Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES
DATA: 20/10/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: FAKE NEWS E EDUCAÇÃO: Uma análise Sociológica do processo decisório do voto dos docentes da Rede Municipal de Educação de Teresina sob a ótica dos Capitais.
PALAVRAS-CHAVES: Capitais, professores, Massa, Fake News
ÁREA: Sociologia

Esta dissertação será desenvolvida por meio do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, em nível de Mestrado. Os capitais são formas de poder que moldam o indivíduo e podem ser de natureza cultural, social, econômica, política ou simbólica. A sociedade vive em um processo cíclico de evolução, em que as pessoas são ajustadas pelo meio em que estão inseridas e tendem a se agrupar por gostos, crenças e herança simbólica através da constituição dos grupos e massas. As Fake News são uma herança da modernidade, tendo como função essencial, a desinformação coletiva. Essas notícias afetam diretamente a vida das pessoas, que se veem envolvidas em teias de mentiras. Tem-se por objetivo geral analisar sociologicamente o processo decisório do voto dos docentes da Rede Municipal de Educação de Teresina com ênfase nas eleições presidenciais de 2018. Será testada a hipótese de que o acesso aos diversos capitais por parte dos professores possa torná-los mais propensos a identificar e a não repassar fake news, assim como influenciar suas decisões políticas com base nos capitais adquiridos e no Habitus. Para comprovar essa hipótese, será realizado um estudo, focando nos capitais em uma escala inversamente proporcional aos níveis de propagação de notícias falsas, e na relevância dessa relação para a tomada de decisão política. O referencial teórico será construído a partir dos estudos de Pierre Bourdieu (1990;2015), Max Weber (1987;1991), Lúcia Santaella (2021) Le Bon (1895), Horkheimer (1972), Freud (1921) e Adorno (2015) e outros. A pesquisa em evidência tem uma abordagem qualitativa do tipo explicativa descritiva. O universo amostral será constituído por dez professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Escola Ambiental 15 de Outubro, localizada na rua Frei Segismundo. s/n, bairro: Pirajá. Os dados serão gerados através de entrevistas semiestruturada e questionários. Após análise dos dados, construiremos a dissertação final. Com esta pesquisa, buscamos contribuir com informações acerca do importante papel dos capitais e do Hábitus sob o processo decisório do voto dos docentes da cidade de Teresina permeado pelas Fake News.

Presidente - 1217067 - ERIOSVALDO LIMA BARBOSA
Interno - 1412198 - GABRIEL EIDELWEIN SILVEIRA
Externo à Instituição - VALDONÍLSON BARBOSA DOS SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 11/10/2023 11:16