Notícia

Ramificações da História: Política, Cultura e Sociedade
01/04/2024 09:43


"As centelhas da esperança, privilégio do ofício e da inquietude do historiador, são o que nos motivam, e o que procuramos expressar nos artigos e problemáticas deste livro. Reune-se aqui, portanto, uma variedade de textos - frutos de reflexões na área da História e das áreas irmãs, e nas diversas trilhas abertas pelas ramificações que nosso conhecimento possibilita e estimula, em um terreno fértil e gerador de novas demandas e saberes em construção. Os textos aqui publicados refletem a vinculação da história à política, à cultura e à sociedade, sem ignorar o poder que impulsiona a escrita histórica, e suas formas de existir, de resistir, de sobreviver, de sentir, de pensar a/com a sociedade. Não em perspectiva linear e progressiva e sim múltipla, ramificada. Nossa diversificação é conectada às raízes comuns: o amor pelo conhecimento histórico e o compromisso com a vida humana e suas formas de pulsar, que, tais como artérias, são múltiplas e fundamentais à vida.


A coletânea agrega textos produzidos por historiadores e historiadoras com diversificadas perspectivas temáticas, epistemológicas e políticas do fazer historiográfico, que provocam questões e problematizam a história e sua fabricação a partir de seus locus de produção e de seus entendimentos sobre a história e suas inter-relações com as faces que elaboram ou interditam o que é pensado/escrito/publicado pelos historiadores e pelas historiadoras."



FONTINELES, CLáudia Cristina da Silva; AGUIAR JÚNIOR, José de Arimatéa Freitas; MENESES, Lívia Suelen Sousa Moraes. O fruto nutritivo das ramificações da história: a vitalidade do conhecimento. In: FONTINELES, CLáudia Cristina da Silva; AGUIAR JÚNIOR, José de Arimatéa Freitas; MENESES, Lívia Suelen Sousa Moraes (Orgs.). *Ramificações da História:* política, cultura e sociedade. Teresina: EdUESPI, 2023, p. 12-13.