|
Descrição |
|
|
-
GÉRSON DO NASCIMENTO COSTA FERREIRA
-
Hibridação, Seleção e Dissimilaridade Genética entre Plantas Ornamentais
-
Orientador : ANGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES
-
Data: 18/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Planta ornamental é toda aquela cultivada por sua beleza e compreende, basicamente, as flores de vaso e de corte, espécies arbustivas e arbóreas. O faturamento total para todos os aspectos da floricultura é estimado em mais de 300 bilhões de dólares, entretanto, o mercado de ornamentais sempre carece de novidades, e novos produtos acrescentam competitividade ao setor e aumentam consideravelmente a margem de lucro. O presente estudo tem como objetivo a obtenção de híbridos de pimentas ornamentais do gênero Capsicum, híbridos de gerânios do gênero Pelargonium e de vincas (Catharanthus roseus); e ainda coleta e seleção de roseiras com potencial termotolerante (Rosa spp.). O germoplasma citado foi coletado nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão e os experimentos foram conduzidos em telados na cidade de Ibiapina, Serra da Ibiapaba, no Ceará e em Teresina, Piauí, no Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Piauí. Os genótipos coletados, genitores envolvidos em cruzamentos e descendentes F1 e F2 foram caracterizados com base em descritores qualitativos multicategóricos e quantitativos publicados pelo IPGRI e UPOV. Os dados dos descritores quantitativos foram submetidos à análise de variância univariada, seguida do agrupamento das médias (Scott-Knott, a 5% de probabilidade), e os dados dos descritores qualitativos multicategóricos foram ponderados a partir da moda observada. Também foram realizadas análises de agrupamentos UPGMA e pelo método de Tocher, análises dialélica, verificação de heterose e heterobeltiose e análises estatísticas descritivas. Pelas análises de dissimilaridade genética foi possível verificar pimentas ornamentais (BGC 199, 203, 258 e 260) e gerânios (F1: G8, 11 e 17) com caracteres similares ou superiores aos das plantas ornamentais disponíveis no mercado floricultor. Pelas hibridações foram obtidos gerânios (F2: 09x07, 11x10, 12x09,12x11, 13x11, 15x12 e 18x17), pimentas (F1 BCG: H3-220x258; H2-207x203; H7-98x257 e H8-199x207) e vincas (ORN-UFPI F1: H11 e H25 de V01xV02 e as F2: H13 de V01xV02 e H1 de V03xV04 ) que podem ser indicados para a comercialização ou por exibirem caracteres distintos para formatos, altura e cores podem avançar no programa de melhoramento genético, resultando em posterior proteção ou registro de novas cultivares. Para a seleção de roseiras, 35,5% dos genótipos caracterizados sob estresse térmico (01, 04, 05, 06, 10, 12, 16, 25, 29, 30, 40, 41, 42 e 43) exibiram potencial termotolerante e devem ser avaliados em estudos de termoestabilidade e de melhoramento visando resistência à altas temperaturas.
|
|
|
-
MARIA EDUARDA CABRAL DA SILVA
-
ABSORÇÃO E PARTICIONAMENTO DE NUTRIENTES NO CONSÓRCIO MILHO COM CAPIM-MARANDU EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO LESTE MARANHENSE
-
Data: 31/07/2023
-
Mostrar Resumo
-
Conhecer a dinâmica de nutrientes nas plantas é de grande importância para se estabelecer quando fornecer nutrientes as culturas, para atingir a máxima produtividade agrícola. No cultivo consorciado de milho com braquiária pode ocorrer competição por nutrientes, água, luz, espaço, diante disso, o objetivo desse trabalho foi determinar o acúmulo de nutrientes em plantas de milho e braquiária quando cultivados em consórcio e isoladamente. O trabalho foi conduzido em campo, na Fazenda Barbosa (Brejo, Maranhão), em delineamento em blocos casualizados, em parcelas subdividas, sendo as parcelas os cultivos e as subparcelas os tempos de coleta, com 4 repetições cada. Foram realizados dois ensaios: (i) o primeiro com o milho em consórcio e solteiro com 8 coletas no estádios V2, V6, V12, VT, R2, R3, R4, R5 com acúmulo de graus-dia de 432, 820, 1202, 1490, 1766, 2061, 2343, 2665, 2981 respectivamente, e no estágio R6 (2981 GD) foram coletados grãos de milho para avaliar o rendimento, em cada coleta de milho foi avaliado a altura de plantas, diâmetro do colmo, número de folhas, área foliar, índice de área foliar, juntamente com a matéria seca das partições (folha, colmo, estruturas reprodutivas – palha, espiga, sabugo, grãos) e da planta inteira, e posteriormente foram determinados o teor e acumulo dos nutrientes N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Fe, Zn, Mn, B; (ii) o segundo ensaio foi da braquiária conduzido em treze tempos de coletas, com base nos dias após a emergência: 11, 25, 37, 50, 64, 78, 92, 106, 124, 159, 192, 221, 278, com acúmulo de graus dia de 559, 807, 1031, 1277, 1541, 1789, 2067, 2329, 2672, 3273, 3859, 4402, 5500 GD respectivamente, para essa cultura foram avaliadas altura do dossel (cm), número de perfilhos, densidade populacional de perfilhos, folhas vivas por perfilho, área foliar (cm²) e índice de área foliar, foi determinada a matéria seca e o acumulo de matéria seca na planta inteira e nas partições (folha, colmo) e o teor e o acumulo de N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Fe, Zn, Mn, B. Observou-se lento acumulo em matéria seca e nutrientes no milho nos dois sistemas de cultivo até VT (pendoamento), posterior a esse estádio o acumulo dos nutrientes obedeceu a ordem decrescente em R5 para o milho consórcio: N>K>Mg>Ca>P>S e Fe>Zn>Mn>B>Cu, para o milho solteiro: N>K>Mg>P>Ca>S e Fe>Mn>Zn>B>Cu, o índice de colheita na matéria seca foi o mesmo para ambos os cultivos consórcio e solteiro, IC = 0,23, o maior IC foi encontrando no P milho consórcio = 0,51, milho solteiro = 0,43, o menor IC foi no Mn nos dois cultivos IC = 0,05; na braquiária os padrões de acúmulo foram os seguintes, braquiária consórcio: N>K>Mg>Ca>P=S e Fe>Mn>Zn>B>Cu e para a braquiária solteira: K>N>Mg>Ca>P>S e Fe>Mn>Zn>B>Cu.
|
|
|
-
DANIELE MUNIZ DOS REIS
-
Óleos essenciais de Alpinia zerumbet, Syzygium cumini e Aniba rosaeodora: toxicidade e efeitos nos componentes nutricionais de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)
-
Data: 17/07/2023
-
Mostrar Resumo
-
O uso de óleos essenciais nos últimos anos tem ganhado destaque no manejo de diversas pragas agrícolas, em especial no manejo do gênero Spodoptera. Há uma diversidade de plantas da flora brasileira que podem ser exploradas, e que possuem componentes químicos importantes para o controle da Spodoptera frugiperda. Objetivou-se avaliar a toxicidade, além dos efeitos nos componentes nutricionais dos óleos essenciais de Alpinia zerumbet, Syzygium cumini e Aniba rosaeodora sobre a S. frugiperda. A toxicidade dos óleos essenciais foi testada sobre lagartas de 3º ínstar. As doses letais e a razão de toxicidade foram calculadas para cada óleos. Para avaliar os parâmetros nutricionais de proteínas solúveis totais, lipídios, açúcar e glicogênio, as lagartas foram submetidas às DL20 dos respectivos óleos essenciais. Foram avaliadas a longevidade de adultos e os parâmetros biológicos a partir do tratamento com a DL20. Todos os óleos apresentaram toxicidade S. frugiperda, porém o A. zerumbet foi considerado mais tóxico, com a menor DL50 (14,08 mg/g). Não houve diferença na toxicidade dos óleos para DL90. Não houve redução na quantidade de proteínas em lagartas tratadas com as DL20 dos óleos essenciais. Para lipídio, apenas A. Zerumbet apresentou redução em comparação com o controle. Enquanto que para açúcar houve redução nas lagartas de S. frugiperda quando tratadas com A. rosaeodora e S. cumini. Todos os óleos provocaram redução na quantidade de glicogênio. Logo, para os parâmetros biológicos, os óleos essenciais S. cumini e A. rosaeodora afetaram de forma significativa a sobrevivência e reduziram a longevidade adultos, porém para o período larval e pupal não houve diferença com relação ao controle. Os óleos essenciais A. zerumbet, S.cumini e A. rosaeodora são tóxicos para S. frugiperda e afetam a sobrevivência de adultos além de reduzir os aspectos nutricionais. Portanto os óleos testados possuem toxicidade e afetam a produção de açúcar, lipídio e glicogênio em lagartas de S. frugiperda, entretanto a produção de proteína não foi afetada.
|
|
|
-
TÁLYTA CARINE DA SILVA SARAIVA
-
ESTABILIDADE TEMPORAL DAS PROPRIEDADES BIOLÓGICAS DO SOLO APÓS APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME COMPOSTADO
-
Orientador : ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
-
Data: 07/07/2023
-
Mostrar Resumo
-
A aplicação de lodo de curtume compostado (LCC) levanta preocupações sobre seus efeitos nas propriedades biológicas do solo a longo prazo, especialmente em relação à contaminação por cromo (Cr). Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar o efeito das aplicações sucessivas de LCC na biomassa e atividade microbiana do solo, bem como a estabilidade temporal das propriedades biológicas do solo, correlacionando a atividade e biomassa microbiana do solo com os atributos químicos, especialmente os teores de Cr. Foram coletadas amostras de solo na profundidade de 0- 10 cm em locais com diferentes taxas de aplicação do LCC (2,5 Mg ha-1 - menor e 20 Mg ha-1 - maior), juntamente com um grupo controle sem aplicação (0 Mg ha-1). Foram avaliadas as atividades do Carbono da Biomassa Microbiana (CBM) e Nitrogênio da Biomassa Microbiana (NBM), respiração do solo (RS), umidade e temperatura do solo, além das enzimas desidrogenase e urease nos dias 0, 30, 60, 90 e 150 após aplicação do LCC. Os resultados mostraram que as propriedades biológicas do solo variaram de acordo com os tratamentos e o período de coleta, e que as variações no microclima do solo, como umidade, temperatura, pH e contaminação por Cr, tiveram um impacto significativo nessas propriedades. A análise da curva de resposta principal (PRC) revelou que o tratamento com a dose mais alta de composto apresentou uma variação maior nas propriedades microbianas do solo. Os parâmetros mais responsivos foram a desidrogenase, urease e CBM. No entanto, a estabilidade temporal das propriedades biológicas do solo foi maior na taxa mais baixa de aplicação do composto. Esses resultados indicam que a aplicação sucessiva do LCC pode afetar a biomassa e a atividade microbiana do solo, sendo que a estabilidade temporal dessas propriedades é influenciada pela taxa de aplicação do LCC, sendo a menor taxa a que proporcionou maior estabilidade.
|
|
|
-
TAYANNE PAULA DA SILVA SANTOS
-
Atributos de qualidade do solo em diferentes agroecossistemas no município de José de Freitas-PI
-
Orientador : RICARDO SILVA DE SOUSA
-
Data: 30/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
Ações antrópicas inadequadas no manejo do solo provocam efeitos negativos na qualidade do solo, afetando o crescimento sustentável da produtividade agrícola. Objetivou-se com o trabalho avaliar os atributos, físicos, químicos e microbiológicos, de qualidade do solo sob diferentes agroecossistemas no Município de José de Freitas-PI. O estudo foi conduzido na área experimental do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Avançado de José de Freitas. Os agroecossistemas avaliados foram AGRO, CONV, SAF e uma área de MATA. Foram realizadas coletas de solo em dois períodos do ano (seco e chuvoso), bem como em duas profundidades (0,0-0,1 m e 0,1-0,2 m). Adotou-se esquema de parcela subdividida no tempo e o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foi observado diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre os fatores para os seguintes atributos do solo: PT e MIC (0,10 – 0, 20 m), pH, CE, COT, EstC, P, K, Mg, N, CBM, qMic, qCO2 e RS (0,0 – 0,10 e 0,10 – 0,20 m). Não foi observada interação significativa entre os fatores para os atributos MAC, DS (0,0 – 0,10 m e 0,10 – 0,20 m), PT, MIC (0,0 – 0,10 m), P, Na (0,0 – 0,10 m), Na, H+Al (0,10 – 0,20 m). Os menores teores de médias P, pH, Na, RS, CBM, qCO2, qMIC, DS, MIC e médias estatística elevadas para os atributos PT foram observados na MATA. O agroecossistema CONV apresentou médias estatística elevadas para as variáveis pH, P, N, H+Al, Mg, DS e menores médias para os atributos CO2, CBM e qCO2. As maiores médias no agroecossistema AGR foram observadas para os atributos K, N e CBM e a menor média para o atributo qMIC. O agroecossistema SAF apresentou médias altas para os atributos Na, EstC e MAC e menor média para o atributo qCO2. Os resultados mostraram que os agroecossistemas AGRO, SAF e a mata interferem na qualidade do solo. Entretanto, a melhoria em termos de qualidade do solo e consequente estoque de carbono orgânico ocorrem de formas distintas no perfil do solo em sistemas conservacionistas de manejo. Portanto, é importante considerar a variedade de práticas agrícolas e a interação de diferentes fatores para entender como os agroecossistemas podem afetar a qualidade dosolo.
|
|
|
-
ANTONIO VIEIRA GOMES NETO
-
ATIVIDADE ACARICIDA, EFEITOS SUBLETAIS DE ÓLEOS ESSENCIAIS E PRODUTOS SINTÉTICOS SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA Oligonychus punicae Hirst (Acari: Tetranychidae)
-
Orientador : PAULO ROBERTO RAMALHO SILVA
-
Data: 29/05/2023
-
Mostrar Resumo
-
Medidas para o manejo e o controle de Oligonychus punicae (Hirst) (Acari: Tetranychidae), principalmente com o uso de produtos com ação acaricida, vem ganhando força. Porém, ainda são poucos os relatos dos efeitos letais e subletais de produtos naturais e sintéticos sobre O. punicae. Diante disso, objetivou-se com esse trabalho avaliar os efeitos da toxicidade, repelência, efeito ovicida dos óleos essencias e acaricidas sintéticos sobre O.punicae além de avaliar os efeitos subletais dos óleo essenciais sobre a história de vida de sobreviventes de O. punicae e a geração posterior. A toxicidade dos óleos essenciais foi testada sobre fêmeas adultas de O. punicae. As concentrações letais e razão de toxicidade foram calculadas para cada óleo e produto. O efeito repelente foi verificado através de teste com chance de escolha, na qual foram utilizados discos foliares tratados com os óleos essenciais com as CL20 e CL30 e discos foliares não tratados. Calculou-se o índice de repelência, a porcentagem de repelência dos produtos e o índice de preferência para oviposiçao. O efeito ovicida foi determinado a partir da aplicação das CL50 e CL90 dos óleos essenciais e produtos sintéticos. Para avaliar os efeitos dos produtos naturais na história de vida, utilizou-se a concentração subletal CL20 de produto à base de nim e dos óleos essenciais. Nas fêmeas sobreviventes avaliou-se o número de fêmeas sobreviventes e ovos depositados. Foram calculadas a sobrevivência média, fecundidade específica e os parâmetros de tabela de vida a partir do tratamento com a CL20. No tratamento com os óleos essenciais, os mesmos parâmetros também foram avaliados para a segunda geração. A sobrevivência e longevidade das fêmeas de O. punicae não foram afetadas pelos produtos à base de nim, entretanto a fecundidade foi afetada em determinados períodos. Na tabela de vida e fertilidade, a taxa líquida de reprodução (Ro), a taxa intrínseca de crescimento (rm) e a razão finita de aumento (ʎ) foram significativamente reduzidas pela CL20, quando comparados com a testemunha. Os óleos essenciais testados apresentaram diferentes toxicidades (nas CL30 e CL50) sobre fêmeas de O. punicae e ocasionaram uma redução significativa da viabilidade de ovos de O. punicae em relação testemunha, nas CL50 e CL90. Todos os produtos testados foram classificados como repelentes e neutros para fêmeas adultas de O. punicae e causaram deterrência na oviposição. Não foram observadas diferenças na sobrevivência/longevidade das fêmeas adultas tratadas com óleos essenciais. Os parâmetros de tabela de vida foram afetados significativamente nas duas gerações após aplicação da CL20 dos óleos essenciais. Entretanto os parâmetros biológicos da segunda geração não foram afetados. As concentrações letais dos óleos essenciais de I. verum, C. flexuosus, E. caryophyllus apresentaram diferentes toxicidade sobre fêmea de acordo com razão de toxicidade, também apresentou efeito repelente e ovicida. As concentrações subletais os óleos e azadirachta, ainda que não tenham afetado a sobrevivência, ocasionaram redução da fecundidade e afetaram parâmetros populacionais na geração seguinte. Sendo assim os efeitos subletais dos óleos essenciais são perpetuados por gerações.
|
|
|
-
MARCOS RENAN LIMA LEITE
-
ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA E DIVERSIDADE DA COMUNIDADE BACTERIANA DA RIZOSFERA DE CANADE-AÇÚCAR APÓS APLICAÇÃO DE SILÍCIO
-
Orientador : FRANCISCO DE ALCANTARA NETO
-
Data: 27/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
A fertilização com silício (Si) no cultivo da cana-de-açúcar, tem promovido inúmeros benefícios que resultam em maiores rendimentos de colmo e açúcar. A interação desse elemento com os microrganismos do solo pode aumentar potencialmente a disponibilidade de nutrientes, a fixação biológica de N, e uma maior tolerância a estresses bióticos e abióticos, o que possibilita executar uma agricultura mais sustentável. O uso de fontes exógenas de Si tem-se mostrado uma alternativa eficaz, no fornecimento do elemento. Este estudo propôs uma investigação mais aprofundada do efeito da fertilização com Si sobre a comunidade bacteriana da rizosfera de diferentes genótipos de cana-de-açúcar durante mais de um ciclo de cultivo. O estudo também visou averiguar o efeito de fontes distintas de Si exógeno sobre a comunidade bacteriana da rizosfera durante o crescimento inicial da cana-de-açúcar. Assim, dois ensaios foram realizados, sendo um em condições de campo e o outro em casa de vegetação. No ensaio de campo foi avaliado o efeito da adubação com Si sobre as comunidades microbianas na rizosfera de três genótipos de cana-de-açúcar durante dois ciclos: planta e soca. Já no ensaio em casa de vegetação avaliou-se o emprego de duas fontes exógenas de Si (silicato de sódio e silicato de potássio) e seus efeitos sobre sobre a estrutura das comunidades microbianas associadas a rizosfera durante o crescimento inicial da cultura. Ambos ensaios utilizaram o sequenciamento do gene 16S rRNA. No primeiro ensaio, verificamos diferentes padrões na abundância de filos entre a rizosfera da cana planta e com a soca. A fertilização com Si e os genótipos de cana-de-açúcar influenciam a diversidade e composição da comunidade bacteriana na rizosfera, enriquecendo-a com alguns grupos bacterianos, como fixadores de N e promotores de crescimento. No segundo ensaio verificamos que a estrutura da comunidade bacteriana variou entre as fontes exógenas de Si. No entanto, não houve uma separação evidente das comunidades entre o tratamento com aplicação de silicato de potássio e ausência de fertilização silicatada. A aplicação de Si exógeno promoveu alterações no perfil de exsudação radicular, recrutando grupos específicos de bactérias que desempenham importantes funções na rizosfera da cana-de-açúcar durante fase inicial de desenvolvimento.
|
|
|
-
MARINEIDE RODRIGUES DO AMORIM
-
BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE PLANTAS EM NÓDULOS DE FEIJÃO CAUPI DAS MESORREGIÕES PERNAMBUCANAS.
-
Orientador : ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
-
Data: 27/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
O feijão-caupi (Vigna unguiculata L Walp.) é uma leguminosa que tem a capacidade de se associar com uma grande diversidade de bactérias rizobianas e não rizobianas. Essas bactérias habitam as raízes formando estruturas denominadas nódulos, onde são responsáveis pela fixação biológica de nitrogênio e consequente promoção do crescimento vegetal. Objetivou-se realizar a avaliação metagenômica e a caracterização polifásica de isolados rizobianos nativos noduladores do Vigna unguiculata L. em três regiões edafoclimáticas de Pernambuco. O genótipo de feijão-caupi “IPA 206” foi utilizado como planta isca para captura dos isolados, em amostras de solos coletadas de localidades de três regiões distintas de Pernambuco, Brasil: Zona da Mata, Agreste e Sertão. Para análise de metagenômica dez nódulos intactos, ativos e não danificados, por planta, de seis localidades foram selecionados aleatoriamente para extração de DNA. Em seguida as amostras de DNA foram submetidas ao sequenciamento de terceira geração. Para a caracterização polifásica foram obtidas e identificadas 173 bactérias de nove localidades, das quais 111 após coloração de Gram foram identificadas como bastonetes e submetidas a caracterização morfológica, fisiológica e bioquímica e 42 ao processo de sequenciamento genético. Na análise metagenômica, observou-se uma maior variedade de comunidades bacterianas no solo em relação aos nódulos onde neste houve uma predominância de Proteobactérias, que representaram 99,8% das sequências totais. Uma pequena proporção das sequências foi associada a Actinobacteria, Acidobacteria, Firmicutes entre outros. Os resultados das análises polifásicas evidenciam a diversidade morfológica, fisiológica e bioquímica entre as bactérias noduladoras do feijão-caupi entre as regiões avaliadas. Os resultados demonstram que há uma menor riqueza e diversidade bacteriana dentro dos nódulos quando comparados com solos a granel e que as análises filogenéticas foram eficientes na diferenciação dos isolados noduladores de feijão-caupi encontrados em solos das três mesorregiões Pernambucanas.
|
|
|
-
LEYDIANE MATEUS BASTOS
-
RESPOSTA DA COMUNIDADE BACTERIANA NA RIZOSFERA DE MILHO À APLICACAO DE NITROGENIO
-
Orientador : ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
-
Data: 26/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
O nitrogênio (N) é um nutriente importante para as plantas e influencia o crescimento das raízes. Assim, a fertilização com N afeta o desenvolvimento da planta e, consequentemente, pode moldar a comunidade microbiana rizosférica. Este estudo levantou a hipótese de que micróbios rizosféricos, principalmente ligados à ciclagem de N, poderiam ser influenciados pela fertilização de N. Portanto, o milho foi cultivado em tratamentos não fertilizados e N-fertilizados e a comunidade microbiana rizosférica foi avaliada por sequenciamento de 16S rRNA. A comunidade microbiana rizosférica do milho cultivado sem N apresentou maior riqueza microbiana, comunidade microbiana distinta e predominância de Actinobacteria em comparação ao milho fertilizado com N. Bacillus aumentou na rizosfera do milho fertilizado com N, enquanto Sphingomonas, Bradyrhizobium e Rhizobium aumentaram na rizosfera não fertilizada. As bactérias generalistas superaram as especialistas na rizosfera do milho fertilizado com N. Os resultados deste estudo confirmam que o N é um fator importante que influencia a comunidade microbiana rizosférica do milho.
|
|
|
-
WALLACE DE SOUSA LEITE
-
SILÍCIO COMO MITIGADOR DO DÉFICIT HÍDRICO EM CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI
-
Orientador : FRANCISCO DE ALCANTARA NETO
-
Data: 23/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
O déficit hídrico afeta negativamente o crescimento e rendimento de diversas culturas agrícolas de interesse social e econômico. Neste contexto, o Silício (Si) surge como uma alternativaestratégica de manejo visando aumentar a tolerância das plantas ao déficit hídrico, podendo atuar na modulação do ajustamento osmótico, induzindo o aumento de atividade da defesa antioxidante e regulando as trocas gasosas, potencializando o aumento da taxa fotossíntetica. No entanto, estudos que englobem os efeitos danosos da limitação hídrica associada a elementos minerais benéficos no feijão-caupi ainda são incipientes. Assim, este estudo teve como objetivo investigar o envolvimento do silício como mitigador dos efeitos do déficit hídrico no crescimento e rendimento de grãos em cultivares de feijão-caupi, através da resposta dos mecanismos osmorreguladores, na defesa antioxidante (enzimática e não enzimática) e na atividade fotossintética modulada pela aplicação de Si via fertirrigação. Foram conduzidos dois experimentos, sendo o primeiro realizado em vasos sob condições semicrotroladas em uma estufa agrícola e o segundo em condições de campo. O experimento I, foi instalado no delineamento experimental de blocos ao acaso com três repetições em esquema fatorial 2 x 2 x 4, correspondendo a duas cultivares de feijão-caupi (BRS Novaera e BRS Tumucumaque), dois regimes hídricos (controle – sem restrição hídrica; déficit hídrico – com restrição hídrica) e quatro concentrações de Si (0; 1,0; 2,0 e 4,0 mmol L-1). No experimento II, utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições em esquema de parcelas subsubdivididas 2 x 2 x 2, correspondendo a dois regimes hídricos (controle – bem irrigado; déficit hídrico – com restrição hídrica), duas concentrações de Si (0 e 2,0 mmol L-1) e duas cultivares de feijão-caupi (BRS Novaera e BRS Tumucumaque). Foram avaliados parâmetros de crescimento, fisiológico e bioquímicos e, em condições de campo, foi também quantificado o rendimento de grãos. O déficit hídrico reduziu significativamente o metabolismo fisiológico, bioquímico e consequentemente, os parâmetros de crescimento e rendimento de grãos das plantas de feijão caupi em relação ao tratamento controle. Contudo, a aplicação de Si sob déficit hídrico, particularmente na cultivar BRS Novaera, aumentou significativamente o acúmulo de Si na folha e raiz, o potencial osmótico, a prolina na folha e na raiz, aminoácidos na folha e na raiz, teor de proteína, SOD, CAT, APX, a fotossíntese líquida, a taxa de transpiração, a condutância estomática, o número de trifólios, a área foliar, a massa fresca da parte aérea, a massa seca da parte aérea, a tolerância relativa ao estresse, número de vagens por planta, número de grãos e o rendimento de grãos por planta. Assim conclui-se que o Si apresentou efeitos benéficos sobre as diversas características estudadas, mitigando os efeitos do déficit hidrico em plantas de feijão caupi. O Si promove a redução dos efeitos deletérios do déficit hídrico, atuando ativamente na regulação dos mecanismos de defesa antioxidante e das trocas gasosas, atenuando a redução do potencial osmótico foliar. A cultivar BRS Novaera que é altamente sensível ao déficit hídrico, responde favoravelmente à aplicação do Si aumentando a sua tolerância ao déficit hídrico.
|
|