Banca de DEFESA: MATHEUS LADISLAU GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE: MATHEUS LADISLAU GOMES DE OLIVEIRA
DATA: 15/05/2023
LOCAL: Híbrido: Auditório do Programa de Pós-graduação em Química e Google Meet
TÍTULO: Alfabetização Científica e Ensino de Química: Produção de Uma Sequência Didática para Promover Aprendizados na EJA
PALAVRAS-CHAVES: Contextualização. Proposta metodológica. Ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

A disciplina de Química costuma ser vista como complexa e de difícil de assimilação pelos discentes, mesmo no ensino regular e, principalmente, na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos). Assim, mostram-se necessárias novas metodologias de ensino para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química na modalidade EJA. Objetivou-se apresentar uma proposta metodológica que estabelecesse conexões entre os conteúdos de Química e Educação Ambiental em turmas da modalidade de ensino em EJA. Além disso, buscou-se identificar o perfil socioeconômico dos estudantes de EJA. Foi perceptível, a partir das análises dos questionários aplicados com os estudantes e com os servidores, que a realidade socioeconômica afeta o processo de ensino-aprendizagem em função das limitações que os estudantes matriculados nessa modalidade enfrentam. Além disso, pode-se perceber que, ao ministrar os conteúdos de ligações químicas e geometria molecular a partir da contextualização com a Educação Ambiental, os discentes conseguiram abstrair os conteúdos ensinados, uma vez que os estudantes estavam sempre relembrando o que foi trabalhado na aula envolvendo Química e Educação Ambiental. Ao término da abordagem teórica dos conteúdos e das atividades realizadas foi perceptível que os estudantes conseguiram compreender os conteúdos de Química ministrados a partir da contextualização com a Educação Ambiental, o que pode ser verificado a partir da aplicação da prova objetiva e da atividade de redação. Portanto, a presente proposta metodológica de ensino de Química a partir da contextualização com a Educação Ambiental se mostra eficiente na construção do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os estudantes da modalidade de ensino EJA conseguiram absorver os conteúdos de Química.

Presidente - 2406262 - ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
Interno - 1998602 - EVERSON THIAGO SANTOS GERONCIO DA SILVA
Interno - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
Externo à Instituição - LUCAS SAMUEL SOARES DOS SANTOS - UFT