Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação da Aprendizagem:<br />No decorrer da disciplina serão realizadas as seguintes modalidades de avaliação: <br />Diagnóstica identificar nível de conhecimentos, necessidades e expectativas. <br />Formativa discutir, propor e estimular medidas para superação de dificuldades apresentadas no decorrer da disciplina. <br />Somativa medir o aproveitamento obtido na disciplina, por meio de apresentação de painel e demais trabalhos avaliativos. <br />A1- Somatória das notas obtidas nas seguintes atividades: Painel Integrado (0 a 3,0 pontos), Discussão Filme (0 a 2,0 ponto), Apresentação de Trabalho na Semana de Enfermagem (0 a 2,0 pontos), Atividade de Análise Metodológica (0 a 3,0 pontos).<br />A2 Desenvolvimento de Postura Crítica e Reflexiva (0 a 3,0 pontos), Leitura e Domínio das Referências Sugeridas (0 a 2,0 pontos), Iniciativa e Tomada de Decisão (0 a 2,0 pontos), Autoavaliação (0 a 2,0 pontos) e Assiduidade (0 a 1,0 pontos).<br />Os critérios de avaliação da aprendizagem da disciplina, está de acordo com o regimento interno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (CCS/UFPI), que na seção II, do sistema de avaliação e da frequência, determina:<br />- O aproveitamento do discente em cada disciplina é expresso por notas numa escala de 0,0 (zero) a 10 (dez) e é avaliado por meio de provas, trabalhos e projetos, bem como pela participação em seminários e pelo interesse demonstrado nas atividades acadêmicas.<br /> Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada unidade de crédito a 15 (quinze) horas/aula.<br /> Será aprovado na disciplina o discente que apresentar frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), e nota final igual ou superior a 7,0 (sete).<br /> |
Bibliografia:
| Bibliografia:<br />- ACAUAN, L. V. et al. Utilização do software iramuteq® para análise de dados qualitativos na enfermagem: um ensaio reflexivo. REME rev. min. enferm ; 24: e1326, fev.2020.<br />- BARDIN, L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.<br />- BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Editora Porto, 1994, p. 89-92.<br />- CAPRA, B. Ponto de Mutação.1992.<br />- CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; v. 15, n. 4: 679-84.<br />- CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. 2003; v. 16.<br />- COUTINHO. M. P. L.; BU, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (VERSION 5.2). Revista Campo do Saber. V. 3, n. 1. jan. 2017<br />- DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. 2006.<br />- FLICK. U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.<br />OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.<br />- GOMES, N. N.; SILVA, J. G.; QUEIROZ, A. B. A.; et al. Fotolinguagem e photovoice na produção de dados. Esc Anna Nery 2022;26:e20210291.<br />- GONDIM, S.M.G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 12(24): 149-161. 2003.<br />- GONZÁLEZ, F. E. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 155 183, 2020. DOI: 10.33361/RPQ.2020. v.8. n.17. 322.<br />- GÜNTHER, H. Como elaborar um questionário. Em L. Pasquali (Org.) Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília, DF: UnB/IP/LabPAM, 1999, p. 231-258.<br />- GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, v. 22 n. 2, pp. 201-210.<br />- LIMA, C.M.G.; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I.; KAKEHASHI, S. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 21-30, janeiro 1996.<br />- MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: Consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017. <br />- MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. 9.<br />ed. rev. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2012. 408 p. ISBN 978-85-326-2896-1.<br />- OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.<br />- OLIVEIRA, A. C. A história oral: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Revista Prisma, v. 2, n. 1, 2021, p. 63-77.<br />- REIS, A. O. A. et al. Introdução ao uso do software EVOC. Tecnologias computacionais para o auxílio em pesquisa qualitativa: software EVOC. Tradução . São Paulo: Schoba, 2013.<br />- SOUZA, V. R.; MARZIALE, M. H.; SILVA, G. T.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. 021;34:eAPE02631.<br />- SOUZA NETO, R. A.; DIAS, G. F.; SILVA, R. R.; RAMOS, A. S. M. Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas. Rev. adm. contemp. v . 23, n. 3, 2019 <br />- TRENTINI, M.; PAIM. L.; SILVA, D. M. G. Pesquisa convergente-assistencial. Delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde (3ª ed). Porto Alegre: Ed Moriá; 2014.<br />- THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007. <br /> |