marcia astres fernandes

ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Atividades de acolhimento do PPGEd (13/03/2025 - 13/03/2025)
   Texto para 1a aula 
NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
  Texto 2 da Unidade II 
TEXTO 2 - BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, Out. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 maio 2024
  Texto 3 - Unidade II 
TEXTO 3 - Unidade II - MENCHISE, Rose Mary; FERREIRA Diogo Menchise; ÁLVAREZ, Antón Lois Fernandez. Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdade: Uma análise principalmente do Brasil. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc. – Rio de Janeiro – Vol. 16 – no 1 – Jan-Abr. 2023 – pp. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dilemas/a/XzRkRqdpMRpMJWqcQF3d8wK/# Acesso em: 05 maio 2023.
  Texto 1 - Unidade II 
TEXTO 1 - MARTINS, Paulo de Sena. Constituinte, financiamento e direito à educação: a voz dos protagonistas. Educ. Soc. 2018, vol.39, n.145, p.823-845. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2024.
  Texto 4 - Unidade II 
TEXTO 4 - BANCO MUNDIAL. Gastar mais e melhor: eficiência e equidade na educação brasileira. In: BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017, p. 121-138. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 16 maio 2024.
  Texto 5- Unidade II 
TEXTO 5 - AMARAL, Nelson Cardoso. Uma análise do documento “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” 28f. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/analise-critica-bm-2017.pdf Acesso em: 24 mar. 21
Orientações iniciais da disciplina (20/03/2025 - 20/03/2025)
Intelectuais e a cultura nacionalista na Era Vargas (27/03/2025 - 27/03/2025)
  TEXTO PARA AULA DO DIA 27/03 
Prezadas e prezados, Peço que realizem o fichamento referente ao texto indicado para a aula do dia 27/03. É importante que todos façam, mesmo que tenham dúvidas em algum item ou não compreendam completamente algum ponto. Na aula do dia 04/04, explicarei detalhadamente cada item do fichamento, por isso, o mais importante neste momento é que vocês se envolvam com a leitura e tentem realizar o exercício da melhor forma possível. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  TEXTO PARA AULA DO DIA 27/03- 
Prezadas e prezados, Peço que realizem o fichamento referente ao texto indicado para a aula do dia 27/03. É importante que todos façam, mesmo que tenham dúvidas em algum item ou não compreendam completamente algum ponto. Na aula do dia 04/04, explicarei detalhadamente cada item do fichamento, por isso, o mais importante neste momento é que vocês se envolvam com a leitura e tentem realizar o exercício da melhor forma possível. Qualquer dúvida, estou à disposição.
    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Educação como estratégia de liberdade dos negros escravizados no Brasil (03/04/2025 - 03/04/2025)

Textos: 

Texto1.

 NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Texto 2.

 SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067 (Leitura obrigatória completa)

Texto 3.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Negros. In: GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

OBS. Apresentar apenas: Introdução do livro e o capítulo “Negros” (p. 220–254).

    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Educação no contexto de disputas entre Igreja, Família e Estado (10/04/2025 - 10/04/2025)

texto 1. 

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Aulas régias:: luz que emana do trono. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p73-89. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3065. Acesso em: 3 abr. 2025.

Texto 2. 

SECO, Ana Paula; AMARAL, Tania Conceição Iglesias do. Marquês de Pombal e a reforma educacional brasileira. HISTEDBR – Navegando pela História da Educação Brasileira, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos/marques-de-pombal-e-a-reforma-educacional-brasileira. Acesso em: 3 abr. 2025.

    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
LDB (1961) e Memórias da Educação na Ditadura Militar (17/04/2025 - 17/04/2025)
    
Inicia em 31/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
A Garantia do Direito à Educação na Constituição de 1988 (24/04/2025 - 01/05/2025)
O Neoliberalismo na Educação (08/05/2025 - 15/05/2025)
O Banco Mundial e a Educação (22/05/2025 - 29/05/2025)
Conjuntura da Educação Brasileira (05/06/2025 - 05/06/2025)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (12/06/2025 - 12/06/2025)
Aula Extra.
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (12/06/2025 - 12/06/2025)
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (26/06/2025 - 26/06/2025)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (03/07/2025 - 03/07/2025)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (10/07/2025 - 10/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR JUN JUL Total
13 20 27 03 10 24 12 26 03 10
1 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2025100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
6 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2025100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
30 2025100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
31 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025100**** 9,5 9,5 9,0 9,5 9.4 0 AM
2 2025100**** 10,0 10,0 9,0 9,7 9.7 0 AM
3 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
4 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 9,0 9,8 9.7 0 AM
6 2025100**** 10,0 10,0 9,0 9,8 9.7 0 AM
7 2025100**** 9,5 9,5 9,5 9,4 9.5 4 AM
8 2025100**** 9,5 9,5 9,0 9,4 9.4 4 AM
9 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
10 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
11 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
12 2025100**** 10,0 10,0 9,5 9,8 9.8 0 AM
13 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
14 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
15 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
16 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
17 2025100**** 3,0 9,5 9,0 9,0 7.6 0 AM
18 2025100**** 10,0 9,0 9,0 9,5 9.4 0 AM
19 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
20 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
21 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
22 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
23 2024100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
24 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
25 2025100**** 10,0 10,0 9,5 9,8 9.8 0 AM
26 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
27 2025100**** 10,0 9,0 9,0 9,5 9.4 0 AM
28 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
29 2025100**** 10,0 9,0 9,0 9,5 9.4 0 AM
30 2024100**** 10,0 10,0 9,0 9,8 9.7 0 AM
31 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
32 2025100**** 9,5 9,5 9,0 9,4 9.4 4 AM
33 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
34 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
35 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
36 2025100**** 10,0 10,0 9,0 9,7 9.7 1 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Última oportunidade para envio das atividades da 1ª Unidade 06/07/2025
Sobre a aula de amanhã 23/06/2025
Link do nosso encontro (17/04/20250 17/04/2025
Cronograma da disciplina Educação Brasileira 05/04/2025
Textos da aula do dia 03/04/25 28/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1493 16/12/2025 21:47