Banca de DEFESA: RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO

DISCENTE: RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO
DATA: 25/08/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: O ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA.
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Ensino-Aprendizagem; Ensino Remoto; Práticas Pedagógicas.
ÁREA: Sociologia

O ensino remoto foi implementado como prática pedagógica afim de minimizar os impactos do distanciamento físico do espaço escolar em meio ao contexto de pandemia causado pelo covid-19, vírus que se alastrou por todo o mundo no final de 2019, e que pela alta taxa de transmissibilidade e letalidade fez com que a Organização Mundial de Saúde recomendasse o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais. Os efeitos desse modelo de ensino merecem ser aprofundados para que tenhamos a compreensão de que modo foi afetado o processo de ensino-aprendizagem, particularizando neste estudo, o primeiro ciclo do ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina-PI. Tem-se por objetivo geral compreender como as práticas pedagógicas adotadas por uma escola pública de Teresina-PI afetou a vida escolar de alunos e alunas do primeiro ciclo do ensino fundamental. Tendo como referencial dentre os autores: Áries (1981), Castells (2005), Saviani (2020), assim como leis e decretos. Para este estudo foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O universo amostral é constituído por dois professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais em uma escola Municipal na cidade de Teresina-PI, oito alunos pertencentes à mesma escola e seus respectivos responsáveis. Os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionário e analisados considerando e relacionando autores como Bardin (2016). Os resultados apontam que uma quantidade significativa de crianças que não foram contempladas com o ensino remoto, não participando das atividades escolares naquele período e aqueles que participaram acreditam terem sido prejudicados pela forma como se deu o período de aulas online na rede pública municipal. Dessa forma, podemos entender que as práticas adotadas pela rede municipal não foi capaz de abranger todo o público atendido por ela, deixando um número considerável de estudantes afastados das atividades escolares no período pandêmico.

Externo à Instituição - ELIENE MARIA VIANA DE FIGUEIREDO PIEROTE - UESPI
Interno - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Presidente - 1756788 - SAMUEL PIRES MELO
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 11:14