Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍSSE CRISTINE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍSSE CRISTINE DE SOUSA
DATA: 27/11/2023
LOCAL: Departamento de Biofísica e Fisiologia
TÍTULO: QUIMIQUIZ: Um aplicativo educacional para o Ensino de Química.
PALAVRAS-CHAVES: Química, Jogos educacionais, Química Orgânica, Quiz.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um software para dispositivos móveis chamado QuimiQuiz, utilizando o MIT App Inventor, uma plataforma online que permite a criação de aplicativos para dispositivos móveis de forma gratuita. O app é direcionado para a aprendizagem de nomenclatura de compostos orgânicos, em específico, para o estudo de radicais orgânicos. O processo de construção do software foi realizado em quatro etapas: análise, design (planejamento), desenvolvimento e avaliação. A etapa de análise consistiu na busca de aplicativos nas lojas virtuais dos sistemas IOS e ANDROID. O planejamento do aplicativo preocupou-se com a construção dos storyboards, que auxiliaram na construção de uma interface intuitiva buscando visualizar e corrigir possíveis erros. Além disso, durante o planejamento, as questões e respostas foram elaboradas para serem inseridas no app. Após isto, o software, propriamente dito, foi obtido na etapa de desenvolvimento, no qual foi utilizado o ambiente da plataforma e por meio dela foram inseridos os componentes e, posteriormente estes foram programados utilizando blocos. Finalmente, a validação do app foi realizada na etapa de Avaliação. Nesta última etapa, os aspectos de usabilidade, jogabilidade e aprendizagem foram avaliadas através de um questionário, que por sua vez utilizou a escala Likert de gradação para medir o grau de satisfação dos usuários com a ferramenta. Este questionário foi aplicado por meio de um formulário no Google Forms para um público de professores, sendo, posteriormente, os dados de respostas avaliados. O estudo revelou que a ferramenta desenvolvida é bastante promissora no estudo de nomenclatura orgânica, uma vez que auxilia os alunos na revisão do conteúdo, na correção de lacunas no conhecimento e na interação e participação ativa dos educandos, rompendo com as técnicas tradicionais de ensino. O tema de “radicais orgânicos” pode ser abordado de forma lúdica e divertida, o extremo oposto do que normalmente é realizado, utilizando um jogo do tipo quiz permitindo que o aluno realize uma autoavaliação, determine seus pontos fracos, sistematize os conteúdos e planeje o tempo de revisão melhorando a absorção do conteúdo.

Interno - 2157495 - ANDERSON NOGUEIRA MENDES
Interno - 2350685 - BENEDITO BATISTA FARIAS FILHO
Interno - 1998602 - EVERSON THIAGO SANTOS GERONCIO DA SILVA
Externo ao Programa - 2756476 - JEAN CARLOS ANTUNES CATAPRETA