-

PPGEL067 - LEITURA E COGNIÇÃO - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Como lemos? (12/08/2019 - 12/08/2019)

Discussão de tópicos

Ler não é apenas decodificar sinais 

O significado importa para o processamento leitor

 Livro: O aprendizado da leitura (Mary Kato)

Leitura do texto “Reconhecimento Instantâneo e processamento em leitura” (Mary Kato)

O aprendizado da leitura (12/08/2019 - 12/08/2019)
Apresentação da disciplina e discussões iniciais (12/08/2019 - 19/08/2019)

Exposição sobre o plano de curso da disciplina Apresentação das temáticas para estudo Avaliação de leitura Exposição de tópicos pelos alunos Referência básica para as aulas iniciais - Aprofundamento COSENZA, R. e GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Ed. Artmed, 2011 DEHANE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar. Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012. Leituras pontuais para a aula: 1. A leitura como fonte do saber linguístico: processos cognitivos (José Marcelino Poerschi) 2.Processamento bottom-up na leitura (Leonor S. Cabral) Atividade (orientada em arquivo anexo)

   Resenha do livro básico para estudo na disciplina 
  

O que acontece quando lemos?

  

O que acontece quando lemos?

Exposição das leituras orientadas (atividade extra-classe) (19/08/2019 - 19/08/2019)

A partir da leitura dos textos, elaborar mapa conceitual.

Objetivos da atividade:

identificar a compreensão leitora do aluno;

observar como o aluno estabeleceu a relação entre os conteúdos abordados nos dois textos destacados para estudo

identificar no mapa conceitual como foi indicada a hierarquia temática, destacando os subtópicos em relação

avaliar a exposição oral.

    
Inicia em 12/08/2019 às 8h 0 e finaliza em 16/08/2019 às 23h 59
Leitura como processo cognitivo complexo (19/08/2019 - 26/08/2019)
Abordagens da leitura (02/09/2019 - 02/09/2019)
INTERAÇÃO TEXTO-AUTOR-LEITOR (09/09/2019 - 09/09/2019)

Livros:

Texto e leitor  - Angela Kleiman

Desvendando os segredos do texto - Ingedore Koch

Leitura e processamento leitor (09/09/2019 - 09/09/2019)

Tipos de conhecimentos envolvidos no processamento leitor

*Continuação de abordagens

Competências leitoras; níveis de conhecimento; aspectos sociais e cognitivos da leitura (16/09/2019 - 16/09/2019)
Condução das atividades finais da disciplina (21/10/2019 - 21/10/2019)

Seguem textos e orientações sobre a condução final da disciplina

    
Inicia em 11/11/2019 às 12h 0 e finaliza em 18/12/2019 às 23h 59
    
Inicia em 20/12/2019 às 16h 20 e finaliza em 26/12/2019 às 22h 0
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 11 18 25
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 8
3 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 8
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3
12 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
13 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2019100**** 9,0 9.0 3 AM
3 2019100**** 8,0 8.0 4 AM
4 2019100**** 8,5 8.5 0 AM
5 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2019100**** 7,5 7.5 8 AM
7 2019101**** 8,0 8.0 0 AM
8 2019100**** 7,5 7.5 4 AM
9 2019101**** 7,5 7.5 4 AM
10 2019101**** 8,0 8.0 0 AM
11 2019100**** 9,5 9.5 4 AM
12 2019100**** 9,0 9.0 4 AM
13 2019100**** 8,0 8.0 8 AM
14 2019100**** 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura e compreensão. Problemas e possibilidades da memória. Limitações visuais. Teoria de Esquemas. Significado. Estratégias de leitura. Metacognição. Variáveis que afetam a compreensão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida numa perspectiva problematizadora e participativa com vista à construção do conhecimento com exposição dialogada e discussão de temas em textos previamente sugeridos, seminários, estudo individual e em grupo, exposição em slides, exibição e discussão de filmes e vídeos sobre temáticas que compreendem conteúdos didáticos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno será avaliado de acordo com o disposto no Regimento do Mestrado acadêmico em Letras, art. 27º e seus parágrafos:
Art. 27º O aproveitamento nas disciplinas, seminários e em outras atividades didáticas ocorrerá através de um processo de interação professor-aluno; e, para fins de aprovação, serão considerados os aspectos
de assiduidade e eficiência, ambos eliminatórios conforme exigências mínimas definidas pelos docentes. § 1º A critério do professor, a avaliação de eficiência em cada disciplina do Curso far-se-á por um ou mais dos seguintes meios de aferição: provas, exames, trabalhos, projetos, assim como a efetiva participação nas atividades da disciplina. § 2º A avaliação de que se ocupa este Artigo será expressa em resultado final, através de notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) com, no máximo, uma casa decimal. § 3º Considerar-se-á aprovado, em cada disciplina, o aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades desenvolvidas e nota igual ou superior a 7 (sete). § 4º O resultado final do aluno será expresso pela média aritmética das notas atribuídas nas disciplinas e demais atividades integrantes de seu plano de estudo, obedecendo a escala prescrita no parágrafo 2º deste Artigo. Parágrafo Único: O aluno que apresentar um trabalho plagiado, de forma total ou parcial, de textos publicados em livros, teses, dissertações, revistas, textos da Internet ou de quaisquer outras fontes, terá reprovação na disciplina para a qual o trabalho foi solicitado e será desligado do Programa.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

COSENZA, R. e GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Ed. Artmed, 2011.
DEHANE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar. Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
KATO, Mary Aizawa, O aprendizado da leitura. 4 ed, São Paulo, Martins Fontes, 1995.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KLEIMAN, Angela B. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 4. ed. Campinas: Pontes, 1995.
SNOWLING, Margaret J. e HULME, Charles (orgs.) A ciência da leitura, Porto Alegre, Penso, 2013.
TOMITCH, Lêda M.B (org.) Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2008.

VÍDEOS:

https://www.youtube.com/watch?v=dLWiwD_YhUM
http://cienciaparaeducacao.org/blog/2015/09/07/cientificamente-ler-ou-nao-ler-eis-a-questao/
https://tvcultura.com.br/videos/37287_o-cerebro-e-a-neurociencia.html
https://archive.org/details/Neurocienciasnarducao
https://www.youtube.com/watch?v=Zs5v7QSreFA
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/08/2019
19/08/2019
Apresentação da disciplina e discussões iniciais
12/08/2019
12/08/2019
Como lemos?
12/08/2019
12/08/2019
O aprendizado da leitura
19/08/2019
19/08/2019
Exposição das leituras orientadas (atividade extra-classe)
19/08/2019
26/08/2019
Leitura como processo cognitivo complexo
02/09/2019
02/09/2019
Abordagens da leitura
09/09/2019
09/09/2019
Leitura e processamento leitor
09/09/2019
09/09/2019
INTERAÇÃO TEXTO-AUTOR-LEITOR
16/09/2019
16/09/2019
Competências leitoras; níveis de conhecimento; aspectos sociais e cognitivos da leitura
21/10/2019
21/10/2019
Condução das atividades finais da disciplina
Avaliações
Data Descrição
16/09/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Correção de textos e divulgação de notas 20/12/2019
Ressalva 14/08/2019
Início das aulas 09/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 05:19