MAURICIO JOSE GOMES MEDEIROS TAVARES

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

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mauricio jose gomes medeiros tavares

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

DCAI130 - ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇO - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Abertura e apresentação da disciplina (24/08/2021 - 16/09/2021)

Boas vindas e apresentação da disciplina 

Sistema de avaliação 

Plano de ensino 

Conteúdo programático 

   Material de aulal assíncrona 
Material de aula assíncrona
Aulas e atividades assíncronas (21/09/2021 - 28/09/2021)

Aulas assíncronas 

Estratégia em Serviços (30/09/2021 - 12/10/2021)
   Análise de casos
Período de Habilitação: 12/10/2021 às 17:30 a 15/10/2021 às 20:00
Estratégias em Serviços (14/10/2021 - 14/10/2021)

Uso de informações para categorizar os clientes 75 Estágios na competitividade da empresa de serviços 75 Disponível para serviços 77 Trabalhador diarista (Journeyman) 77 Conquista da competência distintiva 77 Fornecimento de serviços de classe mundial 77 Benchmark em serviços: O Central Market foge do lugar-comum e dos produtos consagrados 78

  Livro Texto Fitzsimoms 
Caros alunos Vos envio livro texto para darmos continuidade em nossas aulas. Peço que baixem o arquivo de modo que facilite o acompanhamento de todos em aula e preparação de seminários.
Feriado 19 de outubro Dia do Piauí (19/10/2021 - 19/10/2021)

Feriado 

Prestação de Serviços (21/10/2021 - 09/11/2021)
}Sem uma operação bem-sucedida, a empresa estará fora dos negócios, pois não terá nada para oferecer aos clientes.
}
}Estrategicamente, a empresa de serviços pode optar por usar suas operações como o componente-chave da sua estratégia competitiva.
}

(HOFFMAN, et al, 2009)

}A competitividade operacional pode ser adotada em um dos estágios:

 

◦Estágio 1: Disponível para serviço – operações reativas às necessidades da organização;
◦Estágio 2: Diarista - Este nível é proporcionado pela chegada da concorrência. Ter apenas uma operação que funciona já não é suficiente.
◦Estágio 3: Competência diferenciada – domínio do núcleo de serviço e compreensão da complexidade de mudança as operações;
◦Estágio 4: Excelência – Inovação, proatividade e gerar oportunidades.

(HOFFMAN, et al, 2009)

}Marketing e Operações
◦Conciliar as necessidades do consumidor com a tecnologia e capacidade de produção da empresa.
◦EX: experiência de restaurante – não se baseia somente na qualidade da comida.
}O sucesso em marketing de serviços exige entendimento muito maior das restrições e oportunidades propostas por operações.
}(HOFFMAN, et al , 2009)
 
}Modelo de Mundo Perfeito de Thompson
}Thompson propõe que a eficiência “perfeita” das operações é possível desde que outputs, inputs e qualidade aconteçam em ritmo constante e permaneçam conhecidas e certas.

 

}Núcleo técnico – o lugar dentro da organização onde operações básicas são realizadas;
◦Núcleo técnico remete a cozinhas de restaurantes, garagens de oficinas, áreas de trabalho de lavanderias a seco e salas de cirurgia.

(HOFFMAN, et al, 2009)

Eficiência em Serviços 

}A incerteza cria a ineficiência.
}A ausência de incertezas significa que as decisões dentro do núcleo podem ser programadas e que o julgamento individual poder ser substituído por regras;
}A remoção do julgamento individual significa que as funções são “desqualificadas”e que é possível utilizar mão de obra de qualidade inferior;

(HOFFMAN, et al, 2009)

}Fábrica focalizada
◦A fábrica focaliza concentra-se em determinado trabalho;
◦Uma vez atingido esse foco, a fábrica faz um trabalho melhor, porque a repetição e a concentração em uma área permite que os trabalhadores e gerente se tornem eficazes;
◦Esse modelo amplia o conceito de mundo perfeito de Thompson, porque argumento que o foco gera eficácia e eficiência 
 
}Superação de alguns dos problemas das operações de serviços:
◦Isolar o núcleo técnico;
◦Minimizar o sistema servuction(Service + Production, é o modelo usado para ilustrar os fatores que influenciam a experiência de serviço, incluindo os que são visíveis e os que não são identificados a partir da interação do consumidor com estes fatores. ) ;
◦Colocar em linha de produção o sistema inteiro;
◦Criar capacidade flexível;
◦Aumentar a participação do cliente; e
◦Deslocar o tempo de demanda. 
 
}Isolar núcleo técnico
◦Separação entre o sistema servuction, com alto contato com o cliente e o núcleo técnico;
◦A empresa é dividida em duas áreas distintas;
◦No sistema servuction, a gerência deve focalizar a otimização da experiência para o cliente;
◦A eficiência operacional sempre favorece os sistemas de baixo contato;
◦Às vezes, dissociar o sistema para se tornar mais eficiente não é bom para os clientes.

(HOFFMAN, et al, 2009) 

}Colocando o sistema inteiro na linha de produção
}Aplicar tecnologias hard e soft para facilitar a produção de um produto padronizado e  regras, regulamentos e procedimentos que devem ser obedecidos para produzir o mesmo resultado;
}Essa abordagem para aumentar a eficiência operacional é relativamente rara;
}O fast-food   apresenta customização mínima, o volume é grande e a participação do cliente no processo é alta;
}Gerar qualquer tipo de eficiência operacional em um sistema de alto (faz-food) contato como esse implica um linha de produtos limitada.
}(HOFFMAN, et al, 2009) 
 
}Como prestar serviços padronizados eficientes com um nível aceitável de qualidade e ao mesmo tempo tratar cada cliente como único?
}Esse sistema operacional exige muito dos clientes;
}Eles precisam selecionar com antecedência o que querem comer;
}Precisam ter os pedidos prontos quando chagam ao caixa.
(HOFFMAN, et al, 2009) 
 
}Criando capacidade flexível
}Estratégias
◦Usar funcionários de meio período;
◦Fazer treinamento cruzado de funcionários para que a maior parte do trabalho deles se concentre no contato com o cliente durante as horas de pico;
◦Compartilhar capacidade com outras empresas. 
 
}Aumentando a participação do cliente
}A essência do aumento da participação do cliente é substituir o trabalho feito pelos funcionários da empresa por trabalho feito pelo cliente;
}Redução dos custos associada com a prestação do serviço ao cliente;
}
}Mudando o horário da demanda para se adaptar à capacidade;
}
}Deslocar o horário de demanda;
◦Ex: órgão de controle viário, com descontos e gratuidade para transitar em horários fora de pico. 
 
Esquematização 
 
}Fluxograma
}Identificam:
}A direção para onde os processos fluem;
}O tempo necessário para ir de um processo para o seguinte;
}Os custos envolvidos em cada etapa do processo;
}A quantidade de estoque em cada etapa;
Os gargalos do sistema. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação de Seminários em Administração de Serviços (11/11/2021 - 18/11/2021)

Seminários em Administração de Serviços 

Aula assíncrona - Gerenciamento de filas (23/11/2021 - 23/11/2021)

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE FILAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO NA BU/UFSC Claudio Henrique Schons Gregório Varvakis Rados Resumo: Este artigo apresenta a importância da gestão eficiente de filas por parte dos gestores de serviços pelo fato desta influenciar na percepção do cliente sobre a qualidade de serviço. Para tal, analisa o processo de formação de filas, bem como descreve alguns procedimentos para os gestores reduzirem a sensação de tempo de espera pelo cliente na fila, prevenindo e minimizando seus impactos negativos. O artigo demonstra que através da modelagem de sistemas, os gestores podem identificar os fatores responsáveis pela formação de filas e buscar soluções visando a otimização dos processos. Através do software de simulação Arena são apresentados cenários referentes a formação de filas utilizando-se dados coletados na Biblioteca Universitária da UFSC. Palavras-chave: Gestão de filas; Modelagem de sistemas; Simulação; Gestão de serviços; Biblioteca universitária.

 

GERENCIAMENTO DE FILAS VIRTUAIS: uma abordagem qualitativa da complexidade de organização e de controle de aspectos tangíveis do ambiente físico para filas de espera em operações de call Center. Eduardo Bomfim Machado1 Marcela Gleice Vilela França2 Resumo Este artigo procura evidenciar, através de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, razões para se delinear novos constructos a partir do Modelo de Moderação de Raiva e Remorso para o Tempo Percebido de Espera de Voorhees et al. Sobretudo em operações de call center. Foram levantados autores e conceitos acerca do gerenciamento de filas, acrescentando modelos gerenciais de disponibilidade utilizados por empresa do setor. A grande motivação dessa pesquisa inicial está relacionada com a questão: Estariam os serviços de call center sujeitos aos mesmos elementos de moderação de qualidade do ambiente físicos que os serviços de alto contato com entrega pessoal? O resultado direciona a uma necessidade de novas abordagens tanto para o setor de call centers, quanto demais serviços de atendimento à distância. Palavras Chave: Call Center; marketing de serviços, gerenciamento de filas; evidência física, aspectos tangíveis.

  Material de aula assíncrona 
Material de aula assíncrona
Aula encerramento - Apresentações de Análise de Serviços lançados na Pandemia (25/11/2021 - 25/11/2021)

 Apresentações de Análise de Serviços lançados na Pandemia 

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
26 31 02 09 14 16 21 23 28 30 05 07 14 19 21 26 28 04 09 11 16 18 23 25
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2019902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
4 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 9,0 9,0 8,5 8.8 2 AM
2 2019903**** 8,5 9,0 8,5 8.7 0 AM
3 2019902**** 7,0 8,0 8,5 7.8 2 AM
4 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
5 2019902**** 8,5 8,0 8,5 8.3 2 AM

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
Aula de encerramento 25/11/2021
Aula de hoje 18/11/2021
Aula de hoje 16/11/2021
Aula de hoje 11/11/2021
Aula de hoje 09/11/2021
Avaliações 04/11/2021
Apresentação do Seminário - 2ª Avaliação Parcial 04/11/2021
Aula de hoje 04/11/2021
Aula assíncrona 02/11/2021
Aula assíncrona 28/10/2021
Aula de hoje 26/10/2021
Aula de hoje 21/10/2021
Aula de hoje 14/10/2021
Avaliação Parcial 12/10/2021
Avaliação Parcial 08/10/2021
Aula de hoje 07/10/2021
Sistema de avaliações 05/10/2021
Aula de hoje 05/10/2021
Aula de hoje 28/09/2021
Aula de amanhã 27/09/2021
Aulas assíncronas 22/09/2021
Aula de hoje - assíncrona 21/09/2021
Aula de hoje 16/09/2021
Aula de hoje 14/09/2021
Aula de hoje 09/09/2021
Aula assíncrona 02/09/2021
Aula de hoje 31/08/2021
Aula introdutória - Boas vindas! 26/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:26