-

PPGCA099 - DIDÁTICA ESPECIAL - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Fundamentos Epistemológicos da Didática (18/05/2015 - 27/05/2015)
? Concepções de Didática no Ensino Superior; ? Pressupostos do ensino de Didática; ? Abordagens do ensino de Didática; ? Enfoques da Pesquisa em Didática; ? O Professor Universitário; ? A relação entre professor e aluno.
A Didática e a formação do Educador (01/06/2015 - 17/06/2015)
? A Didática na formação do educador; ? Paradigmas para a mudança na formação e profissionalização docente; ? O Paradigma Emergente e a prática Pedagógica.
Planejamento Didático e a Organização do Trabalho Pedagógico (22/06/2015 - 06/07/2015)
? Conceito de planejamento; ? Tipos de planos de ensino; ? Fases do processo de planejamento; ? As variáveis do processo educativo; ? Planos de ensino.
Avaliação da Aprendizagem (08/07/2015 - 08/07/2015)
Avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL Total
18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 01 06 08
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201410**** 0 4 0 4 4 2 0 4 4 4 4 0 3 4 4 4 45
13 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
4 201410**** 10,0 10.0 0 AM
5 201410**** 0,0 0.0 45 RF
6 201410**** 10,0 10.0 0 AM
7 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
10 201310**** 10,0 10.0 0 AM
11 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
12 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
13 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
14 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
15 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
16 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
17 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
18 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
19 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
20 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
21 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
22 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
23 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
24 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
25 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
26 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
27 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
28 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
29 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
30 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
31 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
32 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
33 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
34 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
35 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
36 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
37 2015100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Capacitar o professor a tomada de decisões básicas em relação à proposta pedagógica que fundamenta a conclusão do processo de ensino, a partir da reflexão crítica da prática pedagógica na busca de critérios para a escolha da orientação metodológica, da relação professor/aluno, de objetivos e conteúdos, do sistema de avaliação na perspectiva de construção de uma proposta didática alternativa
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas e dialogadas, debates, projeção de vídeos, seminário, elaboração de artigo científico e oficina para elaboração de planos de ensino.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativo. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, portanto deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme a Resolução n. 177/2012 – CPEX (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão), sendo observados os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e auto-avaliação;
Para efeito de registro de notas:
Primeira Avaliação: Seminário em grupo – valendo 10 pontos.
Segunda Avaliação: Elaboração de texto de Artigo Científico, valendo 10 pontos.
Terceira Avaliação: Elaboração e apresentação dos Planos de Ensino (Plano de Disciplina, Plano de Unidade e Plano de Aula – valendo 10 pontos
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS BÁSICAS
BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2011.
ABREU, Maria Célia de. O professor universitário em aula. Prática e princípios teóricos. 8 ed. São Paulo: MG Ed. Associados, 1990.
COMÊNIO. Coleção os Grandes Pensadores, n. 5, 2010.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 2013.
RAMALHO, NUÑEZ, GUATHIER. Formar o professor profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.


REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES


CASTRO, Amelia Domingues de Castro. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental. São Paulo, Pioneira, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.) Conhecimento Local e Conhecimento Universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.
CORDEIRO, Jaime. Didática. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009.
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. (Org.). Campinas, SP: Papirus, 1998.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates comtemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
HERNANDEZ, Fernando. A Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
______. Avaliação Educacional: novos passos e perspectivas. Gestão em Rede. maio, 2006.
RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2003.
MALDANER, Otavio Aloísio. A Formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 2000.
MENGOLLA, Maximiliano e SANT ANNA,Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar?: Currículo, área, aula. 12 ed. Petrópolis, 2002.
MELO, Marcos Muniz. Interdisciplinaridade. Editora Mela, set/out., 2009.
OLIVEIRA, Antonio Carlos. Projetos pedagógicos: práticas interdisciplinares: uma abordagem para os temas transversais. São Paulo: Editora Avercamp, 2005.
SCARPATO, Marta. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do processo didático na ação docente. In:
MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.) Conhecimento Local e Conhecimento Universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.
______. Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2006.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. . Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/05/2015
27/05/2015
Fundamentos Epistemológicos da Didática
01/06/2015
17/06/2015
A Didática e a formação do Educador
22/06/2015
06/07/2015
Planejamento Didático e a Organização do Trabalho Pedagógico
08/07/2015
08/07/2015
Avaliação da Aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
08/07/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas de Didática Especial 02/06/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 16:19