Área de Concentração
Doutorado
FÍSICA
Linhas Pesquisa :
› FÍSICA TEÓRICA E ESTATÍSTICA
FÍSICA- Desenvolvimento de atividades de pesquisa em tópicos da Física da Matéria Condensada visando a modelagem teórica de materiais, incluindo sistemas de elétrons fortemente correlacionados, via modelos de spins, Hubbard, Kondo e Anderson periódico, utilizando métodos de física estatística e simulação numérica, caracterizando transições de fase clássicas e quânticas e fenômenos críticos, com ênfase em magnetismo e supercondutividade. Estuda-se também transições de fase em sistemas de spins sobre redes complexas em equilíbrio e não equilíbrio, teoria de escala através de simulações analógicas e computacionais em problemas de física estatística com ênfase em processos de amassamento e empacotamento em duas dimensões. Estuda-se a interação entre feixes atômicos e campos eletromagnéticos com o objetivo de entender e propor a construção de componentes capazes de manipular feixes atômicos tais como: lentes, divisores de feixe e interferômetros. De maneira geral, explora-se o comportamento de onda e de partícula bem como efeitos relacionados à fase de Gouy de ondas de matéria, caminhos não clássicos em experimentos de multifendas e efeitos de perda de coerência incluindo efeitos relativísticos. Aborda-se ainda o problema da renormalização de Teorias Quânticas de Campos em geral e suas consequências. No domínio de física de altas energias, trata-se da renormalização de teorias com violação da simetria de Lorentz. Já em baixas energias, em física da matéria condensada, aplica-se o formalismo de Teoria Quântica de Campos para estudar transições de fase e fenômenos críticos. Exemplos são: sistemas possuindo comportamento de escala anisotrópico como pontos de Lifshitz, bem como para sistemas apresentando violação da simetria de Lorentz. São também estudados efeitos que a interação mútua entre campos tem sobre as correlações quânticas geradas pela dinâmica do espaço-tempo em expansão.
› FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA
FÍSICA- Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo das propriedade físicas de sistemas que possam vir a compor novos materiais (ou materiais híbridos) para as mais variadas aplicações tecnológicas, podendo também buscar o entendimento de aspectos fundamentais envolvidos em fenômenos apresentados por esses sistemas. Seu estudo envolve síntese, caracterização e aplicação do materiais, bem como, cálculos teóricos e computacionais, apresentando forte relação com diferente áreas do conhecimento, como química, biologia e ciência/engenharia dos materiais.
Mestrado
FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA
Linhas Pesquisa :
› MEDIDAS ELÉTRICAS, ÓPTICAS E MECÂNICAS EM MATERIAIS
FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA- Estudo das propriedades: mecânica, elétrica, térmica e óptica de filmes autosustentados e/ou nanoestruturados de polímeros conjugados, polímeros naturais, e suas blendas e compósitos. espectroscopia dielétrica de materiais isolantes.
› NANOTECNOLOGIA
FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA- Estudo das propriedades termodiâmicas em nanotubos de carbono.
› SISTEMAS COMPLEXOS: ESTUDO DE FENÔMENOS E PROCESSOS
FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA- Estudo da susceptibilidade nos processos de avalanches. estudo analítico e experimental da fragmentação em uma dimensão para efeito de comparação com os resultados de outros processos de fragmentação em duas e três dimensões.
› TRANSIÇÕES DE FASE EM SISTEMAS MAGNÉTICOS
FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA- Estudo de propriedades estáticas e dinâmicas de modelos teóricos convencionais (ising, xy, xxz, etc...)com e sem desordem, através de métodos já estabelecidos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 08:26