa das suas histórias de vida, relatadas sob a perspectiva delas próprias. Os relatos abriram inúmeras possibilidades de análise, não apenas sobre relacionamentos amorosos, mas sobre a vida antes do cárcere, o ingresso no âmbito criminal, redes de afetos e a vida em liberdade após a experiência da prisão. Por isso, reflexões sobre questões como desigualdades, exclusão, violência e estratégias de sobrevivência foram analisadas de forma relacional às questões de relacionamentos afetivos, pois também atravessam a história de vida das mulheres ouvidas.
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ÉRICA PATRICIA DE OLIVEIRA SANTOS
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PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS DE GÊNERO E VIOLÊNCIA DE GÊNERO: contribuições das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós- Graduação de Sociologia-UFPI.
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Orientador : MARIA ROSANGELA DE SOUZA
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Data: 30/06/2022
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O presente trabalho adentra nos estudos e pesquisas do Programa de Pós-graduação de Sociologia — PPGS/UFPI, desenvolvidas por mestrandas/o inseridas/o na linha de pesquisa: Gênero, sexualidades e geração. As dissertações selecionadas analisam questões relacionadas aos estudos de gênero, especialmente as problemáticas sociais que evidenciam as violências de gênero e suas distintas manifestações em diferentes contextos. Nesta perspectiva, elaborei as seguintes questões norteadoras: Quais percepções e sentidos são atribuídos aos conceitos de gênero e violências de gênero nas pesquisas defendidas no período de 2014-2021 do PPGS/UFPI? Quais aportes teóricos-metodológicos são referenciados nas análises das problemáticas de gênero e violência das pesquisas selecionadas? Proponho como objetivo geral: Conhecer os procedimentos teóricos-metodológicos para análise dos sentidos e significados de gênero e violências de gênero atribuídos pelos autores e autoras das dissertações investigadas. E como objetivos específicos: 1) Revisitar estudos e teorias das principais estudiosas das abordagens de gênero e violências de gênero; 2) Realizar um balanço das dissertações que evidenciam estudos sobre gênero e violências de gênero, através da análise dos temas e resumos;3) Apresentar os principais marcos teóricos presentes nas dissertações analisadas relacionando-os aos estudos de gênero na atualidade. É um estudo qualitativo, tendo como base a pesquisa documental e bibliográfica, com ênfase na análise de conteúdo segundo Bardin (2011). A abordagem teórica está ancorada na perspectiva analítica das seguintes autoras: Joan Scott (1995); Raewyn Connell (2015, 2016); Heleieth Saffioti (2015); Judith Butler(2016) e Guacira Lopes Louro (1997). Portanto, os resultados da pesquisa contemplam os dados das dissertações defendidas por pesquisadores da linha de gênero, sexualidades e geração a partir de 2014 e demonstram os investimentos coletivos e pessoais dos professores e discentes comprometidos em fazer avançar os estudos sobre gênero e violência de gênero, considerando o campo de abrangência de atuação do PPGS/UFPI, assim como as demandas sociais que afetam essa área de conhecimento.
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RAYNA CAROLINE RIBEIRO DE ARAÚJO
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MULHERES NEGRAS RE(EXISTINDO): AS CONTRIBUIÇÕES DO FEMINISMO NEGRO DECOLONIAL PARA OS ESCRITOS DE PESQUISADORAS BRASILEIRAS
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Orientador : MARIA ROSANGELA DE SOUZA
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Data: 31/05/2022
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A presente dissertação pretende analisar as contribuições de mulheres feministas negras para a teoria e pensamento social feminista e antirracista latino-americano. Tendo como objetivo realizar uma leitura decolonial do pensamento de Lélia Gonzalez (1935-1994), destaca-se a produção intelectual desta pesquisadora e de outras mulheres construídas a partir da militância e participação em fóruns de debate público bem como na esfera acadêmico-científica com foco de situar sua perspectiva crítica feminista e antirracista sobre as relações de gênero e étnico-raciais na América Latina na sua própria vivência enquanto mulheres negras, ativistas, intelectuais e pesquisadoras. Será feito um estudo da abordagem teórica decolonial do Grupo Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade (M/C/D) e da obra de Lélia. Através de revisão bibliográfica entrelaço conceitos importantes ao pensamento decolonial, em especial a colonialidade do saber. Também abordarei as categorias chave no entendimento do pensamento de Lélia Gonzalez como: a “mulher negra” enquanto categoria de análise; amefricanidade; pretuguês; feminismo afro-latino-americano. O intuito de tal leitura decolonial dos escritos de Lélia Gonzalez, é trazer à tona pontos de convergência em seu pensamento que nos ajudam a (re)pensar ideias e debates importantes dos estudos decoloniais e, consequentemente, de pesquisas atuais sobre o feminismo negro decolonial. A leitura conjunta de ambos os pensamentos revela como os escritos de Lélia explicitam a colonialidade, complexificam a decolonialidade e tencionam a modernidade. O pensamento da autora possui potencialidade epistêmica e ontológica por trazer a perspectiva amefricana e ameríndia em sua práxis de articulação das opressões, e da (re)existência e (re)significação. Portanto, o presente trabalho visa contribuir ao debate decolonial inserindo a perspectiva de autoras brasileiras e seus projetos de libertação, através de categorias que juntas, trazem uma leitura de transformação.
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MARIANA CAVALCANTE MOURA
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AS OBRIGAÇÕES FAMILIARES EM DISSOLUÇÕES CONJUGAIS LITIGIOSAS DE CASAIS HETEROSSEXUAIS: O GÊNERO NAS SENTENÇAS DAS VARAS DE FAMÍLIA, NA COMARCA DE TERESINA - PI.
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Orientador : RITA DE CASSIA CRONEMBERGER SOBRAL
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Data: 31/03/2022
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Esse estudo trata da distribuição das obrigações familiares em dissoluções conjugais litigiosas de casais heterossexuais. Tem por finalidade realizar uma leitura das sentenças proferidas nas varas de família, na comarca de Teresina-PI, buscando analisar como o gênero aparece nas decisões judiciais tomadas por magistrados(as\ em casos de divórcios. Os estudos de gênero de Scott, 1995, 2012; Saffioti, 1987, 2001; Connell e Pearce, 2015, foram particularmente importantes nessa pesquisa. Além do gênero, as produções sobre família também foram consideradas (MACHADO, 2001; GOLDANI, 2016; DIAS, 2018). O conteúdo das sentenças judiciais proferidas nas ações litigiosas que versaram sobre direito de família (divórcios, dissoluções de união estável, concessão de guarda/pensão alimentícia) advindas de uniões heterossexuais nas varas de família da Comarca de Teresina – PI e que foram publicadas no Diário oficial de Justiça no ano de 2018, constituíram a pesquisa documental realizada. Em termos metodológicos o viés da epistemologia feminista (HARDING, 1993,2002; HARAWAY, 1995; COLLINS, 2020) juntamente com a proposta de análise de dados de Minayo (1996, 2002) abriram pistas para o percurso necessário para o estudo em questão. A proposição buscou fazer uma leitura qualitativa de como se deu a atuação do Poder Judiciário na regulação das obrigações familiares na região de Teresina, de forma a compreender se tal distribuição fora feita de forma igualitária, se houvera distinção em virtude do gênero, bem como quais são as noções de família que norteiam o entendimento judicial. Dentre os resultados encontrados verificou-se que inobstante o avanço que tenha se visualizado no sentido da afirmação da igualdade entre homens e mulheres, considerando a Constitutção do Brasil de1988, por vezes nas sentenças é feito uso de referenciais da família hierarquizada e estruturada com base nos papéis definidos para homens (provedores) e mulheres (cuidadoras) a partir da diferenciação/oposição do sexo biológico para dirimir as controvérsias que versam sobre o campo.
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STANLEY DOS SANTOS OLIVEIRA
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Algoritmos sociais da anonimização policial: Uma análise sociológica das práticas e formação do Policial Militar em Teresina-Piauí.
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Orientador : CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
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Data: 31/03/2022
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A investigação tem por objetivo realizar uma análise sociológica da formação e prática dos policiais militares na cidade de Teresina-PI. Partindo de uma abordagem predominantemente quantitativa, a pesquisa é realizada com a referência metodológica da sociologia distincional de Bourdieu, buscando compreender qual o “campo e o habitus” policial. O habitus, como categoria conceitual construída por autores como Pierre BOURDIEU (1994;2011) e Norbert ELIAS (1994), complementa o método, auxiliando na percepção enquanto “tipo real” e suas distâncias em relação ao tipo ideal (WEBER, 2016) enquanto construção sociológica realizada pelo pesquisador, cristalizada e purificada. Pela manutenção de um diálogo teórico dos conceitos sociológicos em torno da prática, buscamos consolidar a compreensão da recursividade social (GIDDENS, 2003) como processo de automação da estruturação dos agentes no campo policial. A pesquisa apresenta ainda, considerando leituras sobre a Sociologia do corpo (LE BRETON, 2010), o conceito de anonimização como uma síntese originada por marcadores identitários (HALL, 2012;2014) (BAUMAN, 2005) (LACLAU, 2011), moral profissional própria (MIRANDA, 2003) e os mecanismos de vigilância do poder existente entre os agentes policiais. Tal anonimização é também a forma sob a qual, agentes policiais originam preferencialmente o uso de recursos de violência em detrimento do uso de recursos de força policial.
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KELTON ALMEIDA MACHADO
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A DOUTRINA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE: ANÁLISE DO PROJETO SÓCIOEDUCATIVO- PREVENTIVO MIRIM CIDADÃO NO ESTADO DO PIAUÍ.
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Orientador : CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
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Data: 31/03/2022
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O presente trabalho tem como tem como foco ampliar as pesquisas e o debate sobre a aplicação da doutrina de Polícia Comunitária, já adotada em diversos países do mundo como Alemanha e Japão, na prática das polícias brasileiras, em especial as Polícias Militares e Polícias Civis, como alternativa à redução dos índices de criminalidade violenta. Além da pesquisa exploratória bibliográfica, fazendo usos das teorias sociológicas, políticas públicas, História, Direito e outros, também faremos análise de dados de um projeto sócio-educativo-preventivo denominado “Mirim-Cidadão”, gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, onde tal projeto visa, através da relação entre membros das forças de segurança estaduais (policiais militares, policiais civis e bombeiros militares) e a sociedade, estabelecer uma relação de confiança, nos moldes defendidos pela doutrina de Polícia Comunitária, no intuito de convencer crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a abandonarem voluntariamente condutas que possam leva-los à prática de infrações criminosas, bem como o estímulo à busca por evolução na escola que frequentam e melhoria na relação interpessoal familiar. Assim, resultando numa nova maneira da sociedade interpretar o papel do(a) policial na comunidade, deixando de ser visto(a) simbolicamente apenas como representante de um órgão estatal repressor-coercitivo, para vê-lo(a) como um(a) parceiro(a) facilitador(a) na sensação de segurança entre as pessoas e como co-executor(a) de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da sociedade em que está inserido, ao tempo que o(a) policial também mude a interpretação que tem acerca dos meios de enfrentamento das pessoas e fatos relacionados à criminalidade violenta, culminando numa relação mútua de parceria e confiança, e não de combate bélico e animosidade como ocorre atualmente no Brasil.
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MARIVETE RIBEIRO ALVES
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RETRATOS CANTADOS: IMAGENS DAS VELHICES NA MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA.
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Orientador : FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
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Data: 30/03/2022
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O presente estudo visa, de forma geral, compreender as diversas imagens sobre o velho, velhice e o processo de envelhecimento, verificando como são percebidos pela sociedade, por intermédio da música brasileira. A música é um veículo de transmissão de ideias que possibilita a compilação de ideias e interpretações, sendo um elemento cultural que pode ser usado como recurso para compreender os aspectos sociais. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivos específicos: analisar, ao longo de cada década, quais foram os retratos cantados e as produções de sentidos atribuídos acerca das velhices que ficaram registrados na memória musical brasileira; identificar a multiplicidade de formas de envelhecer na música brasileira no lapso 1930-2020; pensar criticamente na construção da imagem do velho, da velhice e do processo de envelhecimento em nossa sociedade através das canções brasileiras compostas entre 1930-2020; promover uma reflexão sobre as questões sociais, e conexões entre os as letras das melodias e as vivências presentes na realidade social. Apesar do crescimento significativo desta população na atualidade, e de inúmeros estudos e pesquisas que exploram o assunto, existe ainda uma imagem distorcida do idoso associada a fatores negativos, sendo o imaginário social do envelhecimento e velhice atravessado por estereótipos e estigmas vivenciados pelo idoso no seu cotidiano, assim como preconceitos ancorados na sociedade. Com base nessas informações, surgem os seguintes questionamentos: quais as produções de sentidos atribuídos à imagem da velho/velhice e processo de envelhecimento que permeiam os diversos imaginários sociais cantados pela música brasileira entre as décadas de 1930 a 2020? No cancioneiro popular nacional existiria uma imagem pré-estabelecida socialmente para o idoso ao longo do século XX e XXI? Já que a literatura aponta que a imagem da velhice no Brasil foi estigmatizada por muitos anos considerada como algo ruim. Assim, a relevância da proposta do presente trabalho é buscar romper barreiras e preconceitos concernentes à velhice, no sentido de desconstruir a imagem do idoso marcada pela dependência física e ausência de papéis sociais, visto que não corresponde à vivência de todos os longevos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. O método utilizado na pesquisa é o acesso às velhices pela via dos textos musicais. Imagens das velhices sendo influenciada pela análise interpretativa das letras das músicas adotada por outras pesquisas, quanto pela Análise de Discurso, e do pensamento de Max Weber (1998) por meio da sociologia da música. Os sujeitos da pesquisa são as músicas populares brasileiras, que foram selecionadas a partir de: cancioneiro popular nacional, músicas que abordassem o tema velho/velhice/envelhecimento; seguindo o recorte histórico, cronologicamente compreendido entre os anos (1930- 2020) e o grau de proximidade e familiaridade com a obra de arte explorada. O primeiro capítulo da pesquisa aborda o envelhecimento/velhice como um processo bio-psico-sociofisiológico e cultural, vital, universal, multifatorial. O segundo capítulo problematiza a visão positivista estabelecida pela ciência, apontando a música como um método alternativo para pesquisar a temática, visando desconstruir com a visão homogeneizadora do envelhecimento e com o pensamento negativo concernente a essa fase. A partir das análises das músicas brasileiras, compreende-se as diversas imagens sobre o velho, a velhice e o processo de envelhecimento, a saber: É uma fase da vida que apresenta várias facetas e preconceitos associados à sua imagem; velhices devem ser pensadas, sócio-historicamente e de forma plural e “Envelhecer é um processo multidimensional. Durante as interpretações dos versos buscou-se enfatizar a multiplicidade de formas de envelhecer, alertando para importância de se agregar qualidade de vida aos anos adicionais.
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THÁTILA THAIRA FERREIRA DA SILVA PORTO LEITE
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TRAJETÓRIAS, AGENCIAMENTO E PRODUÇÃO DE SENTIDO: ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NO MOVIMENTO SINDICAL RURAL DO PIAUÍ
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Orientador : MARIA DIONE CARVALHO DE MORAIS
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Data: 29/03/2022
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A partir de uma abordagem qualitativa, este estudo investiga como se dá a organização política das mulheres rurais no Estado do Piauí. O movimento sindical rural da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar – FETAG/PI é o locus desta pesquisa, abordando a participação de mulheres no movimento sindical rural, no âmbito das relações de gênero. Nesse sentido, busquei investigar como mulheres rurais, inseridas no movimento sindical vinculado à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG, em direções de sindicatos rurais ou em posições de coordenadoras de polos sindicais, bem como em outras instâncias da FETAG-PI, reconhecem-se como atores sociais e políticos; estejam elas em posições de liderança, na construção do empoderamento, autonomia e resistência, levando-se em conta o contexto de dominação masculina nesses ambientes. Em especial, pretendi refletir sobre os sentidos que estas mulheres se atribuem na relação entre a participação no movimento sindical rural e o protagonismo da presença feminina em espaços de poder, no interior do movimento social e, para além disso, considerar como essa liderança impacta na vida pessoal dessas mulheres. Abordando momentos históricos a partir da construção e da possibilidade dessas mulheres de lutarem pelos seus direitos, a abertura para discussão do tema e o surgimento de coletivos femininos no plano nacional, nas instâncias dos movimentos sindicais rurais, tornaram-se fator essencial para a emergência e integração de lideranças femininas, através de encontros, congressos, marchas e outros atos públicos, fomentando e incentivando ampliação da participação de mulheres nos movimentos sociais, no Estado. Por meio das análises contidas nesse trabalho, elaboradas a partir dos dados apresentados durante o trajeto desta investigação, com a utilização de pesquisa bibliográfica e documental, observação direta e participante nos eventos promovidos pela confederação e federação, aplicação de questionários, produção de imagens fotográficas e registro de narrativas orais através de entrevistas, é possível afirmar que as mulheres investigadas se apropriaram da pauta de gênero no movimento sindical, elaborando e reelaborando, através da agência, o sentido que elas produzem e oportunizam mais possibilidades de ocupação dos espaços de tomadas de decisões, dando visibilidade ao trabalho praticado pelas mulheres lideranças do movimento sindical rural. As análises apontaram um grande envolvimento das mulheres nesses espaços, que destacaram que o machismo ainda é uma constante, no entanto, instrumentos como a política de cotas, os cursos de formação e os eventos realizados pela confederação e pela federação, que abordam questões de gênero fez avançar a participação de mulheres e lideranças femininas no movimento sindical rural.
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MARCOS ANTONIO ÂNGELO DA SILVA
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HOMENS GAYS EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: produções de sentido a partir do perfil de usuários do Grindr em Teresina-Piauí
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Orientador : FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
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Data: 25/02/2022
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A expansão da tecnologia alcançou proporções inimagináveis tanto para seus usuários, como para seus criadores, o algoritmo domina nossas vidas e dita as regras de sociabilidade nos campos online e off-line. Assim, esta pesquisa apresenta a trama atual que esboça a sociedade digital em que vivemos, entrelaçando e (re) desenhando conceitos, experiências e vivências de homens gays que utilizam plataformas digitais na busca por amores, amizade e sexo, sejam eles virtuais ou reais. Diante de tal cenário, precisamos refletir sobre os limites e vantagens que as tecnologias causam em nossas vidas, dessa forma vislumbramos como objetivo geral desta pesquisa: analisar os sentidos atribuídos pelos interlocutores quanto ao processo de envelhecimento que os atravessam quando da utilização de ferramentas digitais na busca por parceiros; e como específicos, compreender como se constrói o entendimento e noção de envelhecimento por parte dos interlocutores, considerando os diferentes fatores que envolvem a construção do conceito de envelhecer no contexto virtual; analisar as dinâmicas e configurações de poder envolvidas nas interações sociais realizadas virtualmente no Grindr; e identificar os principais aspectos que contribuem para o entendimento do que é ser gay nas plataformas digitais e quais implicações essas performances geram nas interações online e off-line. O presente trabalho, propõe discussões que envolvem neste sentido, reflexões sobre as relações de poder envolvidas nas interações virtuais, as configurações atuais sobre o entendimento e sentido dos processos de envelhecimento neste mundo tão veloz, onde o efêmero e o líquido são condições para se estar atualizado, e ainda sobre sexualidade dentro das plataformas virtuais, tão cheias de exigências e requisitos para se conseguir alguém, mesmo que para apenas uma conversa ou amizade virtual. Para compreendermos as questões aqui levantadas utilizo-me do pensamento de nomes como Bauman (2007/2011), Foucault (1987/1988), Goldenberg (2014), Miskolci (2017), Sibilia (2008) e outros dão suporte na construção dos fios que emaranham esta rede que buscamos decifrar. O campo de pesquisa é o Grindr, onde criei um perfil público e aberto com o intuito de selecionar os possíveis participantes da pesquisa, no chat do próprio aplicativo desenvolvi conversas com usuários do aplicativo onde foram expostas angustias, frustações e expectativas relacionadas quando da utilização do mesmo. O Grindr como ferramenta tecnológica de sociabilidade proporciona uma maior possibilidade de interação entre sujeitos de diferentes culturas, regiões e condições diferentes, para além destas facilidades, oportuniza ainda a disseminação de práticas preconceituosas, recriando no ambiente virtual situações enfrentadas por muitos homens gays na sua vida real. Assim, os sentidos construídos por estes indivíduos sobre seus processos de envelhecimento não me permitem concluir de forma precisa quais aspectos e similitudes envolvem a construção do que é envelhecer no contexto virtual, pois cada indivíduo tem um processo específico que o envolve e faz viver experiências únicas sobre envelhecimento, poder, sexualidade e o uso de mídias digitais, que podem por vezes ter um sentido próprio para o sujeito e não atingir com a mesma sensibilidade outro indivíduo. É inapropriado portanto, que se conclua com base em uma única pesquisa um processo que todo dia tem novas variáveis, envolve outras categorias, e abrange uma infinidade de situações, experiências e vivencias tão singulares e intimas.
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TOMÉ CAPETA SOLUNDO
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SABERES TRADICIONAIS EM ANGOLA E NO BRASIL: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS DAS PARTEIRAS NOS MUNICÍPIOS DO ANDULO E AMARANTE
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Orientador : FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
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Data: 25/01/2022
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A presente pesquisa sobre Saberes Tradicionais em Angola e no Brasil, é uma extensão defendida no curso de bacharelado em Humanidades em 2019, com o título “Saberes Tradicionais das Parteiras em Angola e suas condições de trabalho no município do Andulo” na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Este estudo tem como objetivo central: compreender a importância do ofício do partejar, buscando adentrar na tradição e suas (re)significações no encontro com o conhecimento técnico-científico pela via da política de saúde reprodutiva. Enquanto objetivos específicos, Objetivos específicos, visou-se: 1) Identificar as políticas públicas existentes a saúde reprodutiva nos dois espaços pesquisados em Angola e no Brasil; 2) Conhecer sobre Patrimônio cultural imaterial relativo a parteiras para os espaços em estudo; 3) Conhecer algumas formas afetiva relativas aos partos vivenciadas por parteiras, profissionais da saúde e parturientes. As principais autoras e sujeitos desta pesquisa são as protagonistas desse oficio as parteiras que no qual trabalhei para o desenvolvimento deste trabalho, pois elas possuem uma tradição oral que constitui um patrimônio imaterial predominante no seio de suas comunidades, e outros autoras, autores e instituições governamentais e não governamentais estão presentes para auxiliar na compreensão dos conceitos, e outras categorias de analises na dicotomia da concepção clássica e contemporânea. Este estudo visa contribuir para alargar o conhecimento sobre esta realidade e possibilitar qualidade de vida das parteiras e, consequentemente, das parturientes frente às violências obstétricas sofridas no parto até o pós-p
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