YURI JACQUES AGRA BEZERRA DA SILVA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA/CPCE

Ir ao Menu Principal

yuri jacques agra bezerra da silva

ABJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA/CPCE

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2014) em Ciência do Solo (UFRPE). Realizou parte do doutorado na Texas A&M University, United States, Biological and Agricultural Engineering Department. Pós-doutorado na Universidade Paris Saclay, França (2021-2022), Laboratório de Clima e Ciência Ambiental (LSCE - Laboratory of Climate and Environmental Science) da Comissão Francesa de Energia Atômica (CEA - French Atomic Energy Commission). Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí/CPCE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (área de concentração em Ciência do Solo) da UFPI (Capes 4). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AG - Agronomia. Foi bolsista de produtividade em pesquisa da UFPI (2019-2020). Foi Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (UFPI) (2016). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no colegiado do curso de Engenharia Agronômica da UFPI/CPCE (2017-2019). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFRPE (Capes 5). Líder do grupo de pesquisa "Conservação do Solo e Qualidade Ambiental". Membro dos grupos de pesquisa: 1) Química Ambiental de Solos (UFRPE), 2) Solos, Produção Vegetal e Qualidade Ambiental na Região dos Cerrados (SOLOCER) (UFPI) e 3) Erosão e Hidrologia Superficial (UFSM). Coordena projetos de pesquisa aprovado pelo CNPq (Universal 2016 - faixa A - Processo: 404394/2016-7) e UFPI (Programa institucional de incentivo a missões no exterior de apoio à pesquisa (Promissão: edital 010/2018 - PROPESQ/PRPG/UFPI). Vice Presidente da ICCE, Continental Erosion (https://iahs.info/Commissions--W-Groups.do) - International Association of Hydrological Sciences (IAHS) (2019-2023). Membro da comissão 3.3. Manejo e Conservação do Solo e da Água em eleição realizada junto aos sócios da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Julho/2019). Editor Associado da revista Ceres e da revista Brasileira de Ciência do Solo. Revisor ad-hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais. Trabalha em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos (Texas A&M University), França (Laboratoire des Sciences du Climat et de l'Environnement - LSCE) e Reino Unido (Rothamsted Research, North Wyke). Desenvolve pesquisas na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: Transporte e produção de sedimentos; Erosão do solo em escala de parcela e bacia hidrográfica; Geoquímica de solos e sedimentos; Elementos traços nos sistemas solo, água e sedimentos; Elementos terras raras; Identificação da fonte de sedimentos em bacias hidrográficas e Aplicação de técnicas da análise multivariada em estudos ambientais.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2014) em Ciência do Solo (UFRPE). Realizou parte do doutorado na Texas A&M University, United States, Biological and Agricultural Engineering Department. Pós-doutorado na Universidade Paris Saclay, França (2021-2022), Laboratório de Clima e Ciência Ambiental (LSCE - Laboratory of Climate and Environmental Science) da Comissão Francesa de Energia Atômica (CEA - French Atomic Energy Commission). Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí/CPCE. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (área de concentração em Ciência do Solo) da UFPI (Capes 4). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AG - Agronomia. Foi bolsista de produtividade em pesquisa da UFPI (2019-2020).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Desenvolve pesquisas na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: Transporte e produção de sedimentos; Erosão do solo em escala de parcela e bacia hidrográfica; Qualidade do solo; Elementos traços nos sistemas solo, água e sedimentos; Elementos terras raras; Identificação da fonte de sedimentos em bacias hidrográficas e Aplicação de técnicas da análise multivariada em estudos ambientais.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7452583175531534

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal do Piauí
Campus Professora Cinobelina Elvas
Rodovia municipal Bom Jesus – Viana, km 01 – Planalto Horizonte – CEP: 64900-000, Bom Jesus – PI

Sala
12B
Telefone/Ramal
1866
Endereço eletrônico
yuri_jacques@hotmail.com

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1082 13/06/2024 02:24