Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A metodologia de ensino será definida por cada professor no Plano de Curso, obedecendo à ementa, o qual deverá ser entregue aos alunos no primeiro dia de aula, considerando a interação entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de processos reflexivos e da cientificidade, com a proposição de: - Diálogo permanente, - Troca de experiências: ?Conversas acadêmicas? ? relatos de experiências com a docência no ensino superior e seus processos formativos, - Questionamentos, - Aulas expositivas dialogadas, - Leituras e discussões de textos, - Atividades individuais e em grupos, - Socialização das produções e atividades realizadas individualmente ou em grupos, - Seminários, - Pesquisas, - Produção de textos, relatórios e sínteses, - Estudos de caso e de situação de problema, - Produção de trabalhos científicos (redação e apresentação), - Planejamento de aula, - Articulação teoria e prática, - Uso de tecnologias educacionais, - Interações entre profissionais de diferentes áreas.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A prática avaliativa a ser desenvolvida deverá evidenciar o caráter formativo e processual da avaliação. Isso significa que as atividades realizadas pelos cursistas deverão ser acompanhadas de modo contínuo pelos professores. Essa equipe deverá manter-se em constante interação, visando à troca de informações, à apreciação conjunta do desempenho e à busca de soluções relacionadas às dificuldades dos cursistas em cada componente curricular. Devido à importância da interação, o diálogo constituir-se-á na base do processo e conduzirá as ações de avaliação, cabendo aos professores das disciplinas a iniciativa de proporcionar os estímulos e incentivos necessários ao desenvolvimento da prática pedagógica. Além disso, a avaliação do aprendizado far-se-á tendo-se em conta os objetivos propostos em cada componente curricular por disciplina e levará em consideração os aspectos de assiduidade e eficiência nos estudos, em conformidade com as normas da Resolução Nº 227/2016 - CEPEX, que regulamenta a Pós-Graduação lato sensu no âmbito da UFPI. A eficiência nos estudos será avaliada tomando-se como referência o domínio dos conteúdos de cada disciplina integrante do curso. Para cada disciplina as verificações da aprendizagem acontecerão conforme indicativos, a saber: disciplinas com 2 (dois) a 3 (três) créditos, duas verificações de aprendizagem e disciplinas com 4 (quatro) créditos três verificações de aprendizagem. Os resultados das verificações de aprendizagem serão expressos em nota, numa escala de zero a dez, exigindo-se média igual ou superior a 6,0 (seis) para aprovação. Fica a critério dos professores a escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem a serem utilizados para a sua verificação.
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Horário de atendimento:
| 3M23456 3T23456 4T6 4N1234 |
Bibliografia:
| ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012, p. 15-30.
CRUZ, Giseli Barreto de et all. Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LEITE, Carlinda. Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. P. 29-43.
LOWMAN, Joseph. Dominando as Técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2013.
MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Teresinha. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.
OLIVEIRA, Maria M. Sequência Didática Interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.
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