halyson irene baltazar

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED066 - FORMAÇÃO DOCENTE - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de atividade pedagógica, discussão, crítica e negociação da sistemática dos encontros/aulas (10/03/2025 - 10/03/2025)

- Conceitos basilares da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade e contribuições desse referencial às pesquisas em educação, em particular, àquelas em Educação Matemática, no que tange à atividade pedagógica de professor que ensina Matemática

   PLANO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA 
Plano da Atividade Pedagógica - 2025.1
  TEXTO 02 
Texto 02 - O Método de Investigação na Psicologia Histórico-Cultural e a Pesquisa sobre o Psiquismo Humano (Bernardes, 2010)
  TEXTO 01 
Texto 01 - Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática: diálogos possíveis na formação de professores (Souza; Moretti, 2021)
  TEXTO 03 
Texto 03 - A unidade básica de análise como instrumento metodológico: considerações vigotskianas (Lopes Júnior; Moraes; Feitosa, 2020)
    
Inicia em 08/04/2025 às 11h 0 e finaliza em 20/04/2025 às 23h 59
  TEXTO 04 
Texto 04 - Problema de método de pesquisa (Rieber; Robinson, 2024)
  TEXTO PARA LEITURA COMPLEMENTAR DO TEXTO 02 
Texto: Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a Psicologia (Pasqualini; Martins, 2015)
  SLIDES 
O Método de Investigação na Psicologia Histórico-Cultural e a Pesquisa sobre o Psiquismo Humano (Bernardes, 2010; Pasqualini; Martins, 2015)
    
Inicia em 17/04/2025 às 15h 35 e finaliza em 27/04/2025 às 23h 59
  

COMO FAZER UM FICHAMNTO?

COMO FAZER FICHAMENTO? Nesta aula, O Prof. Dr. Ivan Guedes explica: Para que serve um fichamento? O que é um fichamento? Como fazer um fichamento?

Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=dWMqyP4wEPM&t=10s

Aula expositiva e dialogada sobre os conceitos basilares da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade e suas contribuições às pesquisas em educação, em particular, em Educação Matemática, no que tange à atividade pedagógica de professor que ensina Matemática (24/03/2025 - 24/03/2025)

- Conceitos basilares da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade e contribuições desse referencial às pesquisas em educação, em particular, àquelas em Educação Matemática, no que tange à atividade pedagógica de professor que ensina Matemática;

- Síntese das discussões (no coletivo).

PARTICIPAÇÃO NA DEFESA DE TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO (31/03/2025 - 31/03/2025)

- Tese de Doutorado em Educação: INDÍCIOS DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE GEOMETRIA POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA, EM UM CONTEXTO DE EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO, MEDIADO PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, de FRANCISCO DE PAULA SANTOS DE ARAUJO JUNIOR.

DEBATE SOBRE O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA SOBRE O PSIQUISMO HUMANO (07/04/2025 - 07/04/2025)

- O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA SOBRE O PSIQUISMO HUMANO

DEBATE SOBRE O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA SOBRE O PSIQUISMO HUMANO (14/04/2025 - 14/04/2025)

- O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA SOBRE O PSIQUISMO HUMANO;

- SÍNTESE DAS DISCUSSÕES (NO COLETIVO).

Análise do plano de disciplina> Reflexões sobre o significado da formação profissional docente (10/09/2024 - 10/09/2024)
Análise do plano de disciplina> Reflexões sobre o significado da formação profissional docente
Formação docente e conhecimentos profissionais (10/09/2024 - 10/09/2024)
Formação docente e conhecimentos profissionais
Formação do professor reflexivo: diferentes abordagens (10/09/2024 - 10/09/2024)
Formação do professor reflexivo: diferentes abordagens
Diferentes concepções e paradigmas de formação (17/09/2024 - 17/09/2024)
Diferentes concepções e paradigmas de formação
Diferentes concepções e paradigmas de formação (24/09/2024 - 24/09/2024)
Diferentes concepções e paradigmas de formação
Formação inicial de professores: estado da questão (01/10/2024 - 01/10/2024)
Formação inicial de professores: estado da questão
Formação inicial de professores: estado da questão (08/10/2024 - 08/10/2024)
Formação inicial de professores: estado da questão
Formação inicial de professores na perspectiva humanizadora (22/10/2024 - 22/10/2024)
Formação inicial de professores na perspectiva humanizadora
Formação inicial de professores na perspectiva humanizadora (29/10/2024 - 29/10/2024)
Formação inicial de professores na perspectiva humanizadora
Formação docente, desenvolvimento profissional e aprendizagem docente (05/11/2024 - 05/11/2024)
Formação docente, desenvolvimento profissional e aprendizagem docente
Formação docente, desenvolvimento profissional e aprendizagem docente (12/11/2024 - 12/11/2024)
Formação docente, desenvolvimento profissional e aprendizagem docente
Formação docente e identidade docente: diferentes abordagens (19/11/2024 - 19/11/2024)
Formação docente e identidade docente: diferentes abordagens
Formação do professor reflexivo: diferentes abordagens (03/12/2024 - 03/12/2024)
Formação do professor reflexivo: diferentes abordagens
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório (10/12/2024 - 10/12/2024)
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório (17/12/2024 - 17/12/2024)
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório (07/01/2025 - 07/01/2025)
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26 03 10 17 07
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2022100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação inicial e profissionalização de docentes: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de docentes pós-LD/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de docentes. Formação continuada de docentes: tendências atuais. Formação de docentes: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: Aulas expositivas dialogadas; seminários; leituras e discussões de livros, artigos científicos e teses; elaboração de texto autobiográfico. No contexto de atividades remotas, serão registradas atividades não presenciais, tais como: leitura, produção de textos, organização de seminários, entre outras.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado na disciplina, o doutorando que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina. A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá apresentação de um seminário, tendo como foco a formação de docentes para educação básica; para o ensino superior e a formação de formadores; b) a segunda consistirá na escrita de artigo sobre o objeto de estudo de cada estudante.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.<br />GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma teoria crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. <br />IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br />IMBERNÓN. Formação docente e profissional: formar para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.<br />LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes, 2010.<br />NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.<br />PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999. <br />SOUZA, João Francisco. Prática pedagógica e formação de professores. 2. ed. Recife: EDUFPE, 2012.<br />TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação inicial. Petrópolis: Vozes, 2002<br />ZEICHNER, Ken. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.<br />8 Bibliografia complementar<br />Artigos científicos da área.<br />AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ: Brasília: UNB, 1996.<br />BOLIVAR, Antonio (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola: Bauru: EDUSC, 2002.<br />BORBA, Marcelo Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.<br />BORGES, Cecília Maria Ferreira Borges. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004.<br />EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. Dossiê: os saberes docentes e sua formação, ano XXII, n. 74, abr. 2001. Campinas (SP), CEDES. <br />ESTRELA, Maria Teresa (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto, 1997.<br />FÁVERO, Altarir Alberto. Educar o educador: reflexos sobre a formação. Porto Alegre: Mercado das Letras, 2010.<br />FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional. Porto: Porto Editora, 2009. <br />FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.<br />GARCIA, Carlos Marcelo. El pensamiento del profesor. Barcelona: Ediciones CEAC, 1987.<br />GATTI, Bernadete A. Análises com vistas a um referencial para políticas de formação para o ensino básico. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, texto mimeografado, 167 p., 1996.<br />GATTI, Bernadete A.. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores – RBPF, v. 1, n.1, p. 90 – 102, maio 2009.<br />GATTI, Bernadete A.. Formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, nº 100, dez./jan./fev. 2013-2014.<br />GATTI, Bernadete A. (Org.). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2018. <br />GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. de.; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber, 2008.<br />GIL-PEREZ, Daniel; PESSOA DE CARVALHO, Anna Maria. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2010. - (Coleção questões da nossa época; v.26).<br />GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas - SP: Papirus, 2004.<br />LOPES, Eliana M. T.; FARIAS FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.<br />MARCONI, Gabriela Miranda (Coord.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. Relatório Técnico.<br />MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Campinas: n. 36, p.13-20, 1995.<br />MCLAREN, Peter. Vida nas escolas: teoria e prática crítica. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002. <br />MARCONI, Gabriela Miranda (Coord.). Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. Relatório Técnico.<br />MENEZES, Luís Carlos (Org.). Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1996. (Coleção formação de professores).<br />NÓVOA, Antônio (Coord.). Profissão professor: Porto: Porto Codex, 1995.<br />NÓVOA, Antônio (Coord.). Vida de professores. Porto: Porto: Codex, 1992.<br />PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/ Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.<br />PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. <br />PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo; Cortez, 2002.<br />PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.<br />PINHO, Scheila Zambello. Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: UNESP, 2011<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/09/2024
10/09/2024
Formação docente e conhecimentos profissionais
10/09/2024
10/09/2024
Análise do plano de disciplina> Reflexões sobre o significado da formação profissional docente
10/09/2024
10/09/2024
Formação do professor reflexivo: diferentes abordagens
17/09/2024
17/09/2024
Diferentes concepções e paradigmas de formação
24/09/2024
24/09/2024
Diferentes concepções e paradigmas de formação
01/10/2024
01/10/2024
Formação inicial de professores: estado da questão
08/10/2024
08/10/2024
Formação inicial de professores: estado da questão
22/10/2024
22/10/2024
Formação inicial de professores na perspectiva humanizadora
29/10/2024
29/10/2024
Formação inicial de professores na perspectiva humanizadora
05/11/2024
05/11/2024
Formação docente, desenvolvimento profissional e aprendizagem docente
12/11/2024
12/11/2024
Formação docente, desenvolvimento profissional e aprendizagem docente
19/11/2024
19/11/2024
Formação docente e identidade docente: diferentes abordagens
03/12/2024
03/12/2024
Formação do professor reflexivo: diferentes abordagens
10/12/2024
10/12/2024
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório
17/12/2024
17/12/2024
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório
07/01/2025
07/01/2025
Formação inicial de professores: perspectiva política e emancipatório
Avaliações
Data Descrição
24/09/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:34