Banca de DEFESA: MICHELLE DE MORAES BRITO

DISCENTE: MICHELLE DE MORAES BRITO
DATA: 03/04/2023
LOCAL: Híbrida: Auditório do Depto de Química "Professor José Roberto de Oliveira Torres" e Google Meet
TÍTULO: TEXTOS DA REVISTA SAPIÊNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: TECENDO RELAÇÕES ENTRE A QUÍMICA E A BIODIVERSIDADE REGIONAL
PALAVRAS-CHAVES: textos de divulgação científica; ensino de química; revista Sapiência; biodiversidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

O uso de recursos que visam divulgar a ciência tem sido objeto de pesquisas no ensino. Os dados têm revelado a eficácia da divulgação científica (DC), a partir da investigação dos mais variados tipos de mídias (internet, televisão, rádio, jornais, revistas e livros). Diante das possibilidades, os textos de divulgação científica (TDC) despertam o interesse de pesquisadores, em decorrência da presença de elementos explicativos e assuntos atinentes ao cotidiano, além de abordarem temas científicos de forma interdisciplinar, aspecto especialmente importante no ensino de química. Nesse viés, destacam-se aqueles voltados à temática “Biodiversidade”, visto que seus elementos interrelacionam conceitos de várias áreas, além de apresentar relevância ambiental, social e econômica. Assim, na presente pesquisa tomamos como premissa o potencial do uso de TDC no estabelecimento de relações entre a química e a biodiversidade regional e a relevância de propiciar aos estudantes a construção do conhecimento químico a partir de uma perspectiva local. Para tanto, selecionamos e analisamos TDC da revista Sapiência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Piauí (FAPEPI), considerando o recorte temporal de 2004 a 2021. Para a verificação dos principais conteúdos, temáticas e abordagens nos textos, utilizamos os critérios estabelecidos por Bardin (2015) e o instrumento adaptado de Ferreira e Queiroz (2011). Com a finalidade de evidenciar os atributos didáticos dos textos, identificamos as dimensões acerca da aprendizagem segundo as orientações de Conrado e Nunes-Neto (2018). Para a classificação das abordagens em relação à biodiversidade, lançamos mão das considerações de Monaco e Marandino (2010). Identificamos 137 TDC relacionados, de forma direta ou indireta, à química. A maioria deles teve seu conteúdo classificado como relacionado a fronteiras ou temas transversais. Além disso, predominam abordagens de cunho científico e conceitual e foram frequentes as menções a questões ambientais e de saúde. Esses dados fortalecem a possibilidade de os TDC serem inseridos, no ensino de química, em pautas interdisciplinares, propiciando um processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Observamos também o potencial dos textos em explorar não apenas os conteúdos conceituais, mas também os procedimentais e atitudinais, fato que revela o TDC como importante auxílio para o desenvolvimento de habilidades desejáveis aos estudantes. No tocante à biodiversidade, houve a predominância de textos classificados nas abordagens conservacionista e humana e, em menor evidência, na abordagem em níveis de organização da diversidade, sugerindo que os TDC analisados permitem discutir a biodiversidade não restrita ao ponto de vista conservacionista, mas também no tocante à alteração consciente dos ambientes. Logo, os resultados sugerem que os TDC analisados oferecem temas que permitem tratar a química de forma contextualizada, proporcionando aos alunos desenvolver habilidades a partir da construção do conhecimento gerado em sua região e auxiliando na tomada de decisões diante de questões pertinentes à biodiversidade.

Presidente - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 1714171 - JANILDO LOPES MAGALHAES
Externo ao Programa - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS