APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA SEMANA 1 (25/07/2022 - 31/07/2022)
A disciplina A Matemática e suas Tecnologias e os Itinerários Formativos II se insere no contexto do curso de Especialização em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho que tem como objetivo geral “possibilitar aos professores do Ensino Médio um estudo das tarefas matemáticas alinhadas às competências específicas da área Matemática e suas Tecnologias, observando as sugestões de metodologias e estratégias encontradas nos currículos estaduais, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular e, alinhado a isso, aperfeiçoar a formação desses profissionais, na temática, capacitação e preparação dos estudantes para inserção no mercado de trabalho”. Ela dá continuidade aos estudos sobre o ensino de Matemática, observando a nova forma de organização curricular definida na BNCC para o Ensino Básico.
A disciplina em apreço tem como objeto de estudo os Itinerários Formativos integrados à área da Matemática e suas tecnologias e enfoca o estudo teórico-prático da Matemática e suas possiblidades no desenvolvimento da criatividade dos estudantes do Ensino Básico, bem como as suas conexões com os Eixos Estruturantes dos Itinerários Formativos: Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Nesse sentido ela contribui com a formação dos professores de Matemática ao possibilitar a discussão das temáticas mencionadas e propor atividades formativas que observa a nova organização do currículo disposto na BNCC com ênfase no segundo eixo: Itinerários Formativos. Além disso a disciplina também analisa criticamente e de forma geral a teoria das Metodologias Ativas, oportunizando aos cursistas as condições iniciais para o aprofundamento dessa temática.
A disciplina está estruturada conforme o PPC do curso, tendo como eixo orientado estudos teórico-práticos, proposição de tarefas e discussões temáticas. O designe delafoi elaborado para permitir o entrelaçamento das múltiplas vozes num processo coletivo de busca pelo entendimento teleológico do seu conteúdo, assim a ênfase não é a memorização de normas, termos ou a mera reprodução de processos, mas a construção coletiva de uma compreensão capaz de ajudar os professores envolvidos na tomada de decisões e na conscientização de seu papel nesse novo formato de Ensino Médio que se apresenta como desafio para todos os que estão diretamente relacionados com o ensino de Matemática.
Portanto, a expectativa da disciplina é oferecer aprofundamento teórico-prático, visando colocar os professores cursistas diante da necessidade de se posicionar criticamente, de desenvolver conscientemente sua função docente como educador matemático, compreendendo sua responsabilidade social e assumindo, de maneira autônoma, o compromisso com sua formação profissional. Isto implica que o curso não tem a presunção de esgotar o assunto, mas de propiciar a oportunidade de produzir novas aprendizagens no campo do ensino e provocar os cursistas oferecendo mais perguntas que respostas, pois são elas que criam os motivos para o empenho de ações de estudo/pesquisas por parte dos professores de Matemática.
Caro(a) aluno(a),
Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário comprometer-se com o processo de aprendizagem proposto para essa disciplina o que inclui, dentre outras ações: leitura atenciosas e sistematizada dos conteúdos disponibilizados; pesquisa de material bibliográfico complementar com o propósito de possibilitar aprofundamento na aprendizagem; participar dos fóruns de discussão com empenho, lendo, comentando e contribuindo com as discussões afim de compartilhar e acessar as diferentes forma de pensamento em busca de uma síntese coletiva; realizar as atividades propostas de forma crítica, evitando uma postura passiva diante da leitura e das discussões de modo envolver-se na construção do conhecimento pedagógico. É importante ver-se com sujeito da ação que compreende o seu papel na reflexão e na complexidade dos processos produtivos, para reconhecer o seu lugar no espaço social que ocupa na condição de agente de transformação, tomando atitudes conscientes e intencionalmente planejadas, isso descarta os processos de assimilação do pensamento do outro, a memorização absoluta, a reprodução acrítica de métodos ou processos com os quais venham se depararem.
Queremos viver uma experiência de aprendizagem consciente, crítica e criativa, mas também sistematizada e orientada e ao final tenhamos desenvolvidas competências profissionais indispensáveis ao professor de matemática, principalmente aquelas que dizem respeito à sua autonomia, à tomada de decisões no ambiente permeado pelas incertezas com são os espaços organizados e institucionais de aprendizagem.
Uma excelente trilha de aprendizagem!!
CONHEÇA O PROFESSOR!
Prof. Dr. Alan Kardec Carvalho Sarmento
Breve apresentação do currículo
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP - (2019), na Área de Concentração Ensino de Ciências e Matemática, com tese defendida sob o título: "O desenvolvimento Lógico-Histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica." Mestre em Educação, com pesquisa realizada em Educação Matemática na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Matemática do Ensino Médio (UFPI/2003). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/1999), Atuou como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2012 em escolas da rede pública e privada. Atuou como professor em Curso de Pós-Graduação Latus Sensus em faculdades privadas. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI)), lotado no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ocupando o cargo de chefia/coordenador e ministrando as disciplinas da área de Matemática, atuando também no ensino à distâncias tanto em cursos de Graduação como em Pós-Graduação. Tem experiência com orientações de trabalho de conclusão de curso, autoria de livro e de artigos científicos.
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8281210524705780