-

CMR0040 - SISTEMATICA FILOGENETICA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico. (01/11/2013 - 01/11/2013)
Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação, relatórios de aulas práticas e organização do seminário. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI e a relação da Disciplina de Sistemática Filogenética com outras disciplinas, como Sistemática Animal, Zoologia, Embriologia, Ecologia e Citogenética.
História da Compreensão da Diversidade Biológica. (a aula do dia 08/11 vai ser reposta em 25/11) (04/11/2013 - 08/11/2013)
A origem do conhecimento da diversidade biológica. História da compreensão da ordem da diversidade biológica. Aristóteles: as essências; categorias aristotélicas; a classificação aristotélica; homologia; o início da biologia. Linnaeus. As grandes navegações, imperialismo e a constituições de coleções biológicas. Fixismo e transformismo.
Sistema Linneano. (11/11/2013 - 18/11/2013)
As categorias linneanas. Hierarquia de táxons e hierarquia de categorias. As classificações linneanas. Homologia pré-evolucionista. A teoria da evolução e as classificações biológicas pós-evolucionistas.
Escolas Evolutivas. (aula a ser reposta no dia 25/11) (22/11/2013 - 25/11/2013)
As diferentes escolas de sistemática. Sistemática essencialista e taxonomia sem teoria. Sistemática fenética: objetivos e métodos. Sistemática gradista. Sistemática filogenética. Método de recuperação de ordem e sistema de nomes nas classificações: hierarquia de táxons, hierarquia de nomes e hierarquia de categorias.
Exercícios práticos. (29/11/2013 - 02/12/2013)
Exercícios práticos sobre as escolas sistemáticas.
Primeira Avaliação Teórica. (06/12/2013 - 06/12/2013)
Aplicação da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Revisão da Primeira Avaliação Teórica. (09/12/2013 - 09/12/2013)
Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Sistemática Filogenética. (13/12/2013 - 16/12/2013)
O problema da reconstrução da filogenia dos grupos. Horizonte temporal e a filogenia. O método de análise filogenética de Willi Hennig. Homologia evolutiva. Direção temporal para estruturas homólogas e diferentes entre si: plesiomorfia e apomorfia. Apomorfias compartilhadas e agrupamentos monofiléticos.
Aula a distânica via SIGAA. (20/12/2013 - 10/01/2014)
Entrega de resenha de artigo científico na área de sistemática filogenética (atividade em equipe).
Construção de Filogenias 1. (13/01/2014 - 13/01/2014)
Sinapomorfias, homoplasia e reversões. Congruência entre caracteres. Parsimônia. Topologias possíveis. Filogenias como hipóteses. Decisão sobre a melhor filogenia.
Construção de Filogenias 2. (17/01/2014 - 20/01/2014)
Aplicação do método filogenético a caracteres morfológicos, fisiológicos, genéticos, bioquímicos, ecológicos e comportamentais. A origem dos principais caracteres bioquímicos, citogenéticos, fisiológicos, morfológicos e comportamentais. A universalidade da ferramenta filogenética como meio de compreender a distributividade de caracteres biológicos.
Biogeografia. (24/01/2014 - 24/01/2014)
O problema da distribuição espacial dos grupos biológicos: disjunção taxonômica. Histórico do pensamento biogeográfico. A biogeografia Criacionista. A descoberta das Américas. O dispersionismo criacionista de Linnaeus.
Dispersão e Vicariância. (27/01/2014 - 27/01/2014)

O advento da teoria evolutiva e o dispersionismo evolucionista. Disjunção e vicariância. A integração entre dispersão e vicariância para formar o padrão biogeográfico local. Tectônica de placas. História da diferenciação de faunas e floras regionais. Regiões biogeográficas e as provinciais biogeográficas locais.

Segunda Avaliação Teórica. (31/01/2014 - 31/01/2014)

Aplicação da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.

Revisão da Segunda Avaliação Teórica. (03/02/2014 - 03/02/2014)

Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.

Aula a distânica via SIGAA. (07/02/2014 - 14/02/2014)

Entrega de excercício prático de sistemática filogenética (atividade em equipe).

    
Inicia em 20/12/2013 às 8h 0 e finaliza em 10/01/2014 às 23h 59
    
Inicia em 07/02/2014 às 1h 0 e finaliza em 14/02/2014 às 23h 59
Apresentação de Seminários. (17/02/2014 - 28/02/2014)

Apresentação de Seminários pelos alunos, abordando temas trabalhados na disciplina.

Exame Final. (10/03/2014 - 10/03/2014)

Aplicação do Exame Final: Visa avaliar e revisar todos os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.

Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
01 04 08 11 18 22 25 29 02 06 09 13 16 20 10 13 17 20 24 27 31 03 07 10 14 17 21 24 28 07
1 20115**** 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
3 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20116**** 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
5 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 20115**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
9 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 20115**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 20115**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
16 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 201011**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
19 20115**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
20 20115**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 20116**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
22 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 20094**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 12
24 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 10
26 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 20094**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 12
28 20116**** 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
29 20115**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
30 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
32 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
33 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
35 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 9,5 7,5 9,5 8.8 2 AM
2 20116**** 7,7 6,5 9,5 7.9 10 AM
3 20116**** 6,2 5,5 8,2 4.5 5.6 2 RN
4 20094**** 6,6 6,8 6,5 0.0 3.3 12 RN
5 20116**** 8,5 4,7 8,7 7.3 4 AM
6 20115**** 6,8 6,1 8,2 7.0 8 AM
7 20116**** 6,7 8,5 8,2 7.8 6 AM
8 20115**** 7,5 9,1 8,2 8.3 2 AM
9 201011**** 6,5 6,5 9,5 7.5 4 AM
10 20115**** 7,1 7,3 8,2 7.5 2 AM
11 20116**** 6,5 9,7 8,2 8.1 12 AM
12 20116**** 6,7 6,5 7,7 7.0 6 AM
13 20115**** 9,5 8,7 9,5 9.2 2 AM
14 20116**** 6,6 8,7 7,7 7.7 4 AM
15 20115**** 7,1 9,2 8,2 8.2 2 AM
16 20116**** 6,1 6,6 6,5 2.5 4.5 8 RN
17 20116**** 3,6 5,0 9,5 7.5 6.8 8 EF
18 20115**** 5,3 8,1 9,5 7.6 8 AM
19 20115**** 8,4 6,6 8,7 7.9 0 AM
20 20116**** 8,0 6,2 8,7 7.6 12 AM
21 20116**** 7,0 5,7 9,5 7.4 15 AM
22 20115**** 6,8 8,7 8,2 7.9 0 AM
23 20115**** 6,2 7,6 7,7 7.2 10 AM
24 20115**** 8,5 6,2 9,5 8.1 2 AM
25 20115**** 6,7 5,7 9,5 7.3 8 AM
26 20116**** 7,5 7,1 7,7 7.4 6 AM
27 20116**** 8,0 6,3 8,7 7.7 0 AM
28 20116**** 9,5 8,6 9,5 9.2 2 AM
29 20115**** 8,5 5,8 8,7 7.7 8 AM
30 20115**** 7,2 6,0 9,5 7.6 4 AM
31 20094**** 8,1 6,7 6,5 7.1 12 AM
32 20116**** 6,4 8,0 6,5 7.0 14 AM
33 20115**** 7,3 7,1 6,5 7.0 4 AM
34 20116**** 1,7 4,1 9,5 4.2 4.7 10 RN
35 20116**** 8,3 8,1 6,5 7.6 0 AM
36 20116**** 6,3 8,2 8,2 7.6 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teoria da sistemática filogenética e comparação com outras escolas de classificação; Métodos para elaboração de cladogramas; Aprendizado de programas de computador para análises filogenéticas; Aplicação da sistemática filogenética na evolução de caracteres e biogeografia.
Objetivos: Compreender a metodologia de análise filogenética e sua aplicaçao na classificaçao grupos de diferentes organimos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Curso: Ciências Biológicas
Componente Curricular: Sistemática Filogenética
Professor: Dr. ANDERSON GUZZI
Créditos: 4 (60 h/a)
Período Letivo: 02/2013
Período: 5°
Encontros: Segundas-feiras (16:00 às 18:00) e Sextas-feiras (16:00 às 18:00h)

1 -EMENTA:
● Teoria da sistemática filogenética e comparação com outras escolas de classificação;
● Métodos para elaboração de cladogramas;
● Aprendizado de programas de computador para análises filogenéticas;
● Aplicação da sistemática filogenética na evolução de caracteres;
● Biogeografia;

2 - JUSTIFICATIVA:
A presente disciplina busca contemplar os principais aspectos da Evolução, uma ciência que aborda a história dos organismos, desde os mais simples até sua manifestação como homem consciente. Aliado a isso, a disciplina também aborda o resgate histórico da concepção do homem frente à diversidade biológica. Adaptação, seleção natural e relação histórica dos organismos ao meio ambiente são temas de estudo dessa Ciência. Também se relaciona com as disciplinas de Zoologia, Anatomia, Embriologia, Ecologia e Citologia, principalmente considerando o desenvolvimento histórico das estruturas orgânicas. Considerando o perfil do acadêmico acima descrito, a disciplina vem de encontro com a fundamentação teórica que o Curso de Ciências Biológicas objetiva transmitir aos seus graduandos: o mais novo paradigma biológico, importante em sua descrição de um método geral de reconstrução da história filogenética.

3 - OBJETIVOS GERAIS:
Compreender a diversidade biológica sob uma ótica holística, compreendendo as semelhanças entre os grupos, sua dimensão temporal, espacial e a existência de um sistema de nomes, além de buscar completar a formação biológica dos alunos, colocando o Processo Evolutivo como base de entendimento de todos os processos biológicos que atuam sobre os seres vivos.

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar aos alunos a história das soluções dadas para o reconhecimento da ordem subjacente à diversidade biológica, que resultaram nas escolas essencialista, gradista, fenética e filogenética. O aluno deverá saber os fundamentos do método de reconstrução filogenética e compreender que qualquer caráter biológico teve uma origem evolutiva no contexto filogenética e pode, portanto, ter seu padrão de distribuição nos táxons compreendido sob um enfoque filogenético. O aluno deverá compreender a distribuição espacial da diversidade biológica, reconhecendo o papel da dispersão e da vicariância como mecanismos de determinação, através do tempo, da distribuição geográfica dos organismos.

5 - CONTEÚDO PROGRAMÀTICO:
Parte teórica: (Conteúdos conceituais e essenciais)
História da compreensão da ordem da diversidade biológica. Aristóteles: as essências; categorias aristotélicas; a classificação aristotélica; homologia; o início da biologia. Linnaeus. As grandes navegações, imperialismo e a constituições de coleções biológicas. Fixismo e transformismo. As categorias linneanas. Hierarquia de táxons e hierarquia de categorias. As classificações linneanas. Homologia pré-evolucionista. A teoria da evolução e as classificações biológicas pós-evolucionistas. O método de análise filogenética de Willi Hennig. Homologia evolutiva. Direção temporal para estruturas homólogas e diferentes entre si: plesiomorfia e apomorfia. Apomorfias compartilhadas e agrupamentos monofiléticos. Sinapomorfias, homoplasia e reversões. Congruência entre caracteres. Parsimônia. Topologias possíveis. Filogenias como hipóteses. Decisão sobre a melhor filogenia. Aplicação do método filogenético a caracteres morfológicos, fisiológicos, genéticos, bioquímicos, ecológicos e comportamentais. As diferentes escolas de sistemática. Sistemática essencialista e taxonomia sem teoria. Sistemática fenética: objetivos e métodos. Sistemática gradista. Sistemática filogenética. Método de recuperação de ordem e sistema de nomes nas classificações: hierarquia de táxons, hierarquia de nomes e hierarquia de categorias. O problema da distribuição espacial dos grupos biológicos: disjunção taxonômica. Histórico do pensamento biogeográfico. A biogeografia Criacionista. A descoberta das Américas. O dispersionismo criacionista de Linnaeus. O advento da teoria evolutiva e o dispersionismo evolucionista. Dispersão e vicariância. A integração entre dispersão e vicariância para formar o padrão biogeográfico local. Tectônica de placas. História da diferenciação de faunas e floras regionais. Regiões biogeográficas e as provinciais biogeográficas locais. Conceitos de Espécie; Evolução dos Grandes Grupos Taxonômicos.

6 - METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora.
Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos.
Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior.
As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, além de exercícios práticos de sistemática.

Atividades discentes:
Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática (exercícios), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, e avaliações.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 7 - FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de relatórios de aulas práticas e seminário.

Média Final:
M = P1 + RA1 + P2 + EP + S
2 2

Onde: EP = Exercício Prático; M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; S = seminário.
Horário de atendimento: Segunda-feiras das 10:00h as 12:00h
Bibliografia: 9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Bibliografia Básica
AMORIM, D.S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética, 2ª Edição. Holos, Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, Ribeirão Preto. 154p.
FUTUYMA, D.J. 2002. Biologia Evolutiva. 3 ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 631p.
PAPAVERO, N. (Organizador), 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: Coleções, Bibliografia, Nomenclatura. Editora UNESP - FAPESP, São Paulo.

Bibliografia Complementar
DARWIN, C. 1859 (2004). A origem das espécies. Editora Martin Claret, São Paulo.
DAWKINS, R. 1998. A escalada do monte improvável: uma defesa da teoria da evolução. Companhia das Letras, São Paulo.
FERREIRA, R. 1990. Bates, Darwin, Wallace e a teoria da evolução. Edusp, São Paulo.
GOULD, S.J. 1980 (1989). O polegar do panda. Editora Martins Fontes, São Paulo.
MAYR, E. 1982 (1998). O desenvolvimento do pensamento biológico. Editora da Universidade de Brasília, Brasília.
MAYR, E. 1991 (2006). Uma ampla discussão: Charles Darwin e a gênese do moderno pensamento evolucionário. Funpec editora, Ribeirão Preto.
POPPER, K. 1976 (1977). Autobiografia intelectual. Editora Cultrix, Universidade de São Paulo.
RIDLEY, Mark. 2006. Evolucao. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 752p.
TORT, P. 2004. Darwin e a ciência da evolução. Editora Objetiva, Rio de Janeiro.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/11/2013
01/11/2013
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico.
04/11/2013
08/11/2013
História da Compreensão da Diversidade Biológica. (a aula do dia 08/11 vai ser reposta em 25/11)
11/11/2013
18/11/2013
Sistema Linneano.
22/11/2013
25/11/2013
Escolas Evolutivas. (aula a ser reposta no dia 25/11)
29/11/2013
02/12/2013
Exercícios práticos.
06/12/2013
06/12/2013
Primeira Avaliação Teórica.
09/12/2013
09/12/2013
Revisão da Primeira Avaliação Teórica.
13/12/2013
16/12/2013
Sistemática Filogenética.
20/12/2013
10/01/2014
Aula a distânica via SIGAA.
13/01/2014
13/01/2014
Construção de Filogenias 1.
17/01/2014
20/01/2014
Construção de Filogenias 2.
24/01/2014
24/01/2014
Biogeografia.
27/01/2014
27/01/2014
Dispersão e Vicariância.
31/01/2014
31/01/2014
Segunda Avaliação Teórica.
03/02/2014
03/02/2014
Revisão da Segunda Avaliação Teórica.
07/02/2014
14/02/2014
Aula a distânica via SIGAA.
17/02/2014
28/02/2014
Apresentação de Seminários.
10/03/2014
10/03/2014
Exame Final.
Avaliações
Data Descrição
06/12/2013 1ª Avaliação
03/02/2014 2ª Avaliação
21/02/2014 3ª Avaliação
03/03/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação Final Sistemática Filogenética e Publicação das Notas 01/03/2014
Plano de Ensino Publicado no SIGAA 01/11/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1141 13/10/2024 02:12