MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN
PPGED173 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2017.1)
Apresentação do plano de curso. A formação de professores no Brasil: características, condições e problemas atuais.
A formação docente no Plano Nacional de educação (2011 - 2020). Políticas atuais de formação e de valorização do Magistério.
A autonomia de professores. Apresentação e discussão do livro de José Contreras: A Autonomia de Professores.
Apresentação e discussão da obra de José Augusto Pacheco: Formação e avaliação de professores.
Apresentação e discussão de uma tese de doutorado sobre formação docente.
Apresentação e discussão do livro de Francisco Imbernón: A formação continuada de professores.
Prática Pedagógica e Formação Docente. Apresentação e discussão da obra de João Francisco de Souza
Formação e saberes docentes. Uma discussão da obra de Maurice Tardif.
Necessidades na Formação de Professores. Uma discussão em tonro da obra de Angela Esteves e Manuela A. Rodrigues.
Estágio e Narrativas na Formação de Professores. Uma discussão da obra de Elizeu Clementino de Souza.
A formação docente na Educação especial. Análise de uma tese de doutorado.
A Formação docente no contexto das pesquisas de doutorado.
A Formação docente no Brasil: uma revisão bibliográfica.
A formação docente no contexto das pesquisas de doutorado.
Discussões sobre a Pesquisa da Orientanda
Orientações sobre a Elaboração do Texto para a Primeira Qualificação
A Estrutura do texto de qualificação: questões básicas
Atividade Orientada de elaboração do texto dea primeira qualificação
Orientações sobre o problema, objetivos e relevância da pesquisa
Orientações sobre o referencial teórico
Análise de conteúdo do material bibliográfico com vista à construção do referencial teórico
Orientações sobre a construção o texto metodológico
Orientações sobre os instrumentos de coletas
Tendências atuais da pesquisa com foco nos projetos das orientandas de Doutorado matriculadas na turma. Elementos da pesquisa-ação. Narrativas.
Formação e prática docentes: reflexões teórica tendo como suporte os objetos de pesquisa das doutoranda matriculadas no Seminário.
Participação em Atividade de Defesa de Tese de Doutorado orientada pelo docente do Seminário. Elemento formativo para as doutorandas.
A pesquisa sobre Formação e prática docentes: construções metodológicas.
A pesquisa em Educação em Ciências.
Prática docente: elementos teórico e metodológico na pesquisa de Doutorado em Educação.
Ciências Naturais: ensino e pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental. Narrativas e pesquisa-ação.
Formação e prática docente: tendências atuais.
Análise e discussão de texto sobre aspectos teóricos relativos às pesquisas sobre formação docente.
Referenciais teóricos sobre formação docente e prática educativa.
A pesquisa-ação: pesquisas no contexto ensino de Ciências Naturais dos anos iniciais do ensino fundamental.
Apresentação dos textos de qualificação das doutorandas matriculadas em Tópicos Especial em Educação II.
Nenhum item foi encontrado
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 27/04/2025 00:28