Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
<br />A avaliação do processo ensino-aprendizagem será contínua, processual e formativa. Para efeito de análise do desempenho dos estudantes serão observados os seguintes aspectos: participação nas aulas e nas atividades de ensino, colaboração nas leituras e produções textuais<br />Para efeito de notas serão consideradas as seguintes atividades: Trabalho individual, participação nas discussões sobre as temáticas estudadas, apresentação do plano de análise e revisão do projeto de pesquisa para qualificação. A |
Bibliografia:
| BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M.. La investigación biográfico-narrativa en educación enfoque y metodología. Madrid: Editorial La Muralla, 2001. <br />BRUNER, Jerome. Realidade mental: mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 2002. <br />CLANDININ, D.J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011. <br />CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J.. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J.. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes 1995. <br />DEWEY, J.. Ter uma experiência. In: A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010a. DEWEY, J.. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. <br />ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa Qualitativa em Educação Fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br />JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 90-113.<br />NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.<br />PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2018.<br />SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista Educação UFSM, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2014.<br />THERRIEN, J. Parâmetros de pesquisa científica do pesquisador de sua práxis docente articulando didática e epistemologia da prática. In: CAVALCANTE, M.M.D.; |