-

CPPGED/CCE015 - TEORIAS EDUCACIONAIS - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Unidade 01 Teorias da educação e as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico (19/03/2021 - 23/04/2021)
- Ciência da educação: do senso comum a Ciência da Educação; - A constituição da Ciência da Educação; - Pensamento Pedagógico brasileiro: Liberal e progressista.
Avaliação da aprendizagem (30/04/2021 - 30/04/2021)
Realização da primeira avaliação da aprendizagem.
Unidade 02 Contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil (07/05/2021 - 28/05/2021)
Teorias acríticas: pedagogia tradicional, pedagogia nova, pedagogia tecnicista; Teorias crítico-reprodutivistas: Teoria crítica: pedagogia histórico-crítica; Implicações pedagógicas das diferentes teorias da educação.
Avaliação da aprendizagem (04/06/2021 - 04/06/2021)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
Unidade 03 Teorias educacionais contemporâneas (11/06/2021 - 18/06/2021)
? Teorias pedagógicas modernas; ? Contexto pós-moderno e a educação.
Avaliação da aprendizagem. (25/06/2021 - 25/06/2021)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem.
Unidade 03 Teorias educacionais contemporâneas (02/07/2021 - 09/07/2021)
? Correntes pedagógicas contemporâneas: Racional-tecnológica Neocognitivistas Sociocríticas Holísticas Pós-modernas
Avaliação da aprendizagem. (09/07/2021 - 09/07/2021)
Realização da quarta avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
2 2021100**** 8,4 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
3 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
4 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
5 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
6 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
7 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
8 2021100**** 8,4 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
9 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
10 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
11 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
12 2021100**** 8,1 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
13 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
14 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
15 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
16 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
17 2021100**** 8,4 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
18 2021100**** 8,3 8,0 8,0 8,0 8.1 0 AM
19 2021100**** 8,4 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
20 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
21 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
22 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
23 2021100**** 8,4 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
24 2021100**** 8,3 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
25 2021100**** 8,1 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
26 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
27 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
28 2021100**** 8,3 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
29 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
30 2021100**** 8,4 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
31 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
32 2021100**** 8,1 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
33 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
34 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
35 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
36 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
37 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
38 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
39 2021100**** 8,5 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
40 2021100**** 8,1 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
41 2021100**** 8,3 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
42 2021100**** 8,2 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
43 2021100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As teorias da educação e suas matrizes filosóficas e epistêmicas. As contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil. As teorias educacionais contemporâneas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina, as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de compartilhamento de experiências e conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento da disciplina constarão:
Aulas expositivas, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.
Grupos de discussão e debates – A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.
Painel e Seminário – discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina.
Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Na prática avaliativa dos pós-graduandos predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos:
Oficinas, seminários, painéis, resenhas dentre outros, vinculados aos objetos de pesquisa e às teorias estudadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Teoria crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dezembro/2000. p. 182-205.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 2003.

GADOTTI, MOACIR. Perspectivas atuais da educação. Perspectivas, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 03-11, jun. 2000.

GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática. 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In: ______; SANTOS, Akiko. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1988.

SAVIANI, Demerval. Contextualização histórica e teórica da pedagogia histórico-crítica. In: ______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Demerval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1(52), jan./abr. 2007. p. 15-27.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2021
23/04/2021
Unidade 01 Teorias da educação e as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico
30/04/2021
30/04/2021
Avaliação da aprendizagem
07/05/2021
28/05/2021
Unidade 02 Contribuições das teorias da educação ao pensamento pedagógico no Brasil
04/06/2021
04/06/2021
Avaliação da aprendizagem
11/06/2021
18/06/2021
Unidade 03 Teorias educacionais contemporâneas
25/06/2021
25/06/2021
Avaliação da aprendizagem.
02/07/2021
09/07/2021
Unidade 03 Teorias educacionais contemporâneas
09/07/2021
09/07/2021
Avaliação da aprendizagem.
Avaliações
Data Descrição
30/04/2021 1ª Avaliação
04/06/2021 2ª Avaliação
25/06/2021 3ª Avaliação
09/07/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TEORIAS EDUCACIONAIS 15/04/2021
TEORIAS EDUCACIONAIS 15/04/2021
TEORIAS EDUCACIONAIS 24/03/2021
TEORIAS EDUCACIONAIS 18/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 20:18