SAMANTHA DE MOURA MARANHAO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

Ir ao Menu Principal

samantha de moura maranhao

CLV - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professora de Filologia Latina e Portuguesa da Coordenação de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Piauí (com ingresso na instituição em 2004). Dedica-se ao estudo de arabismos da língua portuguesa e da sua dicionarização pela Lexicografia nacional. Investiga, ainda, a contribuição oeste-africana para a língua e a cultura brasileiras, notadamente a afro-muçulmana no Brasil escravagista, bem como o legado linguístico da imigração árabe no português brasileiro. Neste momento, realiza pesquisa sobre os hauçás e a sua língua no contexto multilinguístico da Cidade da Bahia oitocentista. Dedica-se, simultaneamente, ao estudo de transtornos de aprendizagem na Educação Básica, considerando-se a urgência em preparar docentes aptos a integrar a rede multidisciplinar de apoio ao estudante (com formação em Neuropsicopedagogia, Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica, além de Transtornos do Neurodesenvolvimento, esta última especialização ainda em andamento). Interessa-se por transtornos mentais na Educação Básica.

Graduada em Comércio Exterior (Facid Wyden, 2023), interessa-se pela integração entre os povos e seus desdobramentos culturais, linguísticos e sócio-econômicos.

E-mail institucional: smm@ufpi.edu.br
Parte da produção acadêmica se encontra disponível no site samanthamaranhao.com.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Cursou Secretariado Executivo com Inglês e Alemão (UCSal, 1989), licenciatura em Letras Português/Francês (UCSal, 1993), bacharelado em Letras Estrangeiras Modernas/Italiano (UFBA, 1994), mestrado em Filologia Românica (UFBA, 1997), doutorado em Linguística (UFC, 2011) e especialização em Estudos Africanos (UFPI, 2013). Cursou a especialização em Neuropsicopedagogia e Novas Aprendizagens (Facid-Wyden, 2020), com vistas a estudar transtornos de aprendizagem relacionadas à leitura e à escrita. Formada em Comércio Exterior (Facid-Wyden, 2023), com foco em diplomacia corporativa (dimensão cultural dos negócios internacionais).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Filologia Românica, Filologia Árabo-Românica, Etnolinguística, Antropologia Linguística, Sociolinguística, Linguística de Contato. Oriente Médio. Imigração árabe para o Brasil. África. Islamização do Oeste-Africano. Afro-muçulmanos no Brasil escravagista. Arabismos portugueses. Transtornos de aprendizagem relacionados à leitura e à escrita. Interações dos romanos antigos com povos variados, os contatos linguístico-culturais verificados na Antiguidade e interferências linguísticas (especialmente empréstimos lexicais de diferentes línguas no latim).
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3538168806049483

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
UFPI, CCHL, Coordenação de Letras Estrangeiras
Av. Min. Petrônio Portella, S/N,
Ininga, 64.049-500, Teresina/PI
(86) 3215-5783
Sala
51
Telefone/Ramal
5782
Endereço eletrônico
smm@ufpi.edu.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 22/05/2024 17:46