joel conceicao rabelo

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

CPPGED/CCE016 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/08/2023 - 13/09/2023)

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Joel Conceição Rabelo

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2003), mestrado em Matemática com área de concentração em Estatística pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020). Foi professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco de 2006 a 2009 e atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí. Trabalha com projetos de extensão voltados para o uso de TIC e para o desenvolvimento da Educação Estatística na Educação Básica.

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5641763741915342 


   ApresentacaoDisciplina.pptx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/08/2023 - 13/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 15/08/2023 às 08:00 a 13/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (15/08/2023 - 13/09/2023)

A noção de algoritmo (três formas de escrever algoritmos: descrição narrativa, fluxogramas e pseudocódigos)

Conhecer as três formas de representar os algoritmos e entender o motivo de usarmos mais os fluxogramas.

Curiosidade: Você sabia que o pseudocódigo é uma forma de representação dos algoritmos e que ele é mais utilizado na programação de computadores?

Nossa meta aqui é identificar a dificuldade de se trabalhar com a descrição narrativa de algoritmos. Conclui-se, assim, que o fluxograma é a forma mais fácil de se especificar o algoritmo.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 18/08/2023 às 08:00 a 29/09/2023 às 23:59
UNIDADE II (15/08/2023 - 13/09/2023)

A noção de fluxograma; principais símbolos utilizados na construção de fluxogramas; Construção de

fluxogramas; Fluxogramas no mundo do trabalho.

Identificar os símbolos utilizados na construção de fluxogramas, aprender a construi-lo e aplicá-lo no mundo do trabalho.

- SILVA, Ana Flavia U. da. Fluxogramas: Uma nova linguagem para trabalhar divisibilidade no Ensino Básico. Dissertação (PROFMAT) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Rio Claro. Rio Claro - SP, p. 202. 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202257/silva_afu_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y.

 

-  Norma ISO 5807: Introdução. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=T12e00hvV6o

 

- Sobre como fazer um Fluxograma no Word

 https://www.youtube.com/watch?v=1YmF1a-JmIo

 

- Como fazer um Fluxograma no Word? Aprenda em 7 passos simples e práticos!

Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/fluxograma-no-word

Você conhece os símbolos utilizados na construção de fluxogramas? Cada um deles tem um significado e deve ser utilizado corretamente para não prejudicar a execução do algoritmo. 

É preciso planejar bem a resolução do problema para construir o fluxograma. Se for mal elaborado, o fluxograma perde a sua utilidade e pode piorar o problema em questão. 

    
Inicia em 19/04/2024 às 1h 0 e finaliza em 01/05/2024 às 23h 59
UNIDADE III (15/08/2023 - 13/09/2023)

Utilização de fluxogramas conforme habilidades da BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Principais erros identificados na construção de fluxogramas.

Identificar habilidades da BNCC que são desenvolvidas de acordo com os objetos de conhecimento ao se utilizar fluxogramas.

Identificar os principais erros na construção de fluxogramas.

- VALENTE, José Armando. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno. Revista e-Curriculum [en linea]. 2016, 14 (3), 864-897. ISSN: 1809-3876. Disponível em:

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76647706006

- https://www.youtube.com/watch?v=ILnGlwn5Znc 

Para facilitar os primeiros contatos com fluxogramas: (1) faça os algoritmos, em linguagem descritiva; (2) depois faça o esboço dos fluxogramas; (3) por fim, faça os fluxogramas (pode ser com recurso de tecnologia digital ou na mão).

É preciso identificar as habilidades da BNCC que serão desenvolvidas de acordo com os objetos de conhecimento ao trabalhar com fluxogramas, assim como os principais erros na sua construção.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/08/2023 - 13/09/2023)
    
Inicia em 12/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2024 às 23h 59
Atividades de acolhimento do PPGEd (13/03/2025 - 13/03/2025)
  Texto para 1a aula 
NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
  Texto 2 da Unidade II 
TEXTO 2 - BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, Out. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 maio 2024
  Texto 3 - Unidade II 
TEXTO 3 - Unidade II - MENCHISE, Rose Mary; FERREIRA Diogo Menchise; ÁLVAREZ, Antón Lois Fernandez. Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdade: Uma análise principalmente do Brasil. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc. – Rio de Janeiro – Vol. 16 – no 1 – Jan-Abr. 2023 – pp. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dilemas/a/XzRkRqdpMRpMJWqcQF3d8wK/# Acesso em: 05 maio 2023.
  Texto 1 - Unidade II 
TEXTO 1 - MARTINS, Paulo de Sena. Constituinte, financiamento e direito à educação: a voz dos protagonistas. Educ. Soc. 2018, vol.39, n.145, p.823-845. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2024.
  Texto 4 - Unidade II 
TEXTO 4 - BANCO MUNDIAL. Gastar mais e melhor: eficiência e equidade na educação brasileira. In: BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo – análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017, p. 121-138. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 16 maio 2024.
  Texto 5- Unidade II 
TEXTO 5 - AMARAL, Nelson Cardoso. Uma análise do documento “Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” 28f. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/analise-critica-bm-2017.pdf Acesso em: 24 mar. 21
Orientações iniciais da disciplina (20/03/2025 - 20/03/2025)
Intelectuais e a cultura nacionalista na Era Vargas (27/03/2025 - 27/03/2025)
  TEXTO PARA AULA DO DIA 27/03 
Prezadas e prezados, Peço que realizem o fichamento referente ao texto indicado para a aula do dia 27/03. É importante que todos façam, mesmo que tenham dúvidas em algum item ou não compreendam completamente algum ponto. Na aula do dia 04/04, explicarei detalhadamente cada item do fichamento, por isso, o mais importante neste momento é que vocês se envolvam com a leitura e tentem realizar o exercício da melhor forma possível. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  TEXTO PARA AULA DO DIA 27/03- 
Prezadas e prezados, Peço que realizem o fichamento referente ao texto indicado para a aula do dia 27/03. É importante que todos façam, mesmo que tenham dúvidas em algum item ou não compreendam completamente algum ponto. Na aula do dia 04/04, explicarei detalhadamente cada item do fichamento, por isso, o mais importante neste momento é que vocês se envolvam com a leitura e tentem realizar o exercício da melhor forma possível. Qualquer dúvida, estou à disposição.
    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Educação como estratégia de liberdade dos negros escravizados no Brasil (03/04/2025 - 03/04/2025)

Textos: 

Texto1.

 NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Texto 2.

 SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067 (Leitura obrigatória completa)

Texto 3.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Negros. In: GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

OBS. Apresentar apenas: Introdução do livro e o capítulo “Negros” (p. 220–254).

    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
Educação no contexto de disputas entre Igreja, Família e Estado (10/04/2025 - 10/04/2025)

texto 1. 

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Aulas régias:: luz que emana do trono. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p73-89. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3065. Acesso em: 3 abr. 2025.

Texto 2. 

SECO, Ana Paula; AMARAL, Tania Conceição Iglesias do. Marquês de Pombal e a reforma educacional brasileira. HISTEDBR – Navegando pela História da Educação Brasileira, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos/marques-de-pombal-e-a-reforma-educacional-brasileira. Acesso em: 3 abr. 2025.

    
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
LDB (1961) e Memórias da Educação na Ditadura Militar (17/04/2025 - 17/04/2025)
    
Inicia em 31/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/07/2025 às 23h 59
A Garantia do Direito à Educação na Constituição de 1988 (24/04/2025 - 01/05/2025)
O Neoliberalismo na Educação (08/05/2025 - 15/05/2025)
O Banco Mundial e a Educação (22/05/2025 - 29/05/2025)
Conjuntura da Educação Brasileira (05/06/2025 - 05/06/2025)
Os Movimentos Sociais na Contemporaneidade e suas lutas na educação (12/06/2025 - 12/06/2025)
Aula Extra.
O protagonismo dos movimentos sociais pelo direito a educação (12/06/2025 - 12/06/2025)
As Práticas educativas e os movimentos sociais: diferentes perspectivas políticas e epistemológicas (26/06/2025 - 26/06/2025)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (03/07/2025 - 03/07/2025)
As contribuições dos movimentos sociais no processo de democratização das políticas educacionais (10/07/2025 - 10/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR JUN JUL Total
13 20 27 03 10 24 12 26 03 10
1 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2025100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
6 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2025100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
30 2025100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
31 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025100**** 9,5 9,5 9,0 9,5 9.4 0 AM
2 2025100**** 10,0 10,0 9,0 9,7 9.7 0 AM
3 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
4 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 9,0 9,8 9.7 0 AM
6 2025100**** 10,0 10,0 9,0 9,8 9.7 0 AM
7 2025100**** 9,5 9,5 9,5 9,4 9.5 4 AM
8 2025100**** 9,5 9,5 9,0 9,4 9.4 4 AM
9 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
10 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
11 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
12 2025100**** 10,0 10,0 9,5 9,8 9.8 0 AM
13 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
14 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
15 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
16 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
17 2025100**** 3,0 9,5 9,0 9,0 7.6 0 AM
18 2025100**** 10,0 9,0 9,0 9,5 9.4 0 AM
19 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
20 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
21 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
22 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
23 2024100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
24 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
25 2025100**** 10,0 10,0 9,5 9,8 9.8 0 AM
26 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
27 2025100**** 10,0 9,0 9,0 9,5 9.4 0 AM
28 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
29 2025100**** 10,0 9,0 9,0 9,5 9.4 0 AM
30 2024100**** 10,0 10,0 9,0 9,8 9.7 0 AM
31 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
32 2025100**** 9,5 9,5 9,0 9,4 9.4 4 AM
33 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,7 9.6 0 AM
34 2025100**** 10,0 9,5 9,5 9,7 9.7 0 AM
35 2025100**** 10,0 9,5 9,0 9,5 9.5 0 AM
36 2025100**** 10,0 10,0 9,0 9,7 9.7 1 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Última oportunidade para envio das atividades da 1ª Unidade 06/07/2025
Sobre a aula de amanhã 23/06/2025
Link do nosso encontro (17/04/20250 17/04/2025
Cronograma da disciplina Educação Brasileira 05/04/2025
Textos da aula do dia 03/04/25 28/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1491 15/12/2025 18:17