Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉLIA MARIA BRITO CONCEIÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉLIA MARIA BRITO CONCEIÇÃO
DATA: 06/12/2023
LOCAL: SALA 323C - SALA DE AULA DO MESTRADO EM HISTORIA
TÍTULO: “O Acesso às velhices através da linguagem cinematográfica”
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem Cinematográfica. Percepção de Velhice. Tela Sociológica. Cinema. Velhice
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

O debate acerca da velhice e os diversos processos que o envolvem é algo que se faz cada vez mais necessário, visto que estatisticamente a sociedade mundial, e não apenas brasileira, está se tornando “velha” em sua maioria, e isso é motivo para discussões e debates sobretudo no ambiente acadêmico através da interlocução entre linguagem cinematográfica e a percepção de velhice. Assim, o debate acadêmico e científico sobre o acesso à velhice por meio da linguagem cinematográfica, mediado pelo projeto Tela Sociológica e CineClube, desempenha um papel crucial na compreensão das representações dos idosos na sociedade através dos filmes. Desse modo, este estudo teve como Objetivo Geral analisar a representação da velhice nos filmes "O Estudante" (2009) e "Umberto D." (1952), explorando as complexidades emocionais, desafios e relações humanas enfrentadas pelos idosos. Método: Análise de Conteúdo de Laurence Bardin e observação direta em sessões de filmes, os Resultados Preliminares: Identificou-se diversas categorias/conceitos relacionados a velhice através da percepção dos telespectadores ao assistirem os filmes. Considerações Preliminares: revelam divergências nas percepções sobre a velhice em cada filme, indicando a necessidade contínua dessa abordagem no meio acadêmico e para além dos muros da universidade, essa discussão e até mesmo intervenção se faz necessária para uma melhor percepção dos diversos tipos de velhices.

Presidente - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Interno - 4221710 - MARIA ROSANGELA DE SOUZA
Externo ao Programa - 423559 - SOLIMAR OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 12:11