-

PPGCA099 - DIDÁTICA ESPECIAL - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Fundamentos Epistemológicos da Didática (23/05/2016 - 06/06/2016)
O Papel da Didática no trabalho docente; A docência no Ensino Superior; Paradigmas da Educação no Ensino Superior.
Atividade Avaliativa (08/06/2016 - 08/06/2016)
Realização de Seminário
Planejamento Didático e Organização do Trabalho Docente (13/06/2016 - 22/06/2016)
Os níveis de Planejamento didático; Formulação de objetivos de ensino; Os conteúdos de ensino; As estratégias de ensino-aprendizagem; As formas de utilização dos recursos audiovisuais; importância da avaliação, suas modalidades e funções; Elaboração de planos de ensino.
Realização de Oficina (27/06/2016 - 29/06/2016)
Elaboração do Plano de Disciplina.
Realização de oficinas (04/07/2016 - 11/07/2016)
Apresentação dos planos de ensino.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL Total
23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11
1 2016100**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016100**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2015100**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2016100**** 10,0 10.0 8 AM
5 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
6 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2015100**** 10,0 10.0 8 AM
8 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2016100**** 10,0 10.0 8 AM
11 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
12 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
13 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
14 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
15 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
16 2016100**** 10,0 10.0 8 AM
17 2016100**** 10,0 10.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Capacitar o professor a tomada de decisões básicas em relação à proposta pedagógica que fundamenta a conclusão do processo de ensino, a partir da reflexão crítica da prática pedagógica na busca de critérios para a escolha da orientação metodológica, da relação professor/aluno, de objetivos e conteúdos, do sistema de avaliação na perspectiva de construção de uma proposta didática alternativa
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas dialogadas, debates, projeção de vídeos, seminário, elaboração de diário de aprendizagens e oficina para elaboração dos planos de ensino.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativo. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, portanto deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas, conforme legislação vigente na UFPI, sendo observados os seguintes aspectos:
 Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e auto avaliação.
Para efeito de registro de notas:
Diário de aprendizagens – valendo 10 pontos.
Seminário em grupo – valendo 10 pontos.
Elaboração e apresentação de Planos de Ensino - valendo 10 pontos.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Referências

ABREU, Maria Celia de; MASETO, Marcos Tarciso. O professor Universitário em Aula: prática e princípios teóricos. 11 eds. São Paulo: MG ED. Associados, 1990.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Diário Pedagógico: o uno e o múltiplo das reflexões docentes. Curitiba: Editora CRV, 2016.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2010.
CANDAU, Vera Maria. (Org.). Didática Crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
______. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2002.
CASTRO, Amelia Domingues de. In: CASTRO, Amelia Domingues; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira. 1998.
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2009.
COMÊNIO. Coleção Grandes Educadores, n. 5. Belo Horizonte, Cedic, 2010.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.) Conhecimento Local e Conhecimento Universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 3 eds. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
DELORS, J. (Org.). A Educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
DAMIS, O. P. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ENRICONE, Délcia. Ensino: revisão crítica. Porto Alegre: Sagra, 1988.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.) Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40 eds. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FROEBEL, Friedrich. Coleção Grandes Educadores, n. 4. Belo Horizonte, Cedic, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2012.
GAUTHIER, CLERMONT. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa sobre o saber docente. 3 ed. Ijuí: Ed, Unijuí, 2013.
HYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 8 ed. São Paulo: Ática, 2006.
HOFFMAN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio – Perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2001.
HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. 5 eds. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
IBAIXE, Carmesita de Sousa Bueno. Preparando Aulas: manual prático para professores- passos para formação do educador. São Paulo: Madras, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo (Orgs.) São Paulo: Cortez, 2012
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 2013.
LOPES, Antonia Osima. Repensando a didática. Campinas, SP: Papirus, 1988.
LÜDK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MARTINS, José do Prado. Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia e avaliação. São Paulo: Atlas, 1985.
MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
NADAL, Beatriz Gomes; GOMES, Silmara de Oliveira. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
PESTALOZZI, Johann Heinrich. Coleção Grandes Educadores, n. 4. Belo Horizonte, Cedic, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos. 8 eds. São Paulo: Cortez, 2012.
____. Didática e Formação de Professores: percurso e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6 eds., São Paulo, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 4 eds. São Paulo, Cortez, 2010.
RAMALHO, Betania Leite. Formar o professor Profissionalizar o Ensino. Perspectivas e desafios. Porto Alegre, Sulinas, 2003.
RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 eds., São Paulo: Cortez, 2003.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 eds. São Paulo, Atlas, 1999.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Cortez, 2007.
SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.) O Ofício de Professor: História, perspectivas e desafios internacionais. 2 eds. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas: Papirus, 1989.
______. As dimensões do processo didático na ação docente. In: A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.
______. A. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.
______. A. Lições de didática. Campinas: SP: Papirus, 2006.
ZABALA, A. A prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. Processos e Práticas na Formação de Professores: caminhos possíveis. Brasília, Liber Livro, 2011.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/05/2016
06/06/2016
Fundamentos Epistemológicos da Didática
08/06/2016
08/06/2016
Atividade Avaliativa
13/06/2016
22/06/2016
Planejamento Didático e Organização do Trabalho Docente
27/06/2016
29/06/2016
Realização de Oficina
04/07/2016
11/07/2016
Realização de oficinas
Avaliações
Data Descrição
08/06/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Planos -Didática 29/06/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 18:21