Jointly Workshop – Interpretações do Brasil – NOVA, UEM, UFPI

Visões não-canônicas do Brasil
6 e 7 de Dezembro
Evento online – https://www.youtube.com/@IHChistory

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa se reúnem para promover a segunda edição do Workshop Interpretações do Brasil – uma iniciativa que pretende debater a história da produção do conhecimento do e sobre o Brasil a partir de múltiplas perspectivas. Nesta segunda edição, participantes de diversas instituições brasileiras e portuguesas discutem o tema "Visões não-canônicas do Brasil", destacando o pensamento de intelectuais "marginais" sobre o país e interpretações esquecidas ou apagadas da história. Como uma ideia ou teoria é superada e deixa de ter importância no pensamento social? Como intelectuais, periódicos ou instituições periféricas se relacionam com as instâncias dominantes de produção do conhecimento? Como circulam as interpretações produzidas nas margens do sistema universitário ou do campo cultural? Que nuances as trajetórias de intelectuais periféricos trazem para a história do pensamento social brasileiro? Essas e outras questões serão abordadas na segunda edição do Workshop Interpretações do Brasil, a ser realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, online. Convidamos toda a comunidade acadêmica a acompanhar o evento.

Programação:
Dia 06/12, às 11h (Brasília) e 14h (Lisboa)
Mesa 1: Projetos Políticos e Intelectualidade
Alexandro Dantas Trindade (UFPR)
Arilda Arboleya (UFPI)
Cássia Silveira (UFRGS)
Dia 06/12, às 15h (Brasília) e 18h (Lisboa)
Mesa 2: Pensamento Social e Raça
Marcus Vinicius de Freitas Rosa (UFRGS)
Sarah Calvi Amaral Silva (UFRGS)
Valéria Floriano-Machado (UFPR)
Dia 07/12, às 11h (Brasília) e 14h (Lisboa)