|
Descrição |
|
|
-
ANA CLARA BATISTA SAMPAIO
-
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: uma análise empírica dos determinantes socioeconômicos, contábeis e políticos de transparência dos municípios brasileiros
-
Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
-
Data: 11/12/2020
-
Mostrar Resumo
-
Os estudos sobre transparência na gestão pública expõem a importância sobre a abertura dos dados governamentais por meios eletrônicos e a avaliação da transparência pública municipal. Nesse contexto, a métrica Escala Brasil Transparente (EBT) contribui para avaliação da transparência ativa e passiva dos municípios brasileiros e foi adotada neste estudo para analisar a influência dos determinantes socioeconômicos, contábeis e políticos sobre os níveis de transparência na gestão pública municipal e, especificamente: a) identificar os indicadores socioeconômicos, contábeis e políticos dos municípios avaliados pela EBT; b) verificar os níveis de transparência da gestão pública nos municípios brasileiros avaliados pela EBT; c) averiguar a relação entre os indicadores e os níveis de transparência definidos pela EBT. Buscou-se responder o seguinte questionamento: qual a influência dos determinantes socioeconômicos, contábeis e políticos sobre os níveis de transparência pública municipal? A coleta dos dados foi feita em portais eletrônicos oficiais e a análise foi estatística descritiva e de regressão. Os indicadores analisados foram estatisticamente significantes (positiva ou negativamente) na nota EBT, destacando-se os determinantes contábeis. Inferiu-se que, quanto maior o volume de receitas tributárias arrecadadas, mais transparente é o município. O nível de transparência superior à média geral (6,53) foi verificado em 61,6% da amostra. A variável experiência em gestão apareceu como um diferencial no desempenho do município e participação popular para aprofundamento em outros estudos. Dentre as limitações, aponta-se o não aprofundamento nas interações das variáveis e na relação entre os determinantes. Assim, pesquisas futuras devem considerar mais as inter-relações dos determinantes analisados.
|
|
|
-
DENISE JULIANA BEZERRA DE PONTES BARBOSA
-
ANÁLISE DA GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
-
Orientador : FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
-
Data: 11/12/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo analisa o processo de Gestão do Desempenho por Competências da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSEH) aplicado ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). A Gestão do Desempenho por Competências é uma metodologia de avaliação do desempenho humano nas organizações, considerada inovação para a realidade do serviço público brasileiro. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: O que é e como ocorre o processo de Gestão de Desempenho por Competências no HU-UFPI? Para responder este problema, a pesquisa tem por objetivo geral analisar o que é e como ocorre a avaliação de desempenho por meio do processo de Gestão de Desempenho por Competências (GDC) implantado na gestão do Hospital Universitário da UFPI, no período entre 2015 e 2019. A pesquisa se caracteriza por finalidade exploratória, descritiva e aplicada. Prioriza a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso e utiliza como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio da investigação retilínea do desenvolvimento das tarefas no HU-UFPI, entrevistas com gestores e aplicação de questionários a empregados e, a partir da triangulação dos dados coletados, analisou o processo de GDC da instituição. A pesquisa evidencia contribuições com novos conhecimentos acerca da ferramenta de Gestão do Desempenho por Competências no serviço público, em ambiente hospitalar, destaca alinhamento do modelo da organização aos modelos teóricos da GDC e a positividade do método para a instituição e os colaboradores, refletindo nos serviços à sociedade. Além disso, aponta sugestões de melhoria e lacuna para novas investigações.
|
|
|
-
BELCHIOR DA SILVA MARTINS
-
CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: AVALIAÇÃO DA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA, CASO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
-
Orientador : NELSON NERY COSTA
-
Data: 10/12/2020
-
Mostrar Resumo
-
A terceirização de serviços na Administração Pública, diferentemente da terceirização na iniciativa privada - em que o processo de escolha da empresa para prestação de serviços por cada organização se dá por meio de procedimentos próprios -, nas instituições públicas, os processos de escolha são delimitados por leis e regulamentos específicos, em obediência aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; devendo as contratações, no âmbito das organizações públicas, ser realizadas por meio de licitação com ampla concorrência. Ademais, os contratos terceirizados são aqueles que demandam maior atenção por parte dos gestores públicos, pois, nestes contratos são despendidas parcelas significativas do orçamento público. Nesta perspectiva, os gestores públicos devem ter maior atenção na escolha dos responsáveis pela condução da gestão e fiscalização dos contratos, haja vista que esses indivíduos conduzirão a forma como foi delineada pelo planejamento da contratação. O objetivo da pesquisa concentra-se em avaliar a eficiência da gestão dos processos de fiscalização de contratos administrativos de serviços terceirizados, sob o regime de execução indireta com dedicação exclusiva de mão de obra, sob a ótica dos fiscais e gestores de contratos no âmbito do Hospital Universitário – HU-UFPI/EBSERH. A pesquisa visa responder à seguinte pergunta: como ocorre a atuação dos fiscais e gestores de contratos nos processos de fiscalização de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra no HU-UFPI? Trata-se de estudo de caso, que tem como meio de abordagem do problema, uma investigação com caráter qualitativo. As técnicas de pesquisas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada através de questionários com questões abertas aplicadasaos fiscais e gestores de contratos. Para o desenvolvimento da dissertação, foram apontados os principais aspectos teóricos sobre a administração pública e levantadas as principais legislações que norteiam as contratações públicas e os demais aspectos relacionados à fiscalização e gestão de contratos. Conclui-se que o processo de gestão e fiscalização de contratos do HU-UFPI/EBSERH é muito bom; no entanto, para melhoria desse processo, devem ser resolvidos muitos imbróglios que têm dificultado o trabalho da equipe de fiscalização. Para mitigar os problemas detectados, foram sugeridas diversas ações junto à gestão do hospital, para a melhoria contínua da fiscalização e da gestão dos contratos. Acredita-se que esta pesquisa poderá corroborar com os procedimentos e as normas operacionais de fiscalização de toda a rede EBSERH e demais entes públicos.
|
|
|
-
RAILMA OLIVEIRA SANDES COSTA
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO RESGATE DA CIDADANIA NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTAS: O CASO DA PENITENCIARIA FEMININA DE TERESINA.
-
Orientador : ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
-
Data: 08/12/2020
-
Mostrar Resumo
-
A criminalidade e a violência têm alcançado índices alarmantes em todo o país. Nesse contexto, pode-se verificar o aumento no número de mulheres que atualmente estão envolvidas em crimes, e que estão inseridas, de alguma forma, no sistema prisional. Esse aumento do número de mulheres no sistema prisional, faz refletir, dentre outros aspectos, sobre a ressocialização da pena e o resgate da cidadania, e enseja a criação de políticas públicas de educação, com fulcro na educação profissionalizante, na busca de desenvolver habilidades e capacitá-las para o trabalho, ensejando o resgate à cidadania, que se encontra limitada, mas não perdida nos entremuros das prisões. Nesse sentido, considerando a educação, segundo a lei, como direitos de todos e dever do Estado, meio para diminuição das desigualdades, da erradicação da pobreza, da busca pelo crescimento econômico e social, no contexto das prisões, a educação desenvolve um papel crucial, que vai além da remição da pena, sobretudo para a ressocialização, para oportunizar, àqueles que estão sob custódia, uma vida diferente inclusive pós-prisão, assim como, para o resgate do status da cidadania. Nesse sentido, através da pesquisa quanti-qualitativa e estudo de caso, buscou-se observar os efeitos das políticas públicas de educação profissional na Penitenciária Feminina de Teresina, no processo de ressocialização e resgate da cidadania das detentas.
|
|
|
-
HELLANY ALVES FERREIRA
-
A ATUAÇÃO DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS: Uma análise empírica do caso da Universidade Federal do Piauí (2010-2020).
-
Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
-
Data: 04/12/2020
-
Mostrar Resumo
-
Diante das preocupações com a busca de garantir o desenvolvimento sustentável, o tema Compras Públicas Sustentáveis (CPS) conquistou o cenário global de debates internacionais, impulsionando a formulação de políticas públicas ambientais nos processos de compras do setor público. Por se tratar do maior contratante no Brasil, o Governo Federal, utilizando-se do seu poder de compra, tem incentivado seus fornecedores a observem critérios ambientais em seus negócios com o setor público, após a publicação da IN MPOG nº 01/2010. Porém, a literatura nacional e internacional demonstra o quão desafiador é cumprir essa missão. Nesse sentido, torna-se imperativo investigar as dificuldades enfrentadas na execução desse instrumento. Dentro desse contexto, o presente trabalho objetiva investigar o processo de implementação das políticas públicas de compras sustentáveis no contexto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio do estudo de caso único, utilizando-se da triangulação de múltiplas fontes de evidências, nomeadamente a pesquisa documental de editais de licitações, as entrevistas com agentes responsáveis por inserir os critérios ambientais das aquisições da instituição e observação não-participante nos setores de recebimento dos bens licitados.A triangulação dos dados foi realizada sob a lente teórica da Burocracia de Nível de Rua de Michael Lipsky, assim, situa o olhar nos contextos de atuação das burocracias de nível de rua, ressaltando o papel exercido por sua discricionariedade.Os achados da pesquisa demonstram que os burocratas responsáveis pela implementação das CPS na UFPI enfrentam diversas barreiras como dificuldades na aplicação da legislação ambiental, falta de capacitação, pouco apoio da Administração Superior e ausência de controle no recebimento dos bens. Como principal contribuição desta pesquisa, identificou-se o acúmulo de atividades exercidas pelos responsáveis pela execução das CPS, tema de desafio recorrente e de interesse mundial.
|
|
|
-
NEMER VIEIRA ZAIRE
-
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ILHA DO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ: A REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE BREVES.
-
Orientador : MARIA SUELI RODRIGUES DE SOUSA
-
Data: 17/11/2020
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda a gestão de políticas públicas e desenvolvimento sustentável na Ilha do Marajó, estado do Pará, focando na Região Geográfica Imediata de Breves, que juntamente com outros 9 (nove) municípios do arquipélago do Marajó, integram essa área definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, como correspondentes a territórios que buscam a urbanização para resolução de problemas como educação, saúde, emprego, compras de bens de consumo e prestação de serviços públicos. Embora faça parte do bioma da Ilha do Marajó, e seja exuberante em recursos naturais, além de contar com estrutura que abriga órgão destinado a gerir as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, e dispor de diversos regulamentos legislando sobre meio ambiente, o município de Breves, na realidade, se limita a efetuar serviços que não se caracterizam como desenvolvimento sustentável, tais como: investigar denúncias ou aplicar multas, não tendo implementado, até o momento da presente pesquisa, nenhum projeto na área, até mesmo, pelo fato da maioria de seu pessoal não possuir formação técnica pertinente às políticas públicas ou ao desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, com análise de conteúdo, sendo orientada pelo problema: como a gestão de políticas públicas pode vir a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região geográfica imediatade Breves na ilha do Marajó, Estado do Pará? Tendo como pressuposto a consideração de que a gestão de políticas públicas pode contribuir com desenvolvimento sustentável da região geográfica imediata de Breves na medida em que haja articulação entre elas, que sejam participativas e atuem por meio de saberes ambientais, o que demanda dotar o município de mais recursos humanos capacitados, que se empenhem em definir ações voltadas para o bem-estar da população, que resultem em progresso para o município, mas sem a necessidade agredir a natureza, garantindo, dessa forma, a sobrevivência das gerações futuras. O resultado foi uma narrativa em que é apresentada a territorialidade estudada com seus problemas e potencialidades, com a discussão da gestão das políticas públicas como centralidade para o desenvolvimento sustentável.
|
|
|
-
RENATO PIRES DO NASCIMENTO
-
ANÁLISE DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFPI DE 2014 A 2018: os gastos com os recursos do Programa REHUF no processo de reestruturação.
-
Orientador : RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
-
Data: 20/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
Os hospitais universitários federais, caracterizados como unidades de referência em prestar atendimentos de alta complexidade e de formar profissionais de saúde de qualidade, foram marcados por forte expansão em função de políticas públicas, que além de ampliar as ações e o acesso aos serviços de assistência à saúde, alterou a forma de repasse de recursos voltados à recuperação destas instituições. Esse cenário ocorreu após a formulação do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), destinado à reestruturação, modernização e revitalização desses hospitais. É uma estratégica que gera melhoria para gestão da saúde pública, pois traz a excelência dos serviços dos hospitais universitários para atender à constante demanda do cidadão, para tanto surgiu a necessidade de analisar como ocorre a gestão destes recursos administrados por um hospital universitário. Este estudo objetiva analisar as despesas orçamentárias executadas pelo HU-UFPI, após o processo de reestruturação, buscando descrever os gastos com as ações e serviços de saúde pública alocados com os recursos advindos do Rehuf, visando mais transparência das ações introduzidas pelo processo de reestruturação, visto que isso reflete no controle orçamentário do órgão, e tem impacto direto no alcance da eficiência e publicização da aplicação dos recursos públicos e no controle social. Trata-se de um estudo descritivo, cuja coleta de dados se referiu ao período de 2014 a 2018, através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram um panorama do volume e da aplicação dos recursos, tendo em conta as possibilidades de utilização que a gestão do hospital possui em contribuir para a efetividade do Programa. Conclui-se que os resultados se apresentam positivos quanto a alocação e gerenciamento dos recursos administrados pelo HU-UFPI, demonstrando uma gestão apoiada nos parâmetros e práticas de alocação dos recursos correspondentes ao propósito do programa. Verificou-se o aporte do Rehuf representa um elemento relevante na composição do orçamento do HU-UFPI, sendo imprescindível o repasse dessa verba para manter o equilíbrio econômico financeiro do hospital e as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde.
|
|
|
-
LARISSE OLIVEIRA MELO PÊGO
-
A percepção sobre a formação discente nos cursos técnicos do IFMA-Timon.
-
Orientador : FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
-
Data: 16/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
O estudo “a percepção sobre a formação discente nos cursos técnicos do IFMA - Timon”, trata do aspecto do conhecimento e da formação discente nos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão no campus Timon. A Educação Profissional Tecnológica - EPT é importante para o desenvolvimento dos indivíduos, pois os norteia para a concepção dos seus valores e de suas competências de forma autônoma e crítica, orientando-os para o mundo do trabalho, seguindo as mudanças do crescimento econômico, social e cultural do país. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar a percepção dos sujeitos envolvidos na formação dos discentes nos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica, Eletromecânica e Edificações do IFMA - Timon. O estudo, que é exploratório e descritivo,utilizou, como procedimentos de investigação, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada. O suporte teórico contou com autores como Pacheco (2012), Frigotto (2011) e Ciavatta (2012). Conclui-se que a percepção sobre a formação dos discentes dos cursos técnicos promovidos pelo IFMA – Timon direciona-se para uma formação politécnica, sem olvidar-se da formação integral e humana, como também, sem negligenciar a preparação para o mundo de trabalho.
|
|
|
-
WESLEY SILVA ROCHA
-
Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA - Campus Parauapebas.
-
Orientador : CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
-
Data: 14/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
A legislação para a gestão de resíduos sólidos no Brasil obteve seu marco regulatório na sanção da Lei que aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por abranger e estabelecer padrões para a gestão dos resíduos sólidos, determinando conceitos e fixando a responsabilidade compartilhada, ou seja, a gestão dos resíduos sólidos passou a ser tratada de uma forma mais articulada entre o poder público, as organizações privadas e a população. Nesta compreensão, as instituições de ensino têm se empenhado em incorporar as políticas de sustentabilidade socioambiental em seus sistemas, promovendo, além da preservação do meio ambiente, a educação ambiental. Entre as instituições públicas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Parauapebas é uma instituição de educação que compõe a Administração Pública Federal e está ligada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). O desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, certamente, consome recursos naturais, produzindo resíduos, por isso, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA Campus Parauapebas, sendo fundamentada na hipótese de que a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA Campus Parauapebas são precários e inadequados. Os objetivos específicos são: analisar as resoluções, normas internas e outros documentos referentes à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos no IFPA Campus Parauapebas; conhecer, quantificar e caracterizar os resíduos sólidos gerados no IFPA Campus Parauapebas; verificar qual a percepção dos servidores, terceirizados e alunos do IFPA Campus Parauapebas, quanto à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos; e, identificar como são executadas as atividades de educação ambiental no IFPA Campus Parauapebas. Esta pesquisa possui caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados faz uso da pesquisa documental e pesquisa de campo, com observação in loco, caracterização e quantificação dos resíduos sólidos gerados no IFPA Campus Parauapebas, aplicação de questionários estruturados fechados e de entrevistas estruturadas. De modo geral, os resultados encontrados nesta pesquisa confirmaram a hipótese de que a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos do IFPA Campus Parauapebas são precários e inadequados. Ficou evidente que o gerenciamento de resíduos sólidos não é adequado, todos os resíduos gerados no campus têm disposição final inadequada, a educação ambiental é praticada de forma eventual e o Campus Parauapebas ainda não implementou os instrumentos de gestão ambiental, previstos na política de meio ambiente do IFPA.
|
|
|
-
ELIANI DE SOUZA NEVES
-
Avaliação do Processo de Implementação da Política de Assistência Estudantil no IFPA.
-
Orientador : SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
-
Data: 13/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de implementação da Política de Assistência Estudantil do IFPA. A fundamentação teórica apresenta o percurso histórico da assistência estudantil no Brasil, de modo a expressar de que forma a temática foi incluída na agenda governamental até sua conformação como política pública. O quadro teórico aborda, ainda, sobre a avaliação de políticas públicas, enfatizando a avaliação de processos como forma de analisar políticas, programa ou projetos na fase em que estão sendo implementados. No que concerne aos objetivos específicos, foram definidos os seguintes: identificar de que forma a Política de Assistência Estudantil implementada no IFPA está em consonância com o PNAES; identificar quais ações existentes na Política de Assistência Estudantil do IFPA foram implementadas pelos campi; descrever a destinação orçamentária à implementação das ações de assistência estudantil no IFPA; verificar procedimentos de acompanhamento e avaliação da Política de Assistência Estudantil do IFPA. A pesquisa é de caráter qualitativo, estruturada em forma de estudo de caso descritivo, visando a delinear os fatores que permearam o processo de implementação da Política de Assistência Estudantil no IFPA. Optou-se pela pesquisa documental, coletando dados que subsidiaram a exposição referente à realidade estudada, proporcionando o conhecimento político-organizacional do lócus do estudo. Para análise e discussão dos dados, utilizou- se a metodologia de avaliação de processo de implementação elaborada por Draibe (2001), denominada “anatomia do processo geral de implementação”. Verificou-se que, no processo de implementação da Política de Assistência Estudantil no IFPA, de maneira geral, os instrumentos previstos para ser empregados na execução da Política estão sendo concretizados. Contudo, ao longo da implementação, houve adequações ao desenho original da Política, o que não alterou a sua principal finalidade de proporcionar condições que favoreçam o acesso, a permanência e o êxito acadêmico de estudantes em situação de vulnerabilidade social, sendo identificados muitos aprimoramentos no sentido de proporcionar um atendimento mais efetivo e intencionado a garantir a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes beneficiários.
|
|
|
-
ALUISIO FREIRE DE OLIVEIRA JUNIOR
-
ESTUDO DAS PARCERIAS INTERINSTITUCIONAIS DO IFPA NO PERÍODO DE 2015 A 2019: ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE E GESTÃO
-
Orientador : RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
-
Data: 07/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho analisou as parcerias celebradas entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e as organizações públicas e privadas no período de 2015 a 2019, tendo como objetivo geral analisar como foram definidos os instrumentos de controle e gestão decorrentes das parcerias firmadas no período analisado. O percurso metodológico escolhido foi a abordagem qualitativa, cujo primeiro passo foi realizar a revisão da literatura para identificar autores que discutem o tema desse trabalho. O estudo é do tipo bibliográfico e documental. Os documentos estudados foram disponibilizados pela Coordenadoria de Relações Interinstitucionais (CORI) que é vinculada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por meio de: documentos físicos e digitais que se encontram no portal da PROEX e no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O estudo evidenciou vantagens e fragilidades no controle, acompanhamento e gestão dos serviços e ações objetos dessas parcerias. Concluiu-se que o IFPA, nesse recorte temporal, celebrou quarenta e quatro (44) celebrações com organizações públicas e privadas, sendo que com apenas cinco (05) instituições houve a transferência de recursos financeiros para o Instituto. O estudo mostrou que o IFPA exerce o controle das celebrações firmadas com as instituições através de planejamento prévio, estabelecido em planos de trabalho, proporcionando a elevação do nível de experiência com o ensino, pesquisa e extensão. Isso configurou, a luz dos estudos realizados, como vantagens, considerando a troca de experiência, conhecimento e a valorização das organizações envolvidas, contudo, foram identificadas fragilidades. O trabalho apontou a necessidade do IFPA aprimorar o acompanhamento das parcerias através de um número maior de servidores envolvidos nesse processo, com o objetivo de aumentar a transparência e a publicização dos resultados alcançados. Nesse sentido, a pesquisa sugeriu a implementação de um Comitê Gestor Interinstitucional com características colegiadas para o acompanhamento e monitoramento das celebrações, o que poderá possibilitar o consequente aumento da transparência dos atos da gestão, gerando melhores benefícios à comunidade acadêmica e consequentemente a sociedade.
|
|
|
-
ALUYSIO RICARDO NUNES FONSECA
-
Governo Eletrônico, Smart City e Acessibilidade: Uma análise dos municípios piauienses.
-
Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
-
Data: 05/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
As mudanças nas relações entre o governo e o cidadão na gestão pública brasileira estão cada vez mais próximas. O mundo globalizado procura tornar importante a democratização do poder público através dos atores políticos por intermédio da tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a aplicação do índice de acessibilidade em cidades inteligentes através da tecnologia da informação por meio da tecnologia da informação e comunicação nos municípios piauienses. O trabalho propõe um método próprio de natureza qualitativa a partir de pesquisas bibliográficas especificas e de natureza quantitativa coletadas em banco de dados de órgão oficial do governo federal e de um sistema integrado de informação colaborativa instalado nos dispositivos moveis dos próprios cidadãos que afere o grau de acessibilidade de uma cidade. Será utilizado o modelo conceitual matemático do grupo de pesquisa internacional denominado system for monitoring urban accessibility in smart cities formado pelos pesquisadores formados por Higinio Mora, Virgilio Gilart-Iglesias, Raquel Pérez-del Hoyo e María Dolores Andújar-Montoya, que norteará a classificação dos municípios piauienses. Após as análises, serão fornecidas as informações de apoio à tomada de decisão a serem utilizadas pelos gestores governamentais e pelos cidadãos. Esse estudo visa contribuir metodologicamente para a análise das iniciativas de smart city nos municípios piauienses. No campo da aplicação prática, este trabalho contribuirá com a implantação de um sistema integrado de gestão colaborativa para avaliar os níveis de acessibilidade nos municípios. Essa iniciativa está relacionada com o plano de expansão do governo eletrônico na esfera federal para a promoção e transformação do governo por meio de tecnologias digitais que ofereçam políticas públicas e serviços com simplicidade, acessibilidade e qualidade em tempo integral para a gestão pública brasileira.
|
|
|
-
JAKSON BRITO LIMA
-
Políticas públicas e a atividade pesqueira no município de Bragança, estado do Pará, Amazônia, Brasil
-
Orientador : MARIA FERNANDA BRITO DO AMARAL
-
Data: 02/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
O município de Bragança é responsável por um dos mais relevantes desembarques pesqueiros do estado do Pará, o que promove trabalho e renda para uma parcela significativa do seu contingente populacional. Essa condição foi propiciada por ações do poder público e da iniciativa privada que tiveram efeito direto sobre o desenvolvimento local nas últimas décadas. O objetivo deste estudo foi analisar a influência das políticas públicas das diferentes esferas administrativas sobre a atividade pesqueira em Bragança. As políticas públicas identificadas foram relacionadas temporalmente com a estruturação da cadeia produtiva da pesca a partir de registros históricos, dados de produção, relatos de atores sociais e um censo empresarial do setor. Constatou-se que as primeiras políticas públicas para o setor pesqueiro no Brasil ocorreram ainda no período colonial, mas se intensificaram apenas na segunda metade do século XX. Em Bragança, as esferas estadual e municipal incidiram basicamente sobre o cenário institucional da atividade, com resultados pouco efetivos sobre o seu desenvolvimento, até pelo baixo investimento. As operações de crédito para a pesca e a migração de frotas de outros estados representaram marcos no município, pois aumentaram a
demanda por insumos, incrementaram o desembarque pesqueiro e viabilizaram a instalação de estabelecimentos processadores. Concluiu-se que as políticas públicas da esfera federal e a migração das pescarias do pargo Lutjanus purpureus e da lagosta Panulirus spp. do Nordeste brasileiro para a região foram as ações que mais impactaram a atividade pesqueira em Bragança, que viveu seu apogeu em termos de estruturação entre 1990 e 2005.
|
|
|
-
AILSON DA SILVA LOPES
-
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: uma análise sobre a implementação da gestão estratégica de pessoas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
-
Orientador : FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
-
Data: 01/10/2020
-
Mostrar Resumo
-
A área de Gestão de Pessoas tem assumido importante papel estratégico nas organizações públicas, uma vez que o trabalho humano é de fundamental importância para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesses termos, o objetivo central da pesquisa é analisar o processo de implementação da gestão estratégica de pessoas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão, no período de 2016 a 2018, a partir de um estudo de caso. Quanto ao objetivo, a pesquisa se caracteriza como exploratória e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, questionário e entrevista. O questionário utilizado foi do tipo Survey, com a utilização da escala de Likert e aplicados de forma online aos servidores docentes. Utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin (1977) para analisar os dados qualitativos coletados nas entrevistas aplicadas aos gestores da área de gestão de pessoas do IFMA. As entrevistas foram transcritas e inseridas no software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para análise textual. A abordagem classifica-se como mista do tipo quanti-qualitativa. O aporte teórico utilizado foi baseado em autores como Becker, Huselid, Ulrich (2019) e Dutra (2019). Os resultados apontam que a implementação da gestão estratégica de pessoas no IFMA é um processo recente, é condicionada, inicialmente, à elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (2014- 2018), e posteriormente, através do Planejamento Estratégico (2016-2020). O estudo contribuiu para demonstrar que é possível a implementação da gestão estratégica de pessoas em instituições de ensino, apesar das particularidades existentes no serviço público.
|
|
|
-
SELMA SOUSA COSTA SILVA
-
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ÂMBITO DO CREAS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL EM ITAITUBA/PA
-
Orientador : RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
-
Data: 28/09/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem por objetivo analisar a implementação da política pública de assistência social a partir do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itaituba para o enfrentamento dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tipo estudo de caso, cujos procedimentos metodológicos adotados incluem observações e análise comparativa de informações coletadas sobre o CREAS (gestão, organização, funcionamento e serviços), sobre o planejamento da política pelo órgão gestor no município e sobre o planejamento interno da unidade CREAS “Flor do Sol” a partir de documentos escritos (como projeto e relatórios) e das entrevistas com profissionais do equipamento. A primeira parte da análise dedicamos à apresentação e discussão dos resultados a partir de seis dimensões (planejamento, infraestrutura, equipamentos e recursos materiais, recursos humanos, serviço prestado, e avaliação e monitoramento) para construir compreensão da realidade da unidade CREAS no tocante à implementação da Política de Assistência Social a partir do serviço PAEFI ofertado a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual em Itaituba. Posteriormente, concentramos atenção nos avanços, desafios e projeções da implementação da política no âmbito do CREAS, incluindo atendimento/acompanhamento do CREAS a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, como forma de trazer contribuições a este trabalho tão necessário. Após a análise, a compreensão alcançada é de que parece haver mais fatores favorecedores a implementação da Política de Assistência Social em Itaituba, contudo, a persistência de alguns fatores desfavorecedores da política no âmbito do CREAS, como: contratação semestral de recursos humanos, ausência de equipamentos essenciais para o desenvolvimento do trabalho social na unidade CREAS (como o telefone e veículo institucionais), ausência de espaço para atendimento em grupos, deficiência na integralidade da rede, deficiência no registro de informação, monitoramento e avaliação comprometem a oferta de serviços, incluindo o PAEFI, em que, dentre os usuários, estão crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.
|
|
|
-
WANAIA TOMÉ DE NAZARÉ ALMEIDA
-
MOTIVOS DE NÃO CONFORMIDADE DA GESTÃO DIANTE DA PRESSÃO INSTITUCIONAL DA AUDITORIA INTERNA
-
Orientador : MONIQUE DE MENEZES
-
Data: 28/09/2020
-
Mostrar Resumo
-
A unidade de Auditoria Interna é um importante instrumento de gestão na administração pública, pois realiza atividade de controle, exercendo sobre o gestor pressão por conformidade, à medida que aponta irregularidades, equívocos e falhas, e recomenda ações para que a gestão se adeque ao determinado pelas normas legais. Entretanto tais recomendações não vinculam o gestor, o que possibilita que ele apresente diferentes respostas estratégicas à pressão por conformidade. Assim, adotando como referencial a teoria elaborada por Oliver (1991), que trata das respostas estratégicas utilizadas pelas organizações frente às pressões institucionais por conformidade, esta pesquisa objetiva identificar os motivos que direcionam a resposta estratégica do gestor no sentido do não atendimento às recomendações recebidas da Auditoria Interna. A pesquisa adotou enfoque qualitativo, utilizando-se como instrumento de pesquisa a análise documental, realizada através da técnica de análise de conteúdo dos relatórios de monitoramento elaborados pela Auditoria Interna do IFPA, no período de 2015 a 2018, que foi o recorte temporal definido. Esta análise traçou um panorama inicial acerca das respostas estratégicas dadas pela organização, a partir do quantitativo de recomendações recebidas e não atendidas, além de apontar o tipo de recomendação feita à gestão e as áreas em que a Auditoria Interna atuou no período. Foram realizadas, ainda, entrevistas semiestruturadas em profundidade com uma amostra de gestores do referido Instituto. A amostra foi composta pelos gestores cujo campus foi monitorado mais de uma vez entre os anos de 2015 e 2018 ou possui mais de 10% de recomendações não atendida, considerando-se o total de recomendações direcionadas ao campus. Para análise das entrevistas e extração dos resultados, foi utilizada a técnica de análise de discurso. Os resultados apontaram que os motivos dos gestores estão relacionados com questões de ordem política, econômica, institucional, gerencial ou sancionatória, previstas no framework de Oliver (1991), mas também revelou outros fatores, tais como a falta de recursos financeiros e humanos, inexperiência em gestão, falta de conhecimento acerca de auditoria, a inexequibilidade das recomendações propostas e a ausência de acompanhamento do atendimento às recomendações, os quais podem ocorrer isoladamente ou juntamente com os motivos constantes no framework da citada autora.
|
|
|
-
CLENILSON DE SOUSA SUCUPIRA
-
ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROEJA NA CONTINUIDADE DOS ESTUDOS E NA EMPREGABILIDADE, NA VISÃO DE EGRESSOS DO IFPI CAMPUS PIRIPIRI
-
Orientador : SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
-
Data: 11/09/2020
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como temática o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, no âmbito do Instituto Federal do Piauí (IFPI), sendo a análise de impactos de grande importância para a melhoria das políticas públicas. Sendo o PROEJA política pública educacional, quais os impactos do curso técnico em Administração na modalidade PROEJA, na empregabilidade e quanto à continuidade dos estudos, na visão de egressos da primeira turma formada no IFPI campus Piripiri? O objetivo geral foi analisar tais impactos do PROEJA em relação às duas dimensões citadas. Trata-se de estudo de caso, de âmbito qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados as análises documentais e entrevistas com egressos(as), que foram transcritas e trabalhadas à luz da técnica da análise de conteúdo. O trabalho traz quadro teórico geral sobre políticas públicas, educação profissional e o PROEJA em si (história, legislação, desafios), discutindo a relação direta dos tópicos com o tema maior da Educação, e interseccionando-os para uma melhor compreensão do PROEJA. Tal quadro teórico aborda ainda o ciclo de políticas públicas, discutindo teorias sobre avaliação de políticas públicas, e ainda sobre as análises dos impactos do PROEJA. O estudo de caso se inicia com a apresentação do IFPI, desde a expansão à chegada de campus em Piripiri, trazendo dados da cidade/região no qual está inserido, e consolidando-se com os resultados da pesquisa, apresentando dados, sínteses, e as análises sobre os impactos do PROEJA na empregabilidade e com relação à continuidade dos estudos, com base na visão de egressos(as) que deram voz à avaliação política do programa. Considerou-se que o PROEJA no IFPI campus Piripiri esteve, em seus resultados quantitativos, aquém do que dita o regramento legal e institucional do programa, porém, estando satisfatório no âmbito qualitativo, tendo proporcionado aos egressos impactos relevantes quanto às duas dimensões analisadas, dentre outros resultados positivos, como o aumento da média de rendimentos dos egressos da amostra após o curso, somado ao desenvolvimento de competências para a cidadania; fazendo-se mister ressaltar que os resultados da educação se refletem no longo prazo. Sugere-se que a instituição atente à formação de gestores e docentes, ao desenvolvimento de material didático e de metodologias próprias para o PROEJA, bem como intervenha no intuito de melhorar índices da gestão escolar, como a taxa de inscritos por matrícula, etc., e sobretudo a evasão no PROEJA, dentre outros. O trabalho contribui para a gestão pública apresentando importante instrumento de auxílio a gestores e/ou pesquisadores: as matrizes de referências, para avaliações de políticas públicas.
|
|
|
-
ANTONIO ATENILDE RUFINO DA SILVA
-
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO NO PIAUÍ: o caso do Vale do Sambito
-
Orientador : VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
-
Data: 10/09/2020
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado objetiva apresentar os resultados da pesquisa intitulada Participação social nas políticas públicas de desenvolvimento no Piauí, o caso do Vale do Sambito, que analisou o papel do Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável Vale do Sambito no âmbito das políticas de desenvolvimento regional no período compreendido entre a data de sua fundação e o final do ano 2018. A presente investigação é do tipo documental, descritiva, e bibliográfica, com pesquisa de campo e abordagem qualitativa, em que se utilizou da aplicação de entrevista semiestruturada e de pesquisa documental em atas das assembleias realizadas no período do recorte da pesquisa, e ao regimento interno do Conselho. Esta pesquisa buscou verificar se o processo participativo promovido por meio do Conselho Territorial Vale do Sambito tem contribuído para a geração de políticas públicas de desenvolvimento regional na região. Se sim, quais foram suas contribuições ao longo do período analisado? após a realização do estudo dos dados, constatou-se que o Conselho contribui de forma significativa para a geração de políticas de desenvolvimento regional, por meio da aprovação de projetos de melhoria da infraestrutura da região e pela promovendo ações que contemplam inclusão, formação e capacitação de pessoal.
|
|
|
-
JOSÉ DE ARIMATEA DE SOUSA
-
A GESTÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL NO MUNICÍPIO DE CODÓ - MA (2009-2016): uma análise sob a perspectiva conceitual de efetividade
-
Orientador : ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
-
Data: 26/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
As políticas educacionais no Brasil têm sido importantes para mitigar as desigualdades. Por isso, entender de que forma elas se comportam dentro do federalismo brasileiro nos ajuda a identificar as competências atribuídas aos entes, em especial aos municípios. Dentre as políticas educacionais, este trabalho elenca aquela direcionada ao transporte escolar, a qual tem a premissa de garantir acessibilidade aos educandos da educação básica residentes nas zonas rurais, tendo como objeto analisar se a gestão do transporte escolar rural no município de Codó – MA (2009-2016) se enquadra na perspectiva conceitual de efetividade. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos pesquisa mediante análise documental. A análise documental, de forma mais específica, contempla os contratos de prestação de serviços terceirizados do transporte escolar, bem como as atas e relatórios junto ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS/FUNDEB) no período de 2009 a 2016, instância colegiada encarregada de acompanhar e controlar a execução dos recursos federais do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), transferidos automaticamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao município de Codó. Na avaliação de resultados utilizamos como parâmetro os indicadores de abandono e reprovação escolar, cuja mensuração aplicada se configura dentro de uma abordagem qualitativa, em consonância com as características identificadas no tocante a planejamento, fiscalização e controle do transporte escolar rural, visando identificar a efetividade na gestão do atendimento, haja vista que o transporte escolar tem o objetivo de garantir o acesso e a permanência escolar do educando da zona rural. Diante da avaliação negativa do comportamento desses indicadores, pode-se concluir que a gestão do transporte escolar rural do município de Codó de 2009 a 2016 não se insere dentro da perspectiva conceitual de efetividade, considerando que não há de fato uma transformação da realidade educacional em âmbito local, e que a precariedade de planejamento, fiscalização e controle, salvaguardando as devidas limitações de pesquisa, contribuem para tal. As informações contidas neste trabalho abrem possibilidades para outros estudos sobre a precarização a das escolas da zona rural de Codó, e ainda sobre estudo sobre planejamento e mapeamento de rotas do transporte escolar rural. Além disso, o trabalho chama atenção para a importância do transporte escolar enquanto instrumento facilitador no acesso e na permanência do aluno do campo na escola.
|
|
|
-
THIAGO SOUSA TEIXEIRA
-
Compras Públicas Sustentáveis: Estudo de Caso IFPICACAM
-
Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
-
Data: 24/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
Diante da problemática das crises econômicas e ecológicas, a racionalidade ambiental emerge como possibilidade desenvolvimentista para as presentes e futuras sociedades através de uma responsabilidade integrativa entre o ambiental, social e econômico. As Universidades não obstante a essa realidade, tornam-se importantes fomentadoras de práticas sustentáveis, seja através do processo pedagógica ou ligada a sua gestão administrativa. Nesse contexto, a presente pesquisa foca no potencial de compra e de consumo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Campo Maior, onde foi analisado os processos licitatórios no período de 2017 a 2019 em consonância com a legislação vigente.
|
|
|
-
ENÉAS FONSÊCA PINHO
-
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO- FINANCEIRA E AS DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS DOS BANCOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO: o caso do Banco dos Cocais no município de São João do Arraial PI.
-
Orientador : ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
-
Data: 24/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
A pobreza e a consequente falta de desenvolvimento regional afligem a muitas pessoas ao redor do mundo e afligem em especial algumas regiões do planeta. As definições e causas da pobreza e do desenvolvimento são assuntos amplamente discutidos assim como as suas prováveis soluções. Parece claro que um dos grandes causadores da pobreza e de suas consequências é a impossibilidade de acumulo de capital causada principalmente pela dificuldade de acesso aos meios de produção ou, pelo menos, do acesso ao crédito necessário ao seu acesso. Esse fenômeno denominado de exclusão financeira, é causado principalmente pela necessidade de regulação dos mercados no sentido de protege-los de um problema mais sério. E assim temos uma situação em que as ferramentas criadas para a proteção dos mais fracos terminam sendo também as ferramentas que fazem com que os mais pobres sejam excluídos das soluções propostas. Foi em uma das regiões mais pobres do mundo que surgiu uma solução prática para o problema da pobreza causada pela falta de acesso ao mercado financeiro: os bancos comunitários de desenvolvimento. Desde a implantação dessa solução, sua prática vem sendo expandida mundo a fora, surpreendentemente não apenas em regiões muito pobres, mas principalmente nelas. Pela inovação provocada pelo negócio proposto, era de se esperar uma série de situações de gestão até então inusitadas. Um dos pontos de interesse no estudo da gestão deste tipo de empreendimento está o dilema de decisão que envolve a gestão destas entidades: o que deve ser privilegiado? As diretrizes organizacionais da entidade ou a sua sustentabilidade econômico-financeira? Em 2007 a solução dos bancos comunitários de desenvolvimento chegou ao Piauí por meio do Banco Comunitário de Desenvolvimento dos Cocais. O presente trabalho teve a intenção de avaliar, no âmbito da gestão do referido banco comunitário, o comportamento da gestão diante do dilema causado pelas contradições entre as diretrizes organizacionais e a sustentabilidade econômico-financeira. Para atingir esse objetivo foi feita uma entrevista com a gestão do banco assim como o levantamento de dados e documentos obtidos dos controles financeiros da entidade. Os resultados da pesquisa demonstram que a gestão do Banco Comunitário de Desenvolvimento dos Cocais toma suas decisões orientada principalmente pelas suas diretrizes organizacionais. Apesar disso os dados demonstram que a entidade é viável econômica e financeiramente e completamente autossustentável. Observa-se também que, apesar de existir uma crença de que a inadimplência deste tipo de empreendimento seja baixa, no Banco dos Cocais ela é elevada a ponto de prejudicar o seu desempenho financeiro. Os números demonstram que a rentabilidade da entidade pode ser atribuída às altas taxas de juros praticadas o que reforça o pensamento de que o mercado em que o banco atua é viável especialmente para entidades bem administradas.
|
|
|
-
ADÉLIA DE MORAES PINTO
-
Governo eletrônico: estudo sobre os serviços disponíveis no website da Secretaria de Finanças do Município de Belém/PA
-
Orientador : NELSON NERY COSTA
-
Data: 17/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é uma pesquisa sobre os serviços disponibilizados no website da Secretaria de Finanças do Município de Belém do Pará (SEFIN) pela perspectiva do Governo Eletrônico (e-Gov). Essa ferramenta vem sendo utilizada pela gestão pública para disponibilizar informações e serviços públicos on-line para os cidadãos, com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), conjugando governo e tecnologia. Os dados coletados para esta pesquisa resultaram de observações realizadas no website da SEFIN e das entrevistas dirigidas aos gestores/profissionais e cidadãos, com o propósito de conhecer a realidade desse tipo de serviço na secretaria municipal. Nesse cenário de impacto das TIC na gestão pública, a análise da disponibilidade de serviços de forma on-line se apresenta como objetivo central desta pesquisa, particularmente na forma como são oferecidos aos cidadãos por meio do e-Gov. Especificamente, pretende-se identificar quais serviços são disponibilizados pelo governo eletrônico, com base nos indicadores de e-Atendimento (e-A), Facilidade de Uso (FU) e Confiabilidade (CO), bem como tecer o perfil dos usuários potenciais da SEFIN. Busca-se também levantar as percepções dos gestores dessa secretaria sobre os usuários, sendo que o instrumento de avaliação adotado teve como base a literatura existente sobre e-Gov. No que tange à dimensão metodológica, a pesquisa utiliza abordagem qualitativa e quantitativa, com duas etapas exploratórias: análise do website e entrevistas aos usuários dos serviços e aos gestores/profissionais do órgão municipal. Como resultado foi possível verificar que a secretaria disponibiliza serviços on-line ao cidadão, no entanto, apesar dos gestores afirmarem que os sistemas de informações e comunicação da secretaria funcionam bem, para os usuários o acesso a todos os recursos disponíveis via website está muito aquém. Houve destaque para o fato do website da SEFIN apresentar falha na conexão com frequência, assim como a falta de informações sobre o funcionamento dos serviços. Concluiu-se ainda que, apesar dos esforços e das limitações da SEFIN na disponibilidade de serviços aos cidadãos via Internet, no bojo do conceito de Governo eletrônico, mesmo que de forma incipiente, ele vem sendo desenvolvido na gestão municipal. Ainda assim, os gestores precisam entender que podem utilizar desse recurso como um instrumento eficiente na prestação de serviços remotos, em favor da gestão pública e dos cidadãos.
|
|
|
-
MARIA JESSYCA BARROS SOARES
-
Economia Solidária e Cooperativismo: atuação da Incubitec em nível institucional e para o fortalecimento sócio-econômico das cooperativas na região de nordeste do Pará
-
Orientador : ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
-
Data: 17/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
A Incubitec foi implantada no Campus Castanhal no ano de 2010, e a partir da sua implementação, foram realizadas atividades de incubação, buscando suprir demandas de formação aos atores envolvidos nos empreendimentos econômicos solidários da região Nordeste Paraense, bem como a prestação de assessoria técnica por parte dos integrantes da incubadora. Assim, questiona-se: em que medida as incubadoras se efetivam como instrumentos importantes de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários? Quais ações da Incubitec são importantes para o desenvolvimento socioeconômico das cooperativas no Nordeste Paraense? Visando responder estas questões, objetivou-se de forma geral analisar as ações da Incubitec, buscando compreender em que medida as suas ações se efetivam como instrumento de fortalecimento para as cooperativas na região Nordeste Paraense. Neste sentido, o presente estudo apresenta naturezas qualitativa e quantitativa com aplicação de questionários e roteiro de entrevista. Além disso, foi caracterizado ainda como pesquisa descritivo-analítica. Percebeu-se que as ações da Incubitec efetivam-se analisando as três dimensões: dimensão social, dimensão econômica e dimensão ambiental. Na dimensão social, percebeu-se a atuação da equipe técnica da Incubitec na construção de ferramentas de gestão, manejo de áreas de produção agrícola, produção de polpas e derivados, bem como na melhoria da qualidade e boas práticas das agroindústrias familiares. Na dimensão econômica, aponta-se a necessidade de expandir o papel de assessoria realizado pela Incubitec para o desenvolvimento econômico das cooperativas e seus cooperados. Na dimensão ambiental, pode-se inferir que as cooperativas realizam atividades econômicas com uma preocupação ambiental em relação aos usos dos recursos e isso, por conta de ações efetivadas pela Incubitec, como a oferta de cursos que direcionam e orientam os cooperados na gestão e desenvolvimento dos territórios.
|
|
|
-
ANTONIO CARLOS OLIVEIRA SILVA
-
LIMITES E POSSIBILIDADES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PNAP) OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
-
Orientador : CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
-
Data: 04/03/2020
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é analisar quais os limites e possibilidades do Curso de Especialização em Gestão Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) ofertado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) no período de 2014 a 2016 a partir da percepção dos atores envolvidos. Especificamente, almeja-se contextualizar o Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP no âmbito da gestão pública, investigar a implantação e execução do Curso de Especialização em Gestão Pública, na oferta em tela e identificar os limites e possibilidades, a partir da percepção dos atores envolvidos no Curso de Gestão Pública do PNAP ofertado pela Universidade Federal do Piauí no período de 2014 a 2016. O Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), é uma iniciativa no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) empreendida numa parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e diversas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), objetiva fortalecer cada vez mais a gestão pública. Este programa criado pelo Governo Federal no ano de 2009, ofertou o curso de Bacharelado em Administração Pública e três cursos de Especialização: em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, na modalidade a distância, mostrando assim um caráter inovador e desafiador na gestão pública. Para fundamentar o trabalho foi feito uso de temas como gestão pública, capacitação, competências e formação de gestores. Para tanto, foram feitas leituras e pesquisas nos trabalhos dos autores (BUENOS AYRES,2010), (BALBÉ 2019), (MOTTA, 1994) (HIPOLITO, 1998) (COSTA, 2009), e (PERRENOUD, 1990) (BRESSER, 1996) dentre outros e metodologicamente, o trabalho adota uma perspectiva exploratória-descritiva com dados que foram coletados utilizando google forms, via pesquisa web com os alunos egressos, professores-tutores e docentes, além de entrevista com o coordenador acadêmico e coordenador de tutoria do curso, foi realizada também uma análise documental. Os relatos dos entrevistados foram gravados, transcritos e inseridos no software IRAMUTEQ, que é um programa de análise textual que processou os dados e as análises obtidas foram comparadas e confrontadas ao referencial teórico. Desta forma após este estudo na oferta de 2014-2016 do curso, os resultados encontrados mostram que as ações planejadas, foram executadas em consonância com os objetivos estabelecidos e neste sentido pode-se afirmar que o objetivo maior do PNAP e do Curso de Especialização em Gestão Pública, em qualificar profissionais para o exercício de atividades gerenciais no âmbito dos serviços vinculados ao Serviço Público está contribuindo para fortalecer um perfil de gestor para a nova administração pública. Os resultados apontaram ainda pontos de melhorias e desafios que precisam ser superados e ainda foram constatados os pontos fortes e sugestões para o programa e para novas ofertas do curso.
|
|
|
-
LYCIA MARIA FRANÇA DA COSTA RIBEIRO
-
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO: ANÁLISE DAS PÁGINAS WEB DO CONSELHO SUPERIOR DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
-
Orientador : ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
-
Data: 04/03/2020
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho busca compreender a dinâmica da comunicação pública no Conselho Superior (CONSUP), órgão consultivo e deliberativo máximo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Para tal, a pesquisa apresenta uma descrição e análiseda comunicação pública realizada no CONSUP dos IFs, considerando como amostra 17 Institutos. A análise teve como base além das páginas web, questionário online com os responsáveis pela divulgação das informações do Conselho Superior e estudo dos regimentos desses Conselhos. Como referencial teórico, são utilizados autores que discutem a comunicação pública e a participação sob o ponto de vista integrado e dialógico dos conceitos. Os dados coletados apontaram para uma baixa aderência das ferramentas disponíveis nas páginas web às premissas dos respectivos regimentos e às diretrizes da Lei de Acesso à Informação, no que diz respeito à transparência e participação.
|
|
|
-
ANA LEOZINA ARAÚJO DE SOUSA
-
EMPREENDEDORISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO: UMA ANALISE DAS POLITICAS PÚBLICAS QUE IMPULSIONAM A ATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI.
-
Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
-
Data: 28/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Conhecer o foco das políticas públicas que abrangem o Empreendedorismo permite compreender quais ações estão sendo tomadas e consideradas prioritárias na prática empreendedora. Nesse contexto o presente estudo teve como escopo avaliar o empreendedorismo como fator de desenvolvimento sócio econômico, analisando as políticas públicas que impulsionam a atividade no município de Teresina-Piauí. O estudo proporciona relevância significativa, visando entendimento e melhoria sobre o impacto dos processos ou ações das políticas públicas de estimulo e adaptação da atividade Empreendedora local. Os objetivos elencados a proposta estão: Identificar o perfil do empreendedor em Teresina - PI; Verificar a relação entre Políticas Públicas e Desenvolvimento econômico; e Propor melhorias que possibilitem o melhor direcionamento das políticas públicas no apoio ao Empreendedorismo local. Quanto a metodologia, a pesquisa é aplicada, de caráter qualitativo, possui a finalidade exploratória e descritiva, com enfoque técnico, utilizando no âmbito do campo de pesquisa o roteiro de entrevistas; Os sujeitos da pesquisa, envolvem empreendedores da cidade de Teresina – PI e gestores públicos que atuam na atividade. Com base na análise crítica da literatura, a construção do modelo conceitual foi elaborado por meio da relação entre os construtos e/ou elementos científicos: Empreendedorismo, Politicas Pública e Desenvolvimento Econômico. Tendo em vista as peculiaridades do contexto, do conhecimento científico e suas interações, é imprescindível analisar grupos de conhecimentos de naturezas distintas, seja no papel de catalisadores da convergência de áreas de conhecimento identificados, seja como promotores de atividades econômicas. Nos procedimentos de análise, optou-se pela utilização do software Atlas TI, versão 8.0, é um programa de computador usado principalmente, em pesquisa qualitativa ou análise de dados qualitativos, além disso foram escolhidas como base teórica da análise, as categorias definidas pelo modelo Lundströn e Stevenson (2005), por melhor abranger os objetivos da pesquisa e explorar as razões do desempenho nos critérios dos conteúdos identificados. Nos resultados identificou-se um caráter desafiador e de integração dos atores (internos e externos), em prol da formulação e implementação das políticas de fomento ao empreendedorismo local, destacamos “vontade política”, a descontinuidade política e o instável cenário econômico, ainda como os maiores desafios dos atores locais. Quanto a contribuição o estudo almeja fornecer aos gestores públicos subsídios para a aprimoramento das Políticas Públicas direcionadas ao setor, no sentido de transformar ou modificar a realidade socioeconômica local, eliminando barreiras e/ou interferências, gerando políticas integradoras de incentivo ao Empreendedorismo local.
|
|
|
-
JORGE CLEBER PEREIRA DA SILVA
-
EFEITO DA PROPENSÃO EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA CRIATIVA DO ARTESANATO: um estudo exploratório em Teresina - PI
-
Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
-
Data: 28/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
A temática do empreendedorismo na indústria criativa tornou-se foco das discussões de órgãos e comunidades internacionais, sendo apontada como estratégica para o crescimento e o desenvolvimento econômico e social de países desenvolvidos e em desenvolvimento, quer seja através da geração de emprego e renda, quer seja por meio da promoção da inclusão social, da diversidade cultural ou do desenvolvimento humano. Além disso, as indústrias criativas estão entre os setores mais dinâmicos da economia e são caracterizadas como aquelas que valorizam o capital intelectual, investem tecnologia e inovação que unidos representam oportunidades para indivíduos, empresas e cidades para gerar crescimento econômico e desenvolvimento. Partindo desses pressupostos, o presente trabalho teve como principal objetivo analisar o efeito da propensão empreendedora no desenvolvimento humano dos profissionais atuantes na indústria criativa do artesanato em Teresina-PI. Utilizou-se o Survey como método, aplicado a 350 respondentes, em Teresina-PI. Os dados foram analisados a partir da modelagem de equações estruturais baseada na técnica estatísticaPartial Least Squares (PLS) por meio da utilização do software Smartpls3.0. A pesquisa fundamenta-se nas obras de Vieira (2008), Vale, Correa e Reis (2014), Amabile (1997), Brockhaus (1982), Hartley (2005), Sen (2010), Valiati e Wink Junior (2013) e outros. Os principais resultados apontam para as seguintes proposições: (1) a necessidade de realização, a propensão à inovação e a postura estratégica influenciam positivamente a propensão empreendedora; (2) a propensão empreendedora exerce efeito positivo sobre o desenvolvimento humano dos profissionais atuantes na classe criativa do artesanato em Teresina-PI.
|
|
|
-
CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA MENDES
-
O MICROCRÉDITO PRODUTIVO E ORIENTADO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS EMPREENDEDORES: uma análise sobre a percepção de valor dos grupos solidários do CEAPE-PI.
-
Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
-
Data: 28/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
O microcrédito produtivo e orientado (MPO) representa uma modalidade de crédito direcionada ao fomento das atividades produtivas pequenas, que historicamente estiveram à margem do sistema financeiro tradicional. Governo e sociedade civil, contribuíram para a evolução do microcrédito através da criação e regulamentação de políticas públicas para a geração de renda, que de forma estratégica, anseiam pelo desenvolvimento socioeconômico (DSE) do país. Esta pesquisa analisou, através de um framework, a percepção dos clientes do CEAPE-PI sobre a influência do microcrédito produtivo e orientado no desenvolvimento socioeconômico dos empreendedores, no município de Teresina-PI. A pesquisa é exploratória, descritiva e foi desenvolvida através da aplicação de uma survey para 115 empreendedores do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE-PI), no período de julho a outubro de 2019, na cidade de Teresina. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais, com base no método estatístico dos mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares). Os resultados da pesquisa confirmam a influência positiva do MPO no DSE dos empreendedores pesquisados. Vale ressaltar, que as dimensões de formação de valor que compõe o MPO (qualidade percebida, satisfação, sacrifício, experiência, valor percebido e intenção de recompra) se mostraram relevantes para o estudo. Essa pesquisa contribui metodologicamente, por utilizar o software WarpPLS 6.0 para avaliar múltiplas unidades de medida, numa relação de um construto para outro. A relação obtida entre o MPO e o DSE se mostrou positiva em todas as dimensões de valor. A fundamentação teórica deste estudo recorreu as abordagens de Schumpeter (1934), Amartya Sen (2000) e Meyer (2002), como referenciais que justificam a relação entre o microcrédito e o desenvolvimento. Os agentes ofertantes do MPO e a organização em estudo CEAPE-PI, podem a partir desta pesquisa, avaliar seu processo metodológico com base na visão do cliente sobre o consumo do crédito orientado, tendo em vista o cumprimento da finalidade social para o qual o microcrédito foi criado.
|
|
|
-
ANA GABRIELLA SARAIVA ROCHA
-
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA GESTÃO EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE TERESINA PI.
-
Orientador : MARCO AURELIO LUSTOSA CAMINHA
-
Data: 30/01/2020
-
Mostrar Resumo
-
As transformações oriundas da implantação do SUS suscitaram a busca por uma estratégia prática de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS), também reconhecida como Atenção Básica à Saúde (ABS), em que a busca por integralidade gerou um processo de complexidade crescente da assistência, o que solicitou aos gestores papel fundamental para que as ações e serviços ofertados, sobretudo pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionem como instrumento de mudança e/ou reorientação do modelo assistencial possibilitando a integralidade das ações de saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas da gestão da Atenção Básica no município de Teresina – Piauí. Para tanto, a pesquisa realizada foi de natureza descritiva e analítica, pois buscou descrever e analisar o fenômeno estudado, a partir de uma abordagem qualitativa e utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturas. Os sujeitos da pesquisa foram 04 coordenadores de UBS e, em instância superior, o gestor da Atenção Básica do município, os quais foram ouvidos e expuseram as suas reflexões e posicionamentos. Depois de transcritos e submetidos à análise, os dados colhidos a partir das entrevistas foram categorizados e analisados à luz da discussão teórica dos principais estudiosos da temática e o material levantado foi ponderado por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Pode-se analisar que a gestão das UBS está pautada num modelo de gerência tradicional, com presença da racionalidade gerencial hegemônica, apesar de algumas ações apontarem na direção na subjetividade, utilizando-se de tecnologias leves, sugestivas de perspectivas de mudanças. Quanto aos desafios enfrentados na gestão da ABS foi possível identificar que estão relacionados ao subfinanciamento, gerador de sobrecarga ao ente municipal; à grande quantidade de demanda e falta de suporte da atenção secundária, sobretudo no tocante às consultas com especialistas; à gestão dos recursos humanos, relacionada à falta de profissionais com perfil para gerenciar e atuar no SUS, ainda utilizando tecnologias duras e voltados para o modelo hospitalocêntrico; ao incipiente controle social, marcado pela ausência de participação da população na implementação e fiscalização da Política de Saúde e por fim, a deficiente formação do próprio gestor, evidenciado no fato de assumirem o cargo por meio de indicação política e de a maioria não ter experiência prévia no setor saúde ou na gestão e não realizarem cursos para capacitação e aperfeiçoamento profissional. Apesar das dificuldades elencadas, os gestores fazem uma avaliação positiva da saúde municipal e apresentam perspectivas de enfrentamento aos problemas e atuação voltada para melhoria do acesso e da qualidade. Compreende-se, portanto, que as possibilidades de sucesso das estratégias organizativas do setor vinculam-se à capacidade de gestão que deve aprimorar competências técnicas e administrativas na prática profissional, articulando com os diversos atores sociais e compartilhando a gestão de forma democrática e participativa.
|
|