SANDRA HELENA DE MESQUITA PINHEIRO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

Ir ao Menu Principal

sandra helena de mesquita pinheiro

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

MET0003 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - Turma: 02 (2018.2)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (22/08/2018 - 22/08/2018)

Apresentação Professor Aluno

Entrega do Plano de Ensino

Exposição oral dialogada: O ensino universitário: importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário

O ENSINO UNIVERSITÁRIO: IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. (28/08/2018 - 28/08/2018)

Estudo do texto. Elaboração de Mapa conceitual a partir do texto. Socialização da produção

ESTUDO DOS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (29/08/2018 - 29/08/2018)
ESTUDO EM GRUPO DO PRINCÍPIO DA CRITICIDADE E DA INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.
ESTUDO DOS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (04/09/2018 - 04/09/2018)

ESTUDO EM GRUPO SOBRE O PRINCÍPIO DA INTENCIONALIDADE e da INTERDISCIPLINARIDADE

DIMENSÕES DO PROCESSO DIDÁTICO E SEUS EIXOS NORTEADORES: ENSINAR, APRENDER, PESQUISAR E AVALIAR. (05/09/2018 - 05/09/2018)

EXPOSIÇÃO ORAL

PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ELEMENTOS CONSTRUTIVOS DA AÇÃO DIDÁTICA E SEQUENCIA DIDÁTICA INTERATIVA. (11/09/2018 - 11/09/2018)
Elaboração de Planos de Aula Apresentação dos Planos de aula.
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ELEMENTOS CONSTRUTIVOS DA AÇÃO DIDÁTICA E SEQUENCIA DIDÁTICA INTERATIVA. (12/09/2018 - 12/09/2018)

SEMINÁRIO SOBRE OS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS DA AÇÃO DIDÁTICA E SEQUENCIA DIDÁTICA INTERATIVA.

A AULA COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. (18/09/2018 - 18/09/2018)

Aula Expositiva

Estudo em grupo

Socialização do estudo

Encerramento da disciplina

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
22 28 29 04 05 11 12 18
1 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018200**** 5 10 5 10 5 10 5 10 60
4 2018200**** 4 10 0 0 0 0 0 0 14
5 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018200**** 0 0 1 0 0 0 0 0 1
22 2018200**** 5 10 5 10 5 10 5 10 60
23 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018200**** 5 10 5 10 5 10 5 10 60
32 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
2 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018200**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
5 2018200**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
6 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
7 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
8 2018200**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
9 2018200**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
10 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2018200**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
12 2018200**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
13 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
14 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2018200**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
16 2018200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
18 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2018200**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
20 2018200**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
21 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
22 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2018200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
24 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2018200**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
27 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2018200**** 9,5 7,0 10,0 8.8 0 AM
29 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
31 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
33 2018200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
34 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
35 2018200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
36 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O ensino universitário: importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Princípios metodológicos na educação superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Planejamento do trabalho pedagógico: elementos construtivos da ação didática e sequencia didática interativa. A aula como espaço colaborativo na construção do saber: transposição didática.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia de ensino será definida por cada professor no Plano de Curso, obedecendo à ementa, o qual deverá ser entregue aos alunos no primeiro dia de aula, considerando a interação entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de processos reflexivos e da cientificidade, com a proposição de:
- Diálogo permanente,
- Troca de experiências: ?Conversas acadêmicas? ? relatos de experiências com a docência no ensino superior e seus processos formativos,
- Questionamentos,
- Aulas expositivas dialogadas,
- Leituras e discussões de textos,
- Atividades individuais e em grupos,
- Socialização das produções e atividades realizadas individualmente ou em grupos,
- Seminários,
- Pesquisas,
- Produção de textos, relatórios e sínteses,
- Estudos de caso e de situação de problema,
- Produção de trabalhos científicos (redação e apresentação),
- Planejamento de aula,
- Articulação teoria e prática,
- Uso de tecnologias educacionais,
- Interações entre profissionais de diferentes áreas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A prática avaliativa a ser desenvolvida deverá evidenciar o caráter formativo e processual da avaliação. Isso significa que as atividades realizadas pelos cursistas deverão ser acompanhadas de modo contínuo pelos professores. Essa equipe deverá manter-se em constante interação, visando à troca de informações, à apreciação conjunta do desempenho e à busca de soluções relacionadas às dificuldades dos cursistas em cada componente curricular.
Devido à importância da interação, o diálogo constituir-se-á na base do processo e conduzirá as ações de avaliação, cabendo aos professores das disciplinas a iniciativa de proporcionar os estímulos e incentivos necessários ao desenvolvimento da prática pedagógica.
Além disso, a avaliação do aprendizado far-se-á tendo-se em conta os objetivos propostos em cada componente curricular por disciplina e levará em consideração os aspectos de assiduidade e eficiência nos estudos, em conformidade com as normas da Resolução Nº 227/2016 - CEPEX, que regulamenta a Pós-Graduação lato sensu no âmbito da UFPI. A eficiência nos estudos será avaliada tomando-se como referência o domínio dos conteúdos de cada disciplina integrante do curso. Para cada disciplina as verificações da aprendizagem acontecerão conforme indicativos, a saber: disciplinas com 2 (dois) a 3 (três) créditos, duas verificações de aprendizagem e disciplinas com 4 (quatro) créditos três verificações de aprendizagem.
Os resultados das verificações de aprendizagem serão expressos em nota, numa escala de zero a dez, exigindo-se média igual ou superior a 6,0 (seis) para aprovação. Fica a critério dos professores a escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem a serem utilizados para a sua verificação.
Horário de atendimento: 3M23456 3T23456 4T6 4N1234
Bibliografia: ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012, p. 15-30.

CRUZ, Giseli Barreto de et all. Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

LEITE, Carlinda. Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. P. 29-43.

LOWMAN, Joseph. Dominando as Técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2013.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Teresinha. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.

OLIVEIRA, Maria M. Sequência Didática Interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/08/2018
22/08/2018
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
28/08/2018
28/08/2018
O ENSINO UNIVERSITÁRIO: IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.
29/08/2018
29/08/2018
ESTUDO DOS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
04/09/2018
04/09/2018
ESTUDO DOS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
05/09/2018
05/09/2018
DIMENSÕES DO PROCESSO DIDÁTICO E SEUS EIXOS NORTEADORES: ENSINAR, APRENDER, PESQUISAR E AVALIAR.
11/09/2018
11/09/2018
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ELEMENTOS CONSTRUTIVOS DA AÇÃO DIDÁTICA E SEQUENCIA DIDÁTICA INTERATIVA.
12/09/2018
12/09/2018
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ELEMENTOS CONSTRUTIVOS DA AÇÃO DIDÁTICA E SEQUENCIA DIDÁTICA INTERATIVA.
18/09/2018
18/09/2018
A AULA COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA.
Avaliações
Data Descrição
11/09/2018 1ª Avaliação
18/09/2018 2ª Avaliação
25/09/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:43