Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida numa perspectiva problematizadora e participativa com vista à construção do conhecimento com exposição dialogada e discussão de temas em textos previamente sugeridos, seminários, estudo individual e em grupo, exposição em slides, exibição e discussão de filmes e vídeos sobre temáticas que compreendem conteúdos didáticos |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aluno será avaliado de acordo com o disposto no Regimento do Mestrado acadêmico em Letras, art. 27º e seus parágrafos: Art. 27º O aproveitamento nas disciplinas, seminários e em outras atividades didáticas ocorrerá através de um processo de interação professor-aluno; e, para fins de aprovação, serão considerados os aspectos de assiduidade e eficiência, ambos eliminatórios conforme exigências mínimas definidas pelos docentes. § 1º A critério do professor, a avaliação de eficiência em cada disciplina do Curso far-se-á por um ou mais dos seguintes meios de aferição: provas, exames, trabalhos, projetos, assim como a efetiva participação nas atividades da disciplina. § 2º A avaliação de que se ocupa este Artigo será expressa em resultado final, através de notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) com, no máximo, uma casa decimal. § 3º Considerar-se-á aprovado, em cada disciplina, o aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades desenvolvidas e nota igual ou superior a 7 (sete). § 4º O resultado final do aluno será expresso pela média aritmética das notas atribuídas nas disciplinas e demais atividades integrantes de seu plano de estudo, obedecendo a escala prescrita no parágrafo 2º deste Artigo. Parágrafo Único: O aluno que apresentar um trabalho plagiado, de forma total ou parcial, de textos publicados em livros, teses, dissertações, revistas, textos da Internet ou de quaisquer outras fontes, terá reprovação na disciplina para a qual o trabalho foi solicitado e será desligado do Programa. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: COSENZA, R. e GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Ed. Artmed, 2011. DEHANE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar. Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012. KATO, Mary Aizawa, O aprendizado da leitura. 4 ed, São Paulo, Martins Fontes, 1995. KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987. KLEIMAN, Angela B. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 4. ed. Campinas: Pontes, 1995. SNOWLING, Margaret J. e HULME, Charles (orgs.) A ciência da leitura, Porto Alegre, Penso, 2013. TOMITCH, Lêda M.B (org.) Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2008.
VÍDEOS: https://www.youtube.com/watch?v=dLWiwD_YhUM http://cienciaparaeducacao.org/blog/2015/09/07/cientificamente-ler-ou-nao-ler-eis-a-questao/ https://tvcultura.com.br/videos/37287_o-cerebro-e-a-neurociencia.html https://archive.org/details/Neurocienciasnarducao https://www.youtube.com/watch?v=Zs5v7QSreFA |