Educação como estratégia de liberdade dos negros escravizados no Brasil (03/04/2025 - 03/04/2025)
Textos:
Texto1.
NÓVOA, António. Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. (Orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
Texto 2.
SILVA, Alexandra Lima da. Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067 (Leitura obrigatória completa)
Texto 3.
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Negros. In: GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
OBS. Apresentar apenas: Introdução do livro e o capítulo “Negros” (p. 220–254).
Inicia em 18/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 25/04/2025 às 23h 59