Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCILEIA REINALDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCILEIA REINALDO DA SILVA
DATA: 09/11/2023
LOCAL: Auditório do PPGQ
TÍTULO: O Desenvolvimento de Competências e Flexibilidade Cognitiva no Ensino de Química: Uma Proposta de Método Didático para atender a Aprendizagem Invertida
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem invertida. Teoria da flexibilidade cognitiva. Competências de Perrenoud.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

A aprendizagem invertida (AI) tem se destacado como uma abordagem promissora no campo do Ensino de Química. Neste artigo, exploramos os principais aspectos de uma intervenção pedagógica destinada a analisar a complexidade da implementação da AI na disciplina de Química Geral do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Nosso objetivo fundamental foi investigar como a aplicação de um método didático estruturado, repleto de atividades dinâmicas, pode não apenas facilitar a adoção da aprendizagem invertida em sala, mas também aprimorar o desempenho argumentativo dos alunos, um elemento crítico no ensino da química. Em termos metodológicos, este artigo segue uma abordagem qualitativa, enquadrando-se na natureza de um estudo de caso. Nossa pesquisa se concentrou na identificação do perfil dos participantes envolvidos no experimento e na análise da evolução de suas habilidades argumentativas ao longo da disciplina. A análise dos dados coletados revelou resultados interessantes. Observamos um aumento significativo na participação ativa dos alunos, à medida que sua resistência inicial em relação à AI diminuiu. Além disso, o número de desistências durante o semestre diminuiu substancialmente, evidenciando um maior comprometimento dos alunos com o conteúdo. Isso, de certa forma, destaca a eficácia da aprendizagem invertida como estratégia para manter o engajamento dos alunos e melhorar seus resultados acadêmicos. Os aspectos analisados foram agrupados em dimensões e categorias, fornecendo uma compreensão mais abrangente dos benefícios da implementação da AI no Ensino de Química. Portanto, acreditamos que este estudo contribui para a crescente literatura sobre a aprendizagem invertida, demonstrando seu potencial para transformar a experiência de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Química Geral, uma vez que esses dados sustentam a adoção da AI como uma estratégia pedagógica inovadora no Ensino de Química.

Presidente - 1714171 - JANILDO LOPES MAGALHAES
Interno - 1806069 - JERINO QUEIROZ FERREIRA
Externo ao Programa - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - JOAQUIM SOARES DA COSTA JUNIOR - IFPI