Banca de DEFESA: LUÍS MIGUEL PINHEIRO DE SOUSA

DISCENTE: LUÍS MIGUEL PINHEIRO DE SOUSA
DATA: 10/10/2023
LOCAL: Auditório do Departamento de Química "Professor José Roberto de Oliveira Torres"
TÍTULO: A Química Quântica nas Instituições de Ensino Superior Públicas em um Estado do Nordeste: Um Panorama das Dificuldades dos Estudantes
PALAVRAS-CHAVES: química quântica; educação em química; ensino superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química

A Química Quântica é a disciplina fundamental para a compreensão da química contemporânea em termos da estrutura eletrônica da matéria. Sem ela, não se explicam átomos, moléculas, sólidos cristalinos, reações químicas, espectroscopia, semicondutores e nanotecnologia. Por isso, trata-se de disciplina obrigatória em cursos de graduação em química, de forma geral. A disciplina apresenta um grande desafio para os educadores, uma vez que os conceitos envolvidos são bastante abstratos e dissociados do senso comum, e os estudantes em geral têm grande dificuldade no seu aprendizado. O presente trabalho tem por objetivo analisar a perspectiva de discentes do curso de licenciatura em Química em relação às dificuldades de aprendizagem da disciplina, relacionando os resultados com trabalhos presentes na literatura e com a IES em que é ofertada. Para tanto, realizou-se entrevistas com os discentes em que foram discutidos temas específicos da disciplina e do processo de aprendizagem, utilizando-se de um questionário baseado na escala Likert. Os resultados obtidos expõem dificuldades por parte dos alunos na compreensão de conceitos basilares da Química Quântica, que possuem relação com a dificuldade de compreensão dos formalismos matemáticos associados à disciplina, além da ausência de significado para os discentes dos conteúdos discutidos. Concluise que ao corrigir as falhas de construção do conhecimento matemático, aliado a outros fatores como a aplicação de outras metodologias de ensino e avaliação, bem como a formação continuada de professores, haja a possibilidade de mitigar os problemas associados à aprendizagem da Química Quântica.

Presidente - 1167870 - ALEXANDRE ARAUJO DE SOUZA
Interno - 2350685 - BENEDITO BATISTA FARIAS FILHO
Interno - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
Interno - 2406262 - ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ