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PPGEL067 - LEITURA E COGNIÇÃO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Leitura e processamento leitor (07/10/2020 - 07/10/2020)

Tipos de conhecimentos envolvidos no processamento leitor

*Continuação de abordagens

O processo de refererir e inferir: reflexões para a leitura (14/10/2020 - 14/10/2020)

Cognição e seus temas.

Leituras:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Cognição, explicitude e autonomia no uso da língua. In: ---, Cognição, linguagem e práticas interacionais, Rio de Janeiro, Lucerna, 2007, p. 31-60

MARCUSCHI, L. Antonio. Do código para a cognição: o processo referencial como atividade criativa. Veredas. Revista de estudos linguísticos, Juiz de Fora, v. 6, n.1, p. 43-62

MARCUSCHI, L. Antonio. Aspectos linguísticos, sociais e cognitivos na produção de sentidos. Revista do GELNE, ano 1, n. 1, 1999.

   ASPECTOS LINGUÍSTICOS, COGNITIVOS E SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS 
Leitura e cognição - Compreender e interpretar: mesmo processo? (14/10/2020 - 14/10/2020)

Textos indicados no plano de aula

Linguagem e referência

Autonomia no uso da língua

Cognição e leitura

O processo de refererir e inferir: reflexões para a leitura (14/10/2020 - 14/10/2020)
Leitura e exposição de textos de Luiz Antonio Marcuschi (21/10/2020 - 21/10/2020)

Linguagem e autonomia no uso da língua

Linguagem e categorização de mundo

   Referenciação
Período de Habilitação: 09/11/2020 às 13:00 a 11/11/2020 às 13:00
O trajeto leitor no texto: linguístico e social (21/10/2020 - 21/10/2020)
Leitura e cognição (28/10/2020 - 28/10/2020)
Neurônios da leitura (04/11/2020 - 04/11/2020)

1. Leitura e reconhecimento global de enunciados

2. As experiências previas como essenciais para a significação do texto

3. Texto e leitor: interação

Livro: Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura (Angela Kleiman) (Cap.I: Leitura e conhecimentos prévios e Cap. III: Texto e interação)

Comportamento de mecanismos cerebrais no processo leitor (11/11/2020 - 11/11/2020)
Aspectos cognitivos do processamento leitor (18/11/2020 - 18/11/2020)

Esses textos permitirão maior compreensão sobre a discussão que temos feito sobre LINGUAGEM, COGNIÇÃO E SOCIEDADE, a partir dos textos do Prof. Luiz Antonio Marcuschi

    
Inicia em 10/12/2020 às 8h 0 e finaliza em 22/01/2021 às 23h 59
Neurônios da leitura (25/11/2020 - 25/11/2020)

Textos de referência 

    
Inicia em 09/02/2021 às 0h 0 e finaliza em 12/02/2021 às 23h 59
Comportamento de mecanismos cerebrais no processo leitor (02/12/2020 - 02/12/2020)
Aspectos cognitivos do processamento leitor (09/12/2020 - 09/12/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020101**** 4 4 4 4 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 28
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
3 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2020101**** 10,0 10.0 0 AM
8 2020101**** 0,0 0.0 32 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura e compreensão. Problemas e possibilidades da memória. Limitações visuais. Teoria de Esquemas. Significado. Estratégias de leitura. Metacognição. Variáveis que afetam a compreensão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No contexto excepcional de suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus – COVID-19, aderimos ao formato remoto para componentes curriculares e outras atividades acadêmicas. Para tal proposta traçamos os seguintes procedimentos metodológicos: a disciplina envolverá a discussão dos estudos sobre Leitura e os aspectos cognitivos, linguísticos e sociais envolvidos nessa atividade, a qual será realizada por meio de metodologias ativas colaborativas no formato remoto com atividades assíncronas (tarefas; questionários; fóruns pela plataforma institucional https://sigaa.ufpi.br e docs.google.com/forms/) e síncronas pela plataforma interativa https://meet.google.com/ e pelo aplicativo WhatsApp. Para a sequência de ações serão utilizados materiais com áudio; vídeos postados no SIGAA https://sigaa.ufpi.br e aulas ao vivo às quartas-feiras com 2h40 min. de duração complementadas com acompanhamento pelo aplicativo WhatsApp. As aulas ao vivo terão início às 9h e serão encerradas às 12h (com 20min de intervalo) e poderão ter a agenda de encontros flexibilizada de acordo com o andamento das atividades no plano de ensino, o feedback dos alunos e razões contextuais. As aulas ao vivo serão conduzidas com o apoio de ferramentas digitais na sala de reunião da plataforma interativa https://meet.google.com/. Acompanhamento e assistência ao estudante pelo WhatsApp. Estudos off-line: indicação de Leitura de textos eletrônicos (livros, artigos, revistas etc., e materiais digitalizados) acessíveis na plataforma SIGAA para estudos e reflexões; ainda, pesquisados em sites de periódicos científicos e de bibliotecas digitais. Atividades assíncronas postadas no SIGAA pelo docente com período determinado para entrega e com obrigatoriedade de cumprimento pelos discentes; realização de trabalho individual e em grupo, podendo ser a produção de vídeo sobre determinado tema, materiais de apresentação e organização e compartilhamento de conteúdo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da disciplina será baseada nos instrumentos utilizados e descritos na sessão sobre a metodologia da disciplina e terá a seguinte configuração: Produção de conteúdo por meio de vídeo e/ou mapas conceituais e/ou apresentações gravadas; seminários que serão expostos nas aulas síncronas; atividades colaborativas apresentadas na ferramenta digital criativa e colaborativa Padlet (previamente listadas) e atividades no estilo formulário google. Para aprovação na disciplina, os alunos deverão entregar todas as atividades propostas nos prazos estipulados e com rendimento satisfatório. Acrescentam-se as orientações normativas:
O aluno será avaliado de acordo com o disposto no Regimento do Mestrado acadêmico em Letras, art. 27º e seus parágrafos:
Art. 27º O aproveitamento nas disciplinas, seminários e em outras atividades didáticas ocorrerá através de um processo de interação professor-aluno; e, para fins de aprovação, serão considerados os aspectos de assiduidade e eficiência, ambos eliminatórios conforme exigências mínimas definidas pelos docentes.
§ 1º A critério do professor, a avaliação de eficiência em cada disciplina do Curso far-se-á por um ou mais dos seguintes meios de aferição: provas, exames, trabalhos, projetos, assim como a efetiva participação nas atividades da disciplina.
§ 2º A avaliação de que se ocupa este Artigo será expressa em resultado final, através de notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) com, no máximo, uma casa decimal.
§ 3º Considerar-se-á aprovado, em cada disciplina, o aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades desenvolvidas e nota igual ou superior a 7 (sete).
§ 4º O resultado final do aluno será expresso pela média aritmética das notas atribuídas nas disciplinas e demais atividades integrantes de seu plano de estudo, obedecendo a escala prescrita no parágrafo 2º deste Artigo.
Parágrafo Único: O aluno que apresentar um trabalho plagiado, de forma total ou parcial, de textos publicados em livros, teses, dissertações, revistas, textos da Internet ou de quaisquer outras fontes, terá reprovação na disciplina para a qual o trabalho foi solicitado e será desligado do Programa.

OBSERVAÇÃO SOBRE A FREQUÊNCIA: A frequência do discente será calculada pela participação nos fóruns e cumprimento das atividades, bem como a obrigatoriedade no dia de tarefas para avaliação. Não haverá cobrança de frequência nos encontros síncronos (on-line); isto se deve a possíveis problemas de conexão de internet e imprevistos.
Horário de atendimento: https://chat.whatsapp.com/BrUY3YBYc5hAm2ztkiDy3z
Bibliografia: BRITO, Raíssa M. Leitor navegador: um olhar sobre as habilidades de leitura do 6º ao 9º ano da Base Nacional Comum Curricular relacionadas à cultura digital. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, Dissertação de mestrado. Orientação: CARVALHO, Maria Angélica F. de, Piauí, 2020.
CARVALHO, Robson Santos de. Ensinar a ler, aprender a avaliar: avaliação diagnóstica das habilidades de leitura. São Paulo: Parábola editorial, 2018
DEHANE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar. Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
KATO, Mary Aizawa, O aprendizado da leitura. 4 ed, São Paulo, Martins Fontes, 1995.
KLEIMAN, Angela B. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 4. ed. Campinas: Pontes, 1995.
KOCH, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011
KOCH, Ingedore. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender. São Paulo: Contexto, 2006
LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1996 http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/aspectos_leitura.pdf
MARCUSCHI, L. Antonio. Compreensão textual como trabalho criativo. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores e didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 89-103, v. 11 https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40358/3/01d17t07.pdf
McGuinness, Diane. O ensino da leitura inicial: o que a ciência nos diz sobre como ensinar a ler/ Diane McGuinness; tradução Luzia Araújo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SNOWLING, Margaret J. e HULME, Charles (orgs.) A ciência da leitura, Porto Alegre, Penso, 2013.
TOMITCH, Lêda M.B (org.) Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2008

PERIÓDICOS

BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. DE O. Atividades de compreensão de gêneros digitais em livros didáticos. Revista do GELNE, v. 13, n. 1/2, p. 1-15, 3 mar. 2016. https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9346 Acesso em: 06 out. 2020
GABRIEL, Rosângela. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. Signo, Santa Cruz do Sul, ago. 2008. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/441/294>. Acesso em: 06 out. 2020. doi:https://doi.org/10.17058/signo.v31i0.441.
GABRIEL, Rosângela; FRÖMMING, Marione. Compreensão em leitura: como avaliá-la?. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 43, set. 2019. ISSN 1982-2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13838>. Acesso em: 06 out. 2020. doi:https://doi.org/10.17058/signo.v27i43.13838.
GABRIEL, Rosângela. COMO O MILAGRE DA LEITURA É POSSÍVEL? INVESTIGANDO PROCESSOS BIOLÓGICOS E CULTURAIS DA EMERGÊNCIA DE SENTIDOS DURANTE A LEITURA. Linguagem em (Dis)curso, [S.l.], v. 16, n. 3, p. 603-616, dez. 2016. ISSN 1982-4017. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4306/2897>. Acesso em: 06 out. 2020.
Pereira, V. W., Viana, F. L., & Morais, J. (2019). Processamento da leitura: decodificação e compreensão. Letras De Hoje, 54(2), 108-111. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.34946 https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/issue/view/1389 Acesso em: 06 out. 2020
ROJO, R. Letramento e capacidade de leitura para cidadania. (inc.) http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2013121153a8f1155045828c12733b68e/Letramento_e_capacidade_de_leitura_pra_cidadania_2004.pdf
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/10/2020
07/10/2020
Leitura e processamento leitor
14/10/2020
14/10/2020
Leitura e cognição - Compreender e interpretar: mesmo processo?
14/10/2020
14/10/2020
O processo de refererir e inferir: reflexões para a leitura
14/10/2020
14/10/2020
O processo de refererir e inferir: reflexões para a leitura
21/10/2020
21/10/2020
O trajeto leitor no texto: linguístico e social
21/10/2020
21/10/2020
Leitura e exposição de textos de Luiz Antonio Marcuschi
28/10/2020
28/10/2020
Leitura e cognição
04/11/2020
04/11/2020
Neurônios da leitura
11/11/2020
11/11/2020
Comportamento de mecanismos cerebrais no processo leitor
18/11/2020
18/11/2020
Aspectos cognitivos do processamento leitor
25/11/2020
25/11/2020
Neurônios da leitura
02/12/2020
02/12/2020
Comportamento de mecanismos cerebrais no processo leitor
09/12/2020
09/12/2020
Aspectos cognitivos do processamento leitor
Avaliações
Data Descrição
30/01/2020 Produção textual
25/11/2020 Seminários
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Revista Proposta para produção do texto_avaliação na disciplina
Livro Referências bibliográficas_Artigos e livros
Livro Referências bibliográficas_Artigos e livros
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre notas e outros 25/02/2021
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL com o tema O CÉREBRO LEITOR 21/11/2020
COMUNICADO 11/10/2020
LINK 06/10/2020
BOAS-VINDAS e orientações 06/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 03:59